Diário da Mari: “Minhas Leis de Murphy preferidas e a diferença entre entusiasmo e otimismo

Sempre que passo em frente a La Mano (também conhecida como Los Dedos), escultura que é um dos cartões postais de Punta del Este, lembro da impressão que tive quando a vi pela primeira vez: enxerguei um gigante afundando em uma areia movediça, emitindo com os dedos os últimos sinais de vida antes de desaparecer para todo o sempre. Ela também transmite esta mesma impressão a você? Ou você enxerga nela uma mão emergindo da terra cheia de energia para ganhar a vida sob a luz do sol?

Olha!

mano-puntaE AÍ? O QUE VÊ?

Saiba que, se você enxerga a mão afundando, é considerada uma pessoa pessimista. Do contrário, é o otimismo em pessoa. Eu sempre fui pessimista, eu sempre esperei o pior. Sabe aquela máxima da Lei de Murphy “toda partícula que voa sempre encontra um olho”? Pois o olho é sempre o da Mariana.

mulher-doidissima5-594x4994ANHÃ!!!

Como fã incondicional do humor negro das Leis de Murphy, preciso compartilhar minhas pérolas preferidas com a turma de leitores e leitoras pessimistas, que enxergou Los Dedos sumindo na areia para todo o sempre.

apontando_para_baixo_0111IDENTIFIQUEM-SE!

  1. Nunca há horas suficientes em um dia, mas sempre há muitos dias antes do sábado.
  2. Por mais tomadas que se tenha em casa, os móveis estão sempre na frente.
  3. Por que será que os números errados nunca estão ocupados?
  4. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
  5. Você só precisará de um documento quando, espontaneamente, ele se mover do lugar que você o deixou para o lugar onde você não irá encontrá-lo.
  6. Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
  7. Existem dois tipos de esparadrapo. O que não gruda e o que não sai.

gargalhadasESSA É MUITO BOA!!

bento1120ELA É MUITO SEM NOÇÃO

manaVAI ESCREVER UM POST INTEIRO SOBRE HUMOR NEGRO

Só mais algumas! Olha!

  • A probabilidade do pão cair com a manteiga virada para baixo é proporcional ao valor do carpete.
  • Oitenta por cento do exame final da sua prova da faculdade será baseada na única aula que você perdeu, baseada no único livro que você não leu.
  • Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.
  • Conversas sérias, que são necessárias, só acontecem quando você está com pressa.
  • Nenhuma bola vai parar em um vaso que você odeia.
  • Crianças nunca ficam quietas para tirar fotos, e ficam absolutamente imóveis diante de uma câmera filmadora.
  • Seja qual for o defeito do seu computador, ele vai desaparecer na frente de um técnico, retornando assim que ele se retirar.

gargalhada21É SEMPRE ASSIM!!!

bento1124TERMINOU?

gargalhadas3

bento1124DEPOIS PERDE LEITORES E NÃO SABE O PORQUÊ

Quero falar sobre a diferença de “otimismo” e “entusiasmo”. A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza, fazer as coisas acontecerem. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

+++

O entusiasmo é diferente do otimismo – e esta sempre foi minha grande confusão. Otimismo significa acreditar que alguma coisa vai dar certo. Como sempre adotei a Lei de Murphy para tudo, me considerava um ser humano pessimista. Não sou. Aliás, não sou pessimista nem otimista. Sou entusiasmada.

bento1124DEFINA CRISE DE IDENTIDADE

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. Não é o sucesso que traz entusiasmo. É o entusiasmo que traz o sucesso. Não é inspirador?

bento1120SÓ ISSO?

woman confusedÉ POUCO?

bento1116QUANDO DIGO QUE ESTE BLOG É UM DESSERVIÇO, ELA BRIGA COMIGO

 

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário
  1. Adorei, Mari!
    Sou otimista e entisiasmada, e nem sabiaM
    E adorei tuas negativas frases da Lei de Murphy… é assim mesmo!

    Hoje teu texto está primoroso e bem humorado!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻