As peças essenciais e atemporais que deveríamos ter no guarda-roupa

Aproveitei momentos do feriado para fazer o que havia prometido para mim: limpeza de closet. Foi uma experiência única que recomendo a todas no próximo feriado ou fim de semana. Sou adepta dessas limpezas. De tempos em tempos, realizo essa troca de energia. Desta vez, porém – e pela primeira vez -, estava um pouco perdida sobre o que tirar do armário. Foi por isso que esperei para assistir à palestra da Roberta Weber no Donna Talks, como relatei no post NÃO EXISTE LIBERDADE MAIOR DO QUE (RE)DESCOBRIR NOSSO ESTILO. Então, consegui entender meu estilo hoje aos 42 anos – e daí foi apenas correr para o abraço das peças que não tinham mais nada a ver comigo e liberá-las para outras pessoas aproveitarem.

Da palestra da Roberta, aproveitei para anotar dicas genéricas que servem para o guarda-roupa de todas as mulheres – e é sobre isso que quero falar neste post. Momento Utilidade Pública, sabe assim? Preparadas para saber, segundo a Roberta, quais são as peças-chave/básicas/essenciais que todas nós deveríamos ter? Então vamos lá!

Leather-Moto-Jackets-2014-For-Women-2JAQUETA DE COURO PRETA…

7111b0a3dbd560b8fcf87e47769ce1a5E/OU BLAZER PRETO
Eu tenho os dois. Amo os dois. Não viveria sem os dois. Minha jaqueta de couro preta da Animale já tem quatro anos e é amiga de todas as horas. Faz o estilo biker, sabe? Já blazer preto tenho dois. Um mais comprido com forro laranja e outro mais curtinho, ambos da Bob Store. Dúvida do que usar para um jantarzinho à noite, um almoço, ida para o trabalho, viagem a trabalho ou a passeio? Os dois são super parceiros. Recomendo!

trench-beigeTRENCH-COAT BEGE…

McGregor-women-parka-minnesota-beigeE/OU PARKA BEGE
Também tenho os dois. Aliás, percebi que posso não ter quase nada de peças fashionistas, mas de peças básicas e essenciais tenho praticamente tudo – o que vai de encontro ao fato de que, sim, meu estilo não poderia ser outro que não o apontado pela Roberta: esportiva/básica. Também são amigos de todas as horas e por coincidência os dois são bege; o trench-coat tem um tom mais puxando para o caramelo; o parka, mais puxando pro ouro velho. Uso direto!

Jeans-LCALÇA JEANS QUE VISTA BEM
Olha, como começar a falar sobre isso… Se há uma coisa que tenho de sobra é jeans. Por que: porque é a única peça do meu closet que não dou, não troco, não vendo. Tenho uma relação de amizade com minhas calças jeans, cada uma delas me serviu de forma diferente em diferentes fases da vida e não consigo agradecer cada momento e passá-las adiante. Fora que elas servem de balança pra mim. Como não subo em balança, tenho as amigas jeans que me ajudam a ver quando engordo e emagreço.

New-Winter-Autumn-Fashion-Formal-Womens-Wide-Leg-Black-Trousers-Fall-Female-Elegant-High-WaistedCALÇA PRETA QUE VISTA BEM
Tenho uma jeans que já me serviu melhor, mas confio que voltará a fazer seu papel (e por isso a mantive) e uma calça de couro preta que veste muito bem. Tenho também uma estilo bomber e outra de alfaiataria. Calça preta, amigas, é investimento sem arrependimento. Dúvida do que vestir em qualquer ocasião? Vou lá e pego a minha bomber ou de couro, mais uma malha e a jaqueta de couro ou o blazer. Está elucidado o quebra-cabeça.

Classic-Cute-Little-Black-DressVESTIDINHO PRETO BÁSICO
Também fazem parte do meu closet. Tenho dois de renda. Um de alcinha pra usar no verão com tênis (pra ficar esportivo); outro de manga comprida pra usar na meia estação com botinha baixa.

vestidos-estampados-azuis-kateVESTIDO ESTAMPADO
Já tive a época dos vestidinhos estampados, mas tirei vários do closet durante a limpeza e deixei apenas três: um verde com bolas brancas; um todo floreadinho que faz o estilo boho se usado com botinha de franjas baixinha; outro bege de manga comprida com umas estampas de pássaros e coisas assim. Mas são as peças que menos uso.

camisa-brancaCAMISA BRANCA
Fundamental! Tenho duas de alfaiataria, uma da Bob Store e outra da Cris Barros. Uma mais justinha; outra mais larguinha. Também tenho duas batinhas brancas que não dou nem empresto e que quebram meu galho sempre. Uma delas, aliás, usei em duas ocasiões nos lançamentos dos meus livros sem me dar conta!!

blusinha-cashmere-e-trench-burgundySUÉTER DE MALHA EM TOM NEUTRO OU CASHMERE
Amigos inseparáveis de inverno. Raras vezes compro um suéter estampado. Prefiro sempre os tons neutros e terrosos. Ganhei um cashmere da mãe em tom camelo da loja Magma, de Punta, que é um achado. Tenho outro verde clarinho e outro baunilha. Recomendo!!

estilo-classico-cores-neutrasCAMISETA DE ALGODÃO EM TOM NEUTRO
Adoro! Calça jeans + camisetinha + sapatinho baixo + bolsa bacana e vambora! É bom porque elas funcionam também por baixo dos suéter e do cashmere – de manga curta ou comprida. Gosto muito da malha das camisetinhas da GAP do Barra Shopping Sul.

9750BLUSA LISTRADA DE MANGA LONGA
Tinha uma única apenas e comprei depois de ler o livro “A Parisiense”, de Ines de la Fressange e depois de entrevistar a Danuza Leão, que vestia uma igual à recomendada pela Ines. Comprei a minha na Zara, mas tudo o que compro na Zara não dura muito (posso ter azar, mas minhas experiências não são das melhores), acabei passando adiante. Estou precisando de outra. Detalhe importante: quanto mais fininhas forem as listras, menos volume vai fazer no nosso corpo. Outro detalhe importante: prefira fundo azul e listras brancas do que o contrário. Ajuda ainda mais a afinar a silhueta.

scarpin-pretoSAPATO PRETO DE SALTO
Quem nunca? No meu sapateiro, tenho um com salto boneca da Maria Bonita Extra e outro scarpin com salto mais baixinho e fininho, tipo Kitten Heel, da Território do Sapato. Amigos de todas as horas.

Free-Shipping-Women-Fashion-font-b-Oxford-b-font-font-b-Shoes-b-font-Casual-FlatsSAPATO NEUTRO SEM SALTO
Aqui fico devendo um pouco, já que tenho muito mais All Star do que sapato. Tinha sapatilhas mas enjoei bastante. Estou pensando em ir atrás de algum mocassim ou mesmo esses Oxford, que, segundo minha adorada irmã, é o novo vício dela, pois são baixinhos, não são sapatilhas, são estilosos e tem um leeeve saltinho quadrado.

Nessa época de crise, o negócio é comprar certo, vai dizer? Então, no próximo feriado ou fim de semana, sugiro uma espiada demorada no closet para ver o que realmente importa e o que está ali há mais de um ano intocado. E sair em busca, então, para as peças básicas que são também aquelas que costumo chamar de peças-investimento.

papa-leguas1PARTIU?

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades