Stroopwafel, o delicioso waffle holandês tem muitas histórias pra contar!

Escuta essa história porque vale muito a pena: lá nos idos de 2003, era eu, Mariana, uma estudante de espanhol em Barcelona. Havia acabado de chegar à cidade para uma temporada de dois anos – um sabático; outro de pós-graduação em cinema. Me matriculei em um curso de espanhol intensivo para aprimorar a língua que já arranhava, e a minha aula estava contemplada com alunos das mais diferentes nacionalidades – entre eles um holandês cujo nome já não lembro mais.

Todos os dias, este holandês levava para a aula um pacote com um biscoito que eu nunca tinha visto e tampouco experimentado na vida. Redondo, parecido com waffle. No intervalo, ele oferecia aos colegas – e eu sempre agradecia a gentileza e metia correndo a mão no pacotinho para então agarrar a térmica de café mais próxima e ser invadida pelo combo stroop + cafeína de serotonina boa.

gif-cafeNÃO TINHA FIM

Foram seis meses vivendo diariamente esta mesma sensação até o dia em que o curso de espanhol acabou e só então eu me dei conta de que meu biscoito favorito sumiria da minha vida para todo o sempre. Quase tive um ataque. Agradeci imensamente a bondade do holandês para comigo durante todo aquele tempo e perguntei onde, por obséquio, eu poderia encontrar o tal biscoito. “Na Holanda”, ele respondeu. “Meus pais enviam pelo correio”.

hysteria13O QUÊ?!!!

bento1124FOI BEM TENSO

O stroopwafel é um biscoito de origem holandesa. Em tradução livre significa “waffle com calda”. Trata-se de um biscoito formado por duas finas partes de massa em formato de disco e unidas por uma espessa calda que lembra a doçura do caramelo. Pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Nas feiras livres da Holanda, são feitos grandes em prensas aquecidas e servidos na hora. É um doce de antigas tradições. Sua origem data de 1784, e as receitas são passadas de geração em geração há séculos.

stroopwafelMUITO PRAZER, STROOPWAFEL!

Naquela época, lá se vão 14 anos, não havia stroopwafel para vender em Barcelona. Eu, pelo menos, percorri a cidade para me certificar de que aquele holandês não estava tirando onda com a minha cara. Pior: não estava. Em abril de 2010, ao sair de lua de mel e aterrissar na Holanda como destino, a primeira coisa que fiz foi correr até uma feira livre mais próxima e comer um stroopwafel. Trouxe, obviamente, uma lata com vários na bagagem de volta para casa.

lata-stroopA LINDA LATA HOJE SERVE DE PORTA ESPONJA DE MAQUIAGEM

Corta para 29 de junho de 2011 – e para a notícia que eu saí correndo para me certificar da veracidade e para espalhar aos quatro ventos em meu blog da época.

Leiam, por favor!

tela-stroopwafelSIM, ERA VERDADE!!!
MEU AMADO BISCOITO HOLANDÊS AGORA ESTAVA NO MEIO DE NÓS

A partir deste post, conheci o Willem Vos, um simpaticíssimo holandês residente em Ivoti, cidade próxima de Porto Alegre, que havia mudado completamente de profissão, associado-se a um parceiro também de origem holandesa e dedicado-se a produzir a receita tradicional de stroopwafel no Brasil! Nascia, assim, a Moinho Wafers.

Olha!

NHAM NHAM!!!!

O Willem entrou em contato comigo naquela época, arranhando o português, e agradeceu imensamente a divulgação no blog. Estava recém iniciando seu negócio, algo ainda muito pequeno, quase familiar. Por meio do biscoito, desejava importar da Holanda para o Brasil esta arte e este prazer que os holandeses têm de receber bem e de incluir o stroopwafel na rotina de bons anfitriões.

lata-stroop2MAIS UMA LATA DA MINHA COLEÇÃO, AGORA NA GELADEIRA!

Os anos passaram-se, a Moinho Wafers cresceu, apareceu, passou a vender também em outros estados do Brasil. Há um mês, o Willem enviou uma mensagem. Queria tornar o stroopwafel mais conhecido país afora por meio de um conteúdo que representasse com essência e alma o produto que cria com tanta crença e devoção.

Porque o stroopwafel não é só um biscoito por si só. É mais, muito mais. É o elo que reúne amigos em volta de uma mesa de chá, simboliza conforto, aconchego, aproxima a família e promove encontros e amizades. Experimentar esses momentos, oferecer um stroop a quem queremos bem, permitir-se uma pausa na rotina frenética para deliciar-se com ele e uma xícara de café é daqueles prazeres que custam pouco, demandam nada e valem muito.

bento-stropBENTO E NOSSO MOMENTO STROOP
Esta foto já tem quatro anos!

Assim, senhoras e senhoritas, é com muita honra, alegria e verdade acima de tudo que orgulhosamente minha sócia loira e eu fazemos este nobre anúncio: a partir de hoje, a Moinho Wafers e seus deliciosos produtos (há mais além do stroopwafel, preparem-se!) torna-se o mais novo patrocinador do site MK.

palmas-12AAAAAAAEEEEEE!!!!

woman-happy-gifBEM-VINDO À TURMA!

A história do biscoito, como comer, onde servir, onde encontrar, como presentear…. Tudo, tudo, tuuuuudo abordaremos aqui nos próximos meses. Será uma delícia na tradução mais literal da palavra. Enquanto isso, convido quem ainda não experimentou a experimentar para entender melhor do que estou falando. Basta clicar aqui, ó!

apontando_para_baixo_0111ONDE ENCONTRAR STROOPWAFEL NA SUA CIDADE

stroopapartPREPAREM O CORAÇÃO!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

7 Comentários
  1. Mariii! Sou completamente viciada em Stroop. Simplesmente não vivo sem.. e a culpa é toda tua…kkkk tu postou uma foto, certo dia, tomando café com o Chico e comendo stroop e fiquei louca de vontade de experimentar. Procurei em minha cidade e não encontrei. Demorei meses até encontrar em um super numa cidade próxima.. óbvio que me apaixonei.. tenho estoque em casa e amo muito! Obrigada pelas dicas valiosas sempre! ❤❤❤

  2. Mariana, te entendo perfeitamente, pois essas bolachinhas são mesmo o “ó do borogodó” de boassss!! Truque é deixar ela repousar uns 2 minutinhos na boca da xícara do café e ai o stroop fica um pouquinho derretido e voilá! Não tem q ñ resista a tentação de querer comer mais de uma
    Abs desde Holanda
    Ines Oltra

  3. Eu amo stroopwafel! Conheci por uma amiga que ia sempre a trabalho pra Holanda e trazia pra mim. Mas como moro perto de Holambra/SP, volta e meia vou dar uma voltinha por lá e renovo meu estoque! Agora preciso experimentar esse! 😉

  4. E pra quem quiser ir além, em ivoti tem uma feirinha tradicional do “mel da rosca e da nata” e o moinho sempre participa fazendo os stroop prensados na hora! São maiores, quentinhos, frescos, calda derretida… É de comer rezando!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E assim, de cantinho e fazendo mistério, a primeira Maricota dá o ar da graça ♥️🙌🏻👏🏼 A partir deste sábado, em cinco cores e na @ppacessorios perto de você! #maricota #maricotas #bolsaMK
  • O #tbt desta quinta é do xerife: Bento, 2 aninhos e o mesmo olhar, na nossa casa, em São Paulo. Abril de 2002 🐶 #companheirodejornada
  • Reboladinha no provador da @twentyfourseven.poa pra lembrar as migues que o desconto de 20% em toda a loja para quem der a senha AMIGA MARI termina nesta sexta 15! Tem detalhes no Stories! #AmigaMariTFS #AmigaMari #twentyfourseven #twentyfoursevenpoa #partiueconomizar
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica