COLUNA DA MARI: O nosso sofrimento vem das percepções erradas e dos mal entendidos

Em tempos de internet, é muito fácil a gente se perder lendo notícias aqui, revistas ali, redes sociais acolá e esquecer que os livros ainda são nossos melhores companheiros – sobretudo para mim, que trabalho bastante com aquilo que está acontecendo no mundo aqui e agora. Já tive muito mais tempo de ler livros, mas nunca perdi o hábito de ter sempre um exemplar na minha mesinha de cabeceira.

São os livros que nos levam para longe, que dão asas à nossa imaginação, que trazem os melhores ensinamentos. Não é a toa que estou construindo, tijolinho a tijolinho, passinho por passinho, uma carreira literária com o objetivo de poder transmitir a mesma diversão, entretenimento e sabedoria que tantos outros autores me passaram até hoje.

bento1ELA VAI LANÇAR O QUARTO LIVRO EM 2018

586crazy-woman-calls-her-ex-boyfriend-65000-times-1050998-flash-1050998-flash4SÓ ESTÁ FALTANDO SENTAR E ESCREVER

Tive contato recentemente com os livros de um dos mestres do zen budismo mais conhecidos e respeitados do mundo, Thich Nhat Hahn. Ele é autor da Coleção Mindfull Essentials, composta por três livros de bolso: “A arte de sentar”, “A arte de comer” e “A arte de amar”. Os três best sellers orientam a prática da meditação, que simboliza o estado mental de atenção plena em si e no presente como forma de alcançar paz e felicidade.

De acordo com Thich Nhat Hanh, a arte de viver consciente cada momento, em vez de se apegar ao passado ou ao futuro, é a chave para desenvolver a paz em si e no mundo. “A paz é possível. A felicidade é possível. E essas práticas são simples o suficiente para todos seguirem”, diz. As obras fazem parte do conjunto de 85 títulos publicados internacionalmente pelo escritor, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos.

Olha!

ARTE SENTARA ARTE DE SENTAR
Neste primeiro livro, ele compartilha um guia detalhado de exercícios de respiração e mentalizações, assim como insights e histórias pessoais. Com textos curtos, Nhat Hanh cria o livro de bolso ideal para os iniciantes na prática da meditação sentada e para aqueles que estão mais avançados na caminhada espiritual.

ARTE COMERA ARTE DE COMER
Em “A arte de comer”, segundo livro da coleção, o autor busca inspirar o leitor a um relacionamento alegre e sustentável com todos os aspectos da alimentação – desde o plantio à limpeza depois de uma refeição
. Muito interessante!

ARTE AMARA ARTE DE AMAR
O terceiro livro reflete sobre a dádiva do amor, da intimidade física, das crianças e da família, das paixões e muito mais. As meditações curtas contidas neste volume podem ser feitas sozinho ou acompanhado e procuram expandir a própria capacidade de amar. Com clareza, compaixão e humor, Nhat Hanh demonstra que apenas quando o indivíduo ama a si mesmo, ele será capaz de amar o outro – e ainda: quando se está próximo daquele a quem se ama, mais se está conectado ao universo.

woman-yelling-istock-de23FALA MAIS SOBRE O MONGE BUDISTA, MARIANA!

Thich Nhat Hanh é um dos mestres do zen budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges aos 16 anos. Por ocasião da Guerra do Vietnã, os mosteiros se defrontaram com a questão de aderir ou não, exclusivamente, à vida contemplativa e continuar a meditar nos mosteiros, ou ajudar a população que sofria sob bombardeios e outras devastações da guerra.

+MARI KALIL: Por que medito e por que cientistas recomendam a meditação contra o estresse

Nhat Hanh foi um dos que optaram por fazer as duas coisas, ajudando a fundar o movimento do budismo engajado. Desde então, tem dedicado sua vida ao trabalho de transformação interior para o benefício dos indivíduos e da sociedade.

thich-nhat-hanh-arrives-by-kelvin-cheukELE É O CARA

Há um trecho de uma das palestras dele que eu gosto muito e reproduzi em meu livro de memórias. Compartilho com vocês:

“O nosso sofrimento vem das nossas percepções erradas, da ignorância e dos mal entendidos. É por isso que a prática da meditação, de olhar intimamente para dentro de si, tem o propósito de remover as percepções erradas de nós. Se eu for capaz de remover essas percepções erradas, serei capaz de ser livre de todo o sofrimento e de todas as aflições que sempre se originam de percepções erradas. Se você tem uma percepção errada a seu respeito e a respeito do outro, e o outro tem uma percepção errada a seu respeito e a respeito dele, esta é a causa do medo, da violência e do ódio. É por isso que tentar remover as percepções erradas é a única maneira de se obter a paz”.

Aproveitem o fim de semana para refletir sobre isso. O entendimento tem o poder de transformar nossa vida e nossas relações.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

6 Comentários
  1. Beleza, Mariana; leio todosos teus escritos, e gostei particularmente deste. Tô com a saudades – que tal uma ida aos Destemperados? Eles vão adorar.
    Abração, e comtinúa assim – Claudio Barreto Viana

  2. MUito bom ! Aproveito para te parabenizar por tuas colunas que aprecio muito. Leio todo o ano, mesmo durante meus 6 meses fora de POA. Felicidades e abraço Berenice

  3. Fantástico! Saindo para comprar esses livros agora… e mudar algumas percepções dentro de mim!
    Mariana, senta logo e começa a escrever o quarto livro por favor!!!
    Beijos querida.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Selfie! 🐶📸♥️ #bento #xerife #comendador #matusa
  • VAMOS?! ♥️ Repost @rsmoda_ O olhar atento da jornalista Mariana Kalil será destaque no RS Moda 2018. Mariana já trabalhou como repórter e editora nas redações das revistas Época, IstoÉ Gente e Donna, nos jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. Foi correspondente da Vogue no Rio de Janeiro e da BBC na Espanha. Muita experiência para compartilhar com você. Inscreva-se gratuitamente no link da bio.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#RSModa #RSModa2018 #Sivergs #CentroDeEventosFiergs #Handmade #Moda #Fashion #RioGrandeDoSul #FeitoNoRS #MadeInRS #Business #FashionBusiness #ModaPlus #NegocioDeModa #Palestra #MarianaKalil #Jornalista #Conteudo
  • Quentinha #adorocapuz #coresdeoutono🍁🍂🍃
  • Sobre a lei do retorno 🙌🏻
  • De tudo que passou pela minha cabeça ao assistir o casamento real de Meghan Markle e príncipe Harry, a principal foi a certeza do orgulho que essa mãe, onde quer que esteja, deve estar sentindo. Merece, Diana. A monarquia britânica só ainda vive e com toda popularidade graças aos teus filhos e às belas escolhas que fazem. Fruto da tua educação, dos teus valores e do teu inspirador e humilde  legado ♥️
  • Bem-vinda ao time, Meghan Markle ♥️🙌🏻🙏🏻