Canja de galinha: por que precisamos tanto dela quando estamos doentes?

Desde sempre ouvimos falar que canja de galinha se oferece para pessoas enfermas, mas poucas vezes paramos para pensar nos motivos. Sabe aquela coisa de crença popular e deixa como está? Mais ou menos isso. Então, pesquisamos as razões de médicos, mães  e avós receitares para seus pacientes, filhos e netos uma canjinha de galinha para curar todos os males.

canjaCANJA DE GALINHA: SALVADORA DA PÁTRIA

O nome “canja” vem de “kanji”, um ensopado de arroz e galinha indiano típico da Província de Malabar, região onde fica Goa, antiga colônia portuguesa na Índia. Em um estudo publicado no Journal of the American College of Chest Physicians, pesquisadores descobriram que a sopa de frango poderia ajudar a reduzir a inflamação do trato respiratório superior, o que leva a essas qualidades irritantes de um resfriado, como uma cabeça se sentindo congestionada e incessantes espirros.

Muitos médicos acreditam que os resfriados são causados por infecções virais – e o corpo responde às infecções enviando mais glóbulos brancos para assumir o controle da situação, embora eles não sejam realmente eficazes para matar o vírus. Stephen Rennard, professor de Medicina na University of Nebraska Medical Center e um dos líderes do estudo, constatou que menos glóbulos brancos tentaram ser heróis quando o corpo tinha sopa de frango em seu sistema.

+RECEITAS: Creme de aspargos frescos, receitinha simples que acaricia alma e o coração

A sopa tinha alguma habilidade “muito modesta, mas claramente mensurável” para promover uma atividade anti-inflamatória, explicou o médico em um vídeo sobre a pesquisa. Mais: fluídos não específicos da sopa soltaram o congestionamento e ofereceram hidratação – daí a crença de que beber o caldinho da sopa é tudo de bom.

Há várias receitas de canjas de galinha. Separamos uma mais elaborada e tradicional e outra simples e rápida (nunca se sabe as urgências de cada um, vai dizer?). O crédito é do site Tudo Gostoso.

Vem aprender!

canja-de-galinha-completa_altaCANJA DE GALINHA TRADICIONAL: RENDE SEIS PORÇÕES

Ingredientes
1 frango caipira inteiro (dispense apenas a cabeça)
Suco de 2 limões
1 cebola grande
4 dentes de alho inteiros e com casca
2 tomates maduros, sem pele
1 cenoura grossa, cortada em rodelas
4 batatas médias, cortadas em pedaços
Salsinha e cebolinha
1 ½ xícara de arroz
1 pimenta de cheiro, cortada em tiras, sem semente
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de estragão
Sal
Água

Modo de preparo
Coloque o frango inteiro em uma vasilha funda. Esprema o suco dos 2 limões e esfregue bem no frango. Deixe descansar por uma hora. Lave o frango e, em uma panela de ferro, com um filete de azeite, frite-o inteiro, menos o fígado, até alourá-lo. Acrescente a cebola e frite por mais dois minutos, em fogo alto. Coloque os tomates, a páprica e o estragão. Mexa o preparado e frite por mais 2 minutos.

Acrescente três litros de água fervente (ou o bastante para ultrapassar o conteúdo da panela em três dedos). Coloque sal, os alhos com casca e a pimenta de cheiro. Tampe a panela, diminua o fogo e cozinhe por 1 hora, ou até amolecer a carne do frango. Retire o frango e, com ajuda de um garfo, tire toda a carne do osso em nacos, sem se preocupar em desfiá-lo. Volte a carne para a panela e dispense os ossos

Acrescente a batata, a cenoura, o fígado e o arroz e cozinhe por mais 15 minutos
Coloque a salsinha e a cebolinha bem picadas, mexa bastante, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva com pão francês, cortado em rodela e ligeiramente aquecido no forno.

spicy-asian-chicken-soupRECEITA DE CANJA DE GALINHA RÁPIDA: PARA URGÊNCIAS URGENTÍSSIMAS

Ingredientes
1/2 kg de coxinha da asa
1 cebola
4 dentes de alho
1 cenoura grande
1/2 xícara de arroz
salsinha a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 e 1/2 litro de água fervente

Modo de fazer
Tempere cada pedaço de frango com sal a gosto. Em uma panela de pressão, coloque o azeite, o frango, a cebola e o alho. Deixe fritar por alguns minutos e acrescente a água fervente. Acrescente o arroz e a cenoura, corrija o sal e tampe a panela. Abaixe o fogo assim que a panela atingir a pressão e deixe cozinhar por 20 minutos. Finalize salpicando salsinha e sirva

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários
  1. Adoro teus posts, Mari. Leio todos. A maneira como escreves passa aquela impressão de “gente como a gente”, sabe assim?! Abraço!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.