MARKT705: um paraíso de delícias que faz Porto Alegre melhor

Algumas semanas atrás, recebi uma sacola em papel pardo com o carimbo MARKT705. Junto, havia um envelope amarelo com um convite que dizia: “Dia 29 de abril, te esperamos a partir das 19h para conhecer nosso mercado. A qualquer hora do dia, pães fresquinhos, geléias, frios fatiados na hora, orgânicos, sem glúten, almoço, lanches, congelados, cervejas artesanais, vinhos, produtos de conveniência, especiarias, para comer no local ou levar”. A assinatura trazia o nome de uma dupla: Jonathan Heit Câmara e Leandro Brunetto. E o endereço: Rua Coronel Bordini, 705, Moinhos de Vento.

Eu já havia passado por ali várias vezes, sobretudo nos finais de semana, e percebido que vira e mexe rolava um bazar na frente. Fica muito próximo à minha adorada Casa de la Madre e é o caminho que faço para ir ao Zaffari da Bordini. Não tinha como não notar o MARKT705. O que eu desconhecia era a variedade de produtos e serviços que ele oferece. E fui descobrindo mais quando abri a sacola com várias amostrinhas grátis que os guris mandaram para conhecer. Tinha Café do Mercado, granola, pão e por aí a coisa ia.

:Brasco: um amigo, um mercado

Alguns dias depois, fui almoçar, em um sábado de sol na casa da mãe, churrasco feito por papai, e em cima da mesa havia umas baguetes incríveis. Mais crocs impossível. Havia integral e havia normal. Peguei um pedacinho, coloquei na boca e quase morri.

amo almondegasSENSACIONAL

– Mãe, que baguete é essa? De onde saiu? – quis saber.
– É de um mercadinho aqui perto, ali na Bordini, no caminho para o Zaffari.
– Ahá! Já sei qual é – falei. – Recebi dias desses uma sacola com alguns produtos de amostra grátis. Os pães são do Pãozeiro – disse.
– O que é o Pãozeiro? – minha mãe perguntou.

05bMUITO PRAZER, DONA IOLANDA!
EU SOU O PÃOZEIRO

O Pãozeiro é o chef Fabiano Soares, que a minha querida amiga Bete Duarte, que hoje assina o delicioso blog Saborosa Viagem, já havia me apresentado. O nome, como explica o site do Mercado Público, em fotos assinadas por Greice Campos, é uma referência ao nordeste, onde existe a figura do pãozeiro, que é uma pessoa que passa de carrinho nas casas das pessoas fazendo entrega de pães. Fabiano começou fazendo pão sob encomenda e logo ficou conhecido e logo passou a fornecer pães para vários estabelecimentos da cidade.

pao 431380_420767737960936_1204395045_nESTA É A MARCA REGISTRADA DELE

Fabiano utiliza farinhas regionais, com fornecedores exclusivos, inclusive de moinhos de pedra, sem gordura, só com manteiga, óleos e azeites especiais. “A ideia é fazer pães que despertem a memória afetiva, a gente faz pães sensitivos, com processos manuais e quantidades limitadas. Estamos indo um pouco na contramão do que a indústria faz, sem aditivos, corantes e conservantes”, revela.

Saí do almoço aquele dia na casa dos meus pais com a ideia fixa de que eu precisava ir ao MARKT705. Então, esta semana o esperado aconteceu. Consegui um tempinho e passei por lá. Tinha experimentado a granola e achado de outro mundo. Inclusive, postei no Instagram (@mari_kalil) uma foto com a receita de café da manhã com abacate, mel, linhaça dourada e a granola do mercado.

Olha!

abacate 11236260_102248970109869_617857248_nOOOOOOOOOHHHHHHH!!!!!

Minha ida ao MARKT705, portanto, tinha como propósito fundamental comprar pão e granola. Entrei e fiquei passeando pelos corredores, xeretando tudo o que havia. E havia muita coisa deliciosa, como já informava o convite que havia recebido. Cheguei ao fundo da loja e fui tomada por um cheirinho de pão recém saído do forno. Fiquei hipnotizada na vitrine admirando aquelas maravilhas.
– Posso te ajudar? – ofereceu-se um dos donos, acredito. Tinha postura de dono, pelo menos.
– Estou hipnotizada pelos pães e tentando saber qual levo pra casa – respondi.
– Este aqui é uma delícia – ele disse, mostrando pães de abóbora que depositava na vitrine ainda quentinhos. Com a pinça, apertou as laterais do pão, e ele se mostrou fofinho, fofinho. – Não tem lactose e o açúcar dele é da abóbora – esclareceu.Não resisti. Era muita tentação.
– Vou levar – disse.
Mas eu precisava também levar a baguete para o jantar. Acabei optando pela integral.

Preparadas para o deleite?
Olha!

IMG_4503OOOOOOOOOHHHHHHH!!!!
O Pão de abóbora beeeem quentinho. Aproveitei e comprei uma manteiga Aviação para devorar com ele (o que fiz tão logo cheguei em casa, de joelhos!)

IMG_4502OOOOOOOOOOHHHHHHH!!!!
A baguete integral croc croc croc croc croc, que tive que implorar para o Chico parar de arrancar pedaços pelo bem de sobrar para o nosso jantar.

Fui em busca da granola maravilhosa. Espia daqui, espia dali, encontrei ela exposta em cima de uma mesa – e com um aviso que tornou ela mais deliciosa ainda: “sem glúten”.

Olha!

IMG_4501OOOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!
Comprei logo dois pacotes. Hoje de manhã, já fiz o experimento da receita do abacate só que com banana amassada. Fico divino também!

De dar água na boca também são os hambúrgueres artesanais.
Olha!

  markt-705-hamburger-gourmet-main-4248NHAM NHAM!!!

O que mais dizer sobre o MARKT705? Seja muito, muito bem-vindo! São essas iniciativas de mercadinhos que se preocupam com a qualidade do serviço e dos produtos que oferecem que fazem uma cidade mais deliciosa de se viver. Segunda-feira, já marquei uma reunião lá. Tem mesinhas na rua e cachorros também podem ser clientes. Mais um ponto a favor.

bento1ENTÃO EU VOU CERTO

enxaqueca9ESTAVA DEMORANDO PRA SE MANIFESTAR…

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.