A arte de envelhecer

Somos obrigados a escolher cedo demais o que queremos ser quando crescer – e lamento profundamente por quem depara com essa tomada de decisão sem certeza de nada. Felizmente, não foi meu caso. Se não tivesse tanta certeza desde criança de que queria ser jornalista, talvez tivesse optado pela medicina, a mais nobre das profissões. O problema seria passar no vestibular.

worried_729-420x0NUNCA GOSTEI DE ESTUDAR

bento1TEM COISAS QUE TU NÃO DEVERIA CONTAR

olivia10PEGA MAL

Se tivesse sido médica, teria optado pela geriatria, pois conviver com a terceira idade é algo que sempre adorei. Fui daquelas adolescentes que tomava chá da tarde com as tias avós para ouvir histórias e ensinamentos de vida. Conseqüentemente, me interesso bastante sobre assuntos relacionados ao envelhecimento – e uma de minhas últimas leituras foi “A Bela Velhice”.

Capa saída.cdrOI, BONITÃO!

A antropóloga Mirian Goldenberg começa seu livro mostrando que a harmonia, a alegria e o bem-estar podem estar presentes com muita intensidade no processo de envelhecimento. Casar, ter filhos e conquistar sucesso na carreira deixam de ter tanta importância. Ser jovem e bonito também. Começa a acontecer um sentimento de dar novo significado para a existência.

woman-yelling-istock-de23QUE SENTIMENTO, MARIANA?

Dentre os depoimentos de 1.700 pesquisados por Mônica para a elaboração do livro, foi possível estabelecer os principais caminhos para uma bela velhice: ter um projeto de vida, encontrar coisas que se goste de fazer, aprender a dizer “não”, dar muita risada, enfrentar o medo. Outro ponto importante: liberdade.

Frustrated_Woman_Medium1-202x300EXPLICA MELHOR, MARIANA!

Liberdade é a palavra central para todos os pesquisados, assim como a importância de cultivar a amizade, pois o papel das amigas é fundamental. As mulheres ouvidas por Mônica disseram que, com as amigas, elas têm a família escolhida, não a obrigatória. Há mais reciprocidade nessas relações. Uma das principais questões do livro é a diferença do envelhecimento masculino e feminino.

olivia10NÓS ENVELHECEMOS MELHOR DO QUE ELES

bento1EU TENHO 13 E ESTOU MELHOR DO QUE A OLIVIA

olivia10BENTO NÃO SE ENXERGA

Em todas as faixas etárias, homens e mulheres acreditam que o envelhecimento masculino é melhor. Talvez porque o homem não seja tão cobrado pela aparência e comportamentos. Somente um grupo discordou dessa informação: as mulheres de mais de 60 anos.

woman-questionO QUE ELAS DIZEM, MARIANA?

Elas sempre acreditaram que os cabelos brancos do homem eram um charme, bem como as rugas eram um sinal de maturidade. Mas quando chegam aos 60 anos, veem que não, que elas envelheceram melhor. São mais ativas em termos de saúde e de aparência física: se cuidam muito mais, vão com maior frequência ao médico, assim como cuidam da pele, pintam o cabelo, comem melhor, se exercitam mais, e então sentem mais livres – e é esta liberdade que desperta uma velhice bela.

Actress-Jane-FondaJANE FONDA QUE O DIGA

Participei no ano passado de uma entrevista com Jane Fonda em que a atriz de 77 anos falou justamente sobre o processo de envelhecimento. Guardei muitos ensinamentos e compartilho cinco ótimas dicas de Jane.

1) “Quando você é jovem, não imagina que vai envelhecer. Uma das razões que me fizeram escrever Jane Fonda – O Melhor Momento foi para tentar mostrar que envelhecer não tem nada de assustador. A terceira idade nos faz viver com mais qualidade e menos estresse, e o papel de quem chegou lá, como eu, é mostrar que grande e boa época da vida é esta.”

2) “Você precisa ter senso de humor e não se levar muito a sério para conseguir envelhecer bem.”

3) Não tenho medo de envelhecer. Mas tenho medo de chegar ao fim da minha vida com lamentações. Não devemos deixar nada para depois, nada que faça com que a gente se despeça da vida com arrependimentos.”

4) ” Especialistas concordam comigo: o mais importante é manter-se fisicamente ativa. Não posso mais correr, pois tenho uma prótese no joelho e outra no quadril. Mas não é isso que vai me tornar uma pessoa sedentária. Temos que buscar outras atividades, porque a atividade física ajuda o cérebro a não encolher.”

5) O que você come também é muito importante. À medida que você envelhece, tudo o que você põe na boca tem que ser muito mais bem pensado e com um bom valor nutritivo. Você não tem mais a mesma capacidade de queimar calorias como antes. Por isso a importância de estar atento à alimentação. A qualidade daquilo que você coloca na boca torna-se muito mais importante ao envelhecer”.

bento1ODIEI ESSA ÚLTIMA PARTE

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻