Canja de galinha: por que precisamos tanto dela quando estamos doentes?

Calma! Não precisa fazer cara de nojo, fechar os olhos, sentir náusea. Pouparei vocês de detalhes sórdidos. Tenho apenas a dizer que estou desde segunda-feira abraçada à privada. Somos há 48 horas as melhores amigas. Mas aos poucos vou melhorando. Apenas a dor na boca do estômago de tanto chamar o hugo ainda é um pouco forte, mas nem perto do que era há pouco mais de 24 horas. Nada que o tempo não cure. Precisava fazer essa introdução como uma espécie de prefácio explicativo para contar o motivo deste post: canja de galinha.

bento1ELA SE SUPERA

Vivemos aqui neste blog uma relação intensa de amizade com as gurias, Bento. Se eu não estou bem, é claro que elas entenderão as razões que me levam a falar de determinados assuntos, como canja de galinha. Até porque descobri que uma canja de galinha é muito mais do que uma canja de galinha. Desde sempre ouço falar que canja de galinha se dá para pessoas enfermas, mas nunca tinha parado para pensar no motivo. Sabe aquela coisa de crença popular e deixa como está? Mais ou menos isso. Então, fui pesquisar as razões de médicos e mães receitares para seus pacientes e filhos uma canjinha de galinha para curar todos os males.

canja-galinhaOI, BONITONA!

Descobri que o nome “canja” vem de “kanji”, um ensopado de arroz e galinha indiano típico da Província de Malabar, região onde fica Goa, antiga colônia portuguesa na Índia. Em um estudo publicado no Journal of the American College of Chest Physicians, pesquisadores descobriram que a sopa de frango poderia ajudar a reduzir a inflamação do trato respiratório superior, o que leva a essas qualidades irritantes de um resfriado, como uma cabeça se sentindo congestionada e incessantes espirros.

surprised_womanQUE INTERESSANTE, MARIANA!

Muitos médicos acreditam que os resfriados são causados por infecções virais – e o corpo responde às infecções enviando mais glóbulos brancos para assumir o controle da situação, embora eles não sejam realmente eficazes para matar o vírus. Stephen Rennard, professor de Medicina na University of Nebraska Medical Center e um dos líderes do estudo, constatou que menos glóbulos brancos tentaram ser heróis quando o corpo tinha sopa de frango em seu sistema.

03-por-ai-mulher-gritando5NÃO É INCRÍVEL?

A sopa tinha alguma habilidade “muito modesta, mas claramente mensurável” para promover uma atividade anti-inflamatória, explicou o médico em um vídeo sobre a pesquisa. Mais: fluídos não específicos da sopa soltaram o congestionamento e ofereceram hidratação – daí a crença de que beber o caldinho da sopa é tudo de bom.

bento1A ROSA ESTÁ FAZENDO UMA SOPA DE GALINHA PARA ELA

Woman-prayingNUNCA PRECISEI TANTO DE UMA CANJA DE GALINHA

Há várias receitas de canjas de galinha, mas uma delas é a clássica e tradicional. Se eu sei qual é? Não faço ideia. Só sei que leva batata, frango, cenoura, um temperinho verde, sal… Algo assim. Se eu passei a receita para a Rosa? Não tenho a menor condição. Entreguei o frango para a Rosa e pedi, pelo amor de Deus, que ela fizesse uma sopinha, uma canjinha, qualquer inha de galinha com o que tivesse na cozinha.

olivia10COITADA DA ROSA

bento1QUANDO EU DIGO QUE ESSE BLOG É UM DESSERVIÇO, ELA BRIGA COMIGO

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

2 Comentários
  1. Adoro teus posts, Mari. Leio todos. A maneira como escreves passa aquela impressão de “gente como a gente”, sabe assim?! Abraço!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻