Drenagem linfática facial? Tô dentro!

Algumas semanas atrás, estava eu deitadinha na maca/cama da Neusa Camargo, da NC Estética, submetendo-me à maravilhosa limpeza de pele e à dolorida depilação facial com fio egípcio (uuuuaaaaaaaaaaaaaa, que coisa horrííííível!!!), quando ela me comentou sobre os benefícios da drenagem linfática facial. Nunca tinha ouvido falar. Vocês já ouviram? Olha, pelo que eu ouvi promete maravilhas, ameniza olheiras e promove relaxamento. Óbvio que marquei uma horinha pra mim, né?

bento1ADORA INVENTAR UMA MODA

A gente acha que pele do rosto não sofre com essa vida corrida e estressante? Sofre, sim – e a massagem manual, assim como a realizada no corpo, ajuda a ativar a circulação sanguínea e a eliminar as toxinas pelo sistema linfático. Diz Flávia Lira Diniz, médica pós-graduada em dermatologia: “A drenagem linfática revitaliza a pele do rosto, ameniza olheiras e também é indicada em pós-trauma e cirurgias. Sua ação melhora a capacidade linfática e a circulação, diminuindo o edema”.

O procedimento pode ser feito por fisioterapeutas ou esteticistas treinadas e especializadas, principalmente no pós-cirúrgico. Não dói e a técnica é um pouco diferente na drenagem corporal, considerando que o rosto é mais delicado e necessita de toques mais suaves do que o corpo.

woman-yelling-istock-de20DÁ MAIS DETALHES, MARIANA!

A massagem desbloqueia os gânglios linfáticos e direciona o excesso de líquidos e as toxinas até eles, que são eliminados mais facilmente pela transpiração e pela urina. A circulação sanguínea também é ativada e o rosto recebe maior aporte de oxigênio, tornando a pele viçosa. Os movimentos são de bombeamento dos gânglios linfáticos (colo, pescoço e axilas) e o deslizamento suave das mãos em direção a eles.

A drenagem facial pode ser realizada uma ou duas vezes por semana e a sessão dura em média 30 minutos. Mas…. Há também a possibilidade de realizar a drenagem facial em casa! Com uma ressalva importante: não é recomendada para mulheres com câncer no sistema linfático (a doença pode atingir outros órgãos) e casos severos de acne (aumenta a produção de sebo).

professoraVAMOS APRENDER SOBRE OS 15 MINUTOS DE PURA BELEZA DOMÉSTICA?

1) Lave o rosto com água corrente e prenda o cabelo para facilitar os movimentos.
2) Com a ponta dos dedos, pressione suavemente as cavidades do centro da base do pescoço – a tal saboneteira, sabe? Contribui para desobstruir os gânglios linfáticos. Pode repetir de duas a três vezes. Aliás, cada um dos tópicos devem ser repetidos de duas a três vezes.
3) Usando os dedos médio e indicador, pressione levemente a região localizada atrás do lóbulo das orelhas. É para ativar o sistema linfático.
4) Apoie os dedos no centro do queixo, faça uma leve pressão e deslize-os por todo o contorno da mandíbula até chegar ao lóbulo das orelhas. Esse dói um pouco em mim porque tenho os maxilares quebrados de uma queda na adolescência.
5) Dobre as mãos em formato de concha e abrace todo o pescoço. Deslize a ponta dos dedos suavemente para baixo, descendo até a base do pescoço.
6) Com as mãos espalmadas e os dedos sobre a testa, deslize-as com movimentos suaves de pressão e descompressão, contornando toda a lateral do rosto e do pescoço. Perto da testa a dor é péssima!
7) Posicione os dedos nos vincos que se formam na lateral do nariz e da boca e deslize-os, exercendo uma pressão suave até a base das orelhas. Ou seja: pressione a região do bigode até as orelhas

Por fim, aplique um creme anti-idade logo após a drenagem. Com a circulação a todo vapor, os ativos serão facilmente absorvidos por sua pele.

bento1TU VAI FAZER ISSO HOJE?

Pretendo.

bento1E QUE HORAS EU VOU JANTAR?

Depois que eu realizar minha drenagem facial, com apenas 15 minutos de atraso. Seria possível o senhor me conceder este pequeno prazer, ou esperar 15 minutos é algo inadmissível.

bento1É ALGO INADMISSÍVEL

woman-looking-crazy-feature-280x1253DEPOIS NÃO SABE PORQUE GASTO MEU DINHEIRO EM ESTÉTICAS

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Pisca ligado! #cilios
  • Carona pra fisioterapia #motoristadoxerife 🐶
  • Minha luz na hora da meditação! #ppacessorios #luminaria
  • Domingo no parque 🐶🐶🐶#bentoestáescondido
  • Gorda adorou o tapete de gelar a barriga 😂😂😂 História completa no Stories!
  • Tomate + manjericão + alcaparras + sal rosa + pimenta preta + pimenta calabresa em grãos. Tudo marinando no azeite. Está pronto o molho da massa! 😋😋😋Passo a passo no InstaStories!