Clorexidina contra a coceira do animal

Sempre que isso acontece, fico um pouco ansiosa. Sei que é bobagem, que ele fica bem, mas sempre que não consigo ir buscar meu próprio cachorro no banho passo o dia angustiada. Como pode?

Bento estava um zorrilho de fedorento e não tive outra opção a não ser colocá-lo no carro e deixá-lo no Grooming hoje de manhã.

Olha, por favor, a cara do animal!

grooSEM FAZER A MENOR IDEIA PARA ONDE ESTAVA INDO

Ainda quando estávamos de férias no Rio, sentia o corpinho dele quente, bem quente. E a coceira não cessava. Coceira por todo o corpo, sabe assim? Ele pegava aqueles dentes e parecia que ia arrancar o lombo fora. Devorava as patinhas. E a temperatura corporal não baixava. E o fedor só aumentava.

Até que um dia, estávamos todos na sala do apartamento quando meu pai, que é médico, falou:

– Mari, esse cachorro está com uma infecção muito feia de pele.
– Pois é, pai… Eu também acho. O corpo dele está quente.
– O que tu está dando para ele? – perguntou.
– Eu dou banho com os xampus especiais veterinários, mas não está adiantando. E não quero dar corticoide porque faz mal, muito mal.
– Faz o seguinte: experimenta Gluconato de Clorexidina. Vai na farmácia e compra spray e shampoo (ou sabonete líquido… Agora não lembro exatamente o que o pai me falou para comprar).

bento1GANHEI UM PASSEIO ATÉ A FARMÁCIA

Segundo a Wikipedia, “o gluconato de clorexidina (citado também como Digluconato de clorexidina, comercialmente às vezes chamado apenas de clorexidina) é um anti-séptico químico, com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas. Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana”.

Não tenho aqui agora (estou na redação) os dois produtos que comprei. Mas isso menos importa, afinal, cheguei na farmácia pedindo apenas por clorexidina. E agora fui pesquisar e encontrei produtos veterinários com a formulação.

Olha!

clorexidina-250mlUM

12756117811DOIS

imageTRÊS

Chegamos em casa e mostrei o spray e o sabonete (ou shampoo…) para o pai.
– E agora, pai?
– Borrifa o spray em todo o corpo dele, só cuida olhos e ouvidos.

Chico e eu pegamos o cara e demos um banho de spray em todo o corpinho.

bento1PISADA DAS GRANDES

Pois naquela noite o pobrezinho relaxou tanto da coceira que passou a noite de pelotas. Tenho borrifado o spray desde então, todos os dias, em todo o corpo. A coceira melhorou consideravelmente. Estou para dizer que ele nem coça mais o corpo. As patinhas segue lambendo, claro. Mas isso nasceu com ele.

bento1SOU DOS VICIADOS

Fazendo os cálculos, tem uma semana hoje que borrifo spray no animal. Ontem, o pai ligou.
– Como está o Bento?
– Melhorou muito, baba.
– O cheiro segue forte?
– Não. Melhorou muito também.
– Tu já deu banho nele com a clorexidina?
– Ainda não.
– Ah, mas seria legal dar logo…

bento1ENTÃO ELA ME LEVOU PARA O BANHO HOJE

E a ansiedade que carrego no peito é que não pude buscá-lo. Pedi para a mãe, que pediu para a Lourdes, que levou o animal para casa a pé. Quero ver logo como ficou o cheiro e a coceira. E mais: vou ouvir todos os desaforos porque o animal está sem comer o dia todo.

bento1ESTOU COM DAS FOMES

Eu não sei se clorexidina é a solução do universo e nem estou dando aqui a receita mágica para quem tem animais de estimação – que isso fique claro antes de ser crucificada por conselhos de medicina veterinária. Médicos veterinários existem para esses cuidados – e talvez esta minha experiência possa ser uma dica a ser debatida com o veterinário de quem tem pet com problemas semelhantes.

Este é tão e somente o relato de uma experiência que um pai médico sugeriu em momento de crise e que até então não havia sido experimentada. Há anos faço exames no Bento e o resultado é sempre o mesmo: ele sofre de uma alergia crônica que não tem remédio, apenas soluções paliativas: shampoos especiais, medicamentos e afins.

É claro que, agora, de volta a Porto Alegre depois das férias, vou levar a clorexidina e a ideia de um tratamento com tal à apreciação da veterinária do animal, como meu pai sugeriu. O que posso dizer é que senti uma melhora impressionante no desconforto do Bento.

bento1MELHORA DAS GRANDES

olivia10DEIXOU DE PARECER UM CACHORRO SARNENTO

bento1CALA A BOCA, PETECA MIMADA

Compartilhar
14 Comentários
  1. Budweiser só se coça quando come comida com sal…e sempre que sai churrasco em casa ele acaba comendo! A vet disse que os lhasa tem muitos problemas de pele! Alergias! Melhoras pro Bentinho!!! Bjssss

  2. Oi Mari!

    Clorexidina funciona mesmo! meu pinscher tinha muita dermatite e coceira, perdia muito pelo ai dei banho de clorexidina e nunca mais ele teve dermatite. O Bentinho vai ficar bem também! não te assusta se cair um pouco de pelo!
    Beijossss
    Évilin

  3. Oi, Mari. O ideal seria descobrir o que causa a alergia e se ela é contagiosa, até por causa da Olivia, né? Mas fico feliz de saber que o Bentinho tá melhor e que o xerife do blog, devidamente recuperado, logo retomará suas funções de polícia.

  4. Mari, já pensou em levá-lo em um dermatologista veterinário? Meu cachorro começou assim, e com o tempo parecia que até que tinha sarna, pois começou a perder o pelo. Se coçava tanto que mal conseguia dormir.

    Levamos na dermato veterinária, ela fez exames e diagnosticou dermatite atópica. Ela receitou um shampoo antialérgico, ração para pele sensívrl e uns remédio. Além de um antialérgico chamado hydroxizine, para quando começar os primeiros sintomas de crise.

    A dermatite atópica não tem cura. É tipo uma bronquite, de tempos em tempos terá crise, que será amenizada por esses cuidados.

    Leva ele, tenho certeza que será super bom, pois o dermato fará todos os exames para descobrir o que ele tem.

    A clínica que eu levei é Pet da Plínio, com a Gabriela. Foi uma paz ele parar de se coçar.

    1. Oi, Alice! Vivo há anos consultando muitos veterinários, muitos especializados, e a resposta é que ele tem uma alergia crônica a tudo. Fiz um exame caríssimo que acusou as mais diversas causas e uma resposta: não há cura, apenas procedimentos paliativos que aliviam de tempos em tempos. O que me revolta é alguns veterinários que conheci receitarem corticoide sem alertar para o risco que colocam o animal. Conheci vários donos de cachorros que deram corticoide ao longo dos anos, pois resulta em alivio imediato, acreditando estar fazendo um bem e provocaram a morte se seus bichinhos. Obrigada pelos conselhos. Bjo. MK

  5. Tenho um lhasa aspo de 8 anos que também sofre com alergias e coceiras, o veterinário receita o produto DOIS que postaste e tem resolvido bastante as coceiras, ele toma banho uma vez por semana com este shampoo e diminui muito as coceiras, Abs.

  6. Oi Mari,
    o meu Lhasa, Thor, também tem dermatite atópica. Surgiu há uns dois anos aproximadamente, e demos por muito tempo um antialérgico para ele, mas como não estava mais fazendo efeito paramos. Nesta semana consultamos outro especialista em dermatologia canina e a doutora receitou Allermyl e Allerderm para darmos banho nele. Parece estar melhor …. Melhoras pro Bento! bjs

  7. Oi Mari.
    Acontece que a dermatite, atopica ou não, acomete muito mais cães do que se imagina, alguns com maior outros com menor intensidade. O que eu percebi foi que os de pelo longo parecem mais suscetíveis. Hoje é possivel impedir que isso aconteça tirando os animais acometidos da reprodução. Veja bem, não estou afirmando que é um problema genético ou congenito, apenas expondo a minha experiencia. Tive dois casos de dermatite, um era severa, e, coicidencia ou não, o filhote é descendente de cão que apresentou o problema. Eles foram castrados, e nunca mais constatei em cachorro nenhum. O controle na criação precisa ser rigido não só quanto a problemas de pele, mas inumeros outros, e quando alguem for procurar um cãozinho para adquiris, por favor, não compre em petshop ou clinica pois jamais saberá da procedencia. Procure um criador sério, e faça todas as perguntas que quiser, se a pessoa for um BOM CRIADOR ira responder prazerosamente, mostrar os pais, dar detalhes. Sou a favor da adoção, mas muitas pessoas realmente gostam de adquirir um cão sabendo como ele vai ficar esteticamente (tamanho, pelagem, etc) e tambem como será o seu temperamento, e, isso, só um criador que procura preservar as caracteristicas de determinada raça consegue!
    Quanto a clorexidina, esse shampoo que tu postaste foto, do laboratorio Virbac, é sem duvida o melhor. O resultado é MUITO bom, e eu acho que o diferencial são as “spherulites”, ou pequenas esferas que fazem com o que produto crie aderencia a pele e pelo. Não sei te dizer por que e nem quero fazer propaganda aqui, mas tudo o que vier da VIRBAC pra mim sempre deu melhor resultado! deste laboratorio em casos de dermatite usei o GRISEODERM, um comprimido que foi uma maravilha! Talvez fosse bom tu conversares com a vet sobre ele!!

    bjosssss

  8. Oi!!!!
    Ouço falar muito bem dessa clínica na Plínio Brasil Milano…tenho amigas que levaram os seus dogs e gostaram muito do atendimento.
    Espero que o Bentinho se recupere dessas coceiras chatas!
    Beijos para vc, Bento e Olivia!!!!

  9. Oi Mari! Meu gato não gosta de ser escovado, e está com muita caspa (sério!), ontem me obriguei a escovar, mesmo ele me tirando sangue dum dedo. Tive que comprar um shampoo anticaspa veterinário. Mas sobre o Bento eu tenho uma pergunta: quando ele vai tomar banho na pet, eles usam esse shampoo de clorexidina tb?

  10. Mariana, tenho um Lhasa de 03 anos, e ele nasceu com “sarna matricial”, nem preciso te dizer que todos aqui em casa ficamos sarnentos. Acontece que aqui em Cachoeira do Sul temos um dos melhores veterinários do Estado, Dr Edson Salomão, especialista em “consertar” animais silvestres que foram de alguma forma mutilados (já participou do programa da Ana Maria Braga, do Globo Repórter),e é o veterinário do meu filhote. Passamos dois meses no verão quando ele era bebe vendo-o se coçando desesperadamente, sei o que sente, é uma agonia sem fim. Dr Salomão tratou meu filhote com clorexidina, ficou curado, e até hoje o banho semanal dele é com o shampoo de clorexidina. Tomara que dê certo para o querido Bento. Beijos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E assim, de cantinho e fazendo mistério, a primeira Maricota dá o ar da graça ♥️🙌🏻👏🏼 A partir deste sábado, em cinco cores e na @ppacessorios perto de você! #maricota #maricotas #bolsaMK
  • O #tbt desta quinta é do xerife: Bento, 2 aninhos e o mesmo olhar, na nossa casa, em São Paulo. Abril de 2002 🐶 #companheirodejornada
  • Reboladinha no provador da @twentyfourseven.poa pra lembrar as migues que o desconto de 20% em toda a loja para quem der a senha AMIGA MARI termina nesta sexta 15! Tem detalhes no Stories! #AmigaMariTFS #AmigaMari #twentyfourseven #twentyfoursevenpoa #partiueconomizar
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica