Bonsai para quem tem tempo de sobra

Ganhei um presente de grego certa feita na minha vida. Ok, eu sei que é muito feio chamar um lindo Bonsai de presente de grego, mas não posso ser hipócrita e não admitir que sim: foi um presente de grego. Porque não se cuida de um Bonsai como se cuida de uma plantinha qualquer. Ele é extremamente temperamental e delicado.

Lembro que eu ficava com um algodãozinho molhado fazendo chuvinha no Bonsai, como se não tivesse mais nada para fazer da vida. Quanto mais eu cuidada da árvore no vaso, mais deprimida ela ficava. Me diziam que o Bonsai manifestava os sentimentos de seu dono – e eu comecei a me deprimir por achar que o Bonsai estava interpretando que eu estava deprimida.

: Está comprovado: plantas trazem felicidade
: Meu cactos desmunhecou

Final da história: o Bonsai morreu, eu sobrevivi e nunca, mas nunca, mas nunca mais quis ter um bonsai na vida. Acho lindo quando vou a uma floricultura e eles estão lá, felizes plantados em vasos de todos os tamanhos. Mas agarrei uma convicção de que cuidar de bonsai não é para mim.

mulher-questionando1-202x300POR QUE TU NÃO TENTA MAIS UMA VEZ, MARIANA?

women_questionSERÁ?

Com a dúvida na cabeça, fui pesquisar a respeito de cuidados com Bonsai. Afinal, já se passaram uns 20 anos desde que ganhei aquele presente de grego e algo pode ter mudado na minha maneira de encarar um bonsai, vai saber? Milton Sanada, engenheiro florestal, explica que “o tamanho do bonsai depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta”, explica. A troca desse vaso também deve ser feita, a cada um ou dois anos, de preferência por profissionais especializados.

Para o bonsai crescer e ser saudável, o sol, água e adubos são indispensáveis. De acordo com Sanada, a árvore deve ficar próxima da janela para ter incidência solar direta por no mínimo 3 horas diárias. Ela também pode ficar nos ambientes externos, mas deve-se evitar que a planta sofra com as mudanças climáticas, como sol demais ou, até mesmo, geadas.

:Manjericão em 5 lições
: Sim, jabuticabas existem

A quantidade de água é um dos cuidados mais importantes e vai depender da temperatura. “A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se a planta necessita de água”, destaca o engenheiro florestal.

bento1TU VAI PARAR DE TRABALHAR?

woman-questionCOMO ASSIM, CRIATURA?

bento1PRA CUIDAR DESSE BONSAI SÓ PARANDO DE TRABALHAR

Não, eu não posso parar de trabalhar para cuidar de um bonsai. Mas tu bem que poderia inserir a palavra e a prática tra-ba-lho na tua vida e cuidar do bonsai pra mim, que tal?

bento1VIM AO MUNDO A PASSEIO

Eu já tinha desistido de tentar convencer o animal de que o trabalho dignifica o homem e não vai ser agora que vou acreditar que ele mudou de ideia. Voltando a Bonsai: o fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar a planta. O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas.

zelkova-bonsaiSERÁ QUE ME INSPIRO?

bento1ELA ADORA ACHAR MOTIVO PRA RECLAMAR

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.