Nova esperança para o reumatismo

Minha sogra sofre de artrite e artrose, meu marido parece caminhar para o mesmo destino, pois já sente algum desconforto nas mãos, e meu cachorro anda rengo do cotovelo direito. Quero dizer com isso que o universo da artrites e da artrose (popularmente conhecido como reumatismo) passou a fazer parte do meu universo também. Eu me compadeço da dor deles, claro. Bento toma um comprimido de Gerioxx todos os dias, meio pela manhã e meio à noite, sempre mascarado no meio do frango e da almôndega, obviamente.

bento1SÓ TOMO REMÉDIO COM FRANGO OU ALMÔNDEGA

Conforme explica o Dr. Dráuzio Varella, artrite e artrose constituem um problema de saúde que as pessoas atribuem ao envelhecimento. “Ah, com a idade vem o reumatismo”, queixam-se os mais velhos quando sentem dores nas articulações ou apresentam alguma deformidade característica dessas doenças. Embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, crianças, jovens e adultos não estão livres delas.

bento1A MINHA COMEÇOU QUANDO FIZ 13

As causas dessas doenças ainda são pouco conhecidas, mas estão sendo melhor estudadas por meio da biologia molecular. Por outro lado, já houve avanços significativos no campo do tratamento. Quanto mais cedo ele começar, melhores serão os resultados, uma vez que será maior a chance de retardar a evolução da doença e evitar sequelas indesejáveis. Por essas e outras que sou tão caxias na medicação do animal.

Ontem, uma notícia acendeu uma luz no fim do túnel de quem sofre com a doença. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratar pessoas com artrite reumatoide que não responderam ao tratamento convencional. O citrato de tofacitinibe será comercializado com o nome de Xeljanz pela farmacêutica Pfizer e já é aprovado em cerca de 30 países.

woman-yelling-istock-de20POR QUE DEMOROU TANTO PRA CHEGAR AQUI, MARIANA?

enxaqueca115NÃO ME FAÇAM PERGUNTAS DIFÍCEIS

Passei a ler bastante sobre a artrite reumatoide  depois que ela passou a acometer pessoas que eu amo. É uma doença autoimune em que o sistema imunológico do paciente ataca tecidos saudáveis, levando a inflamações nas articulações – daí a dor. Cerca de 1% da população apresenta o problema. O tratamento inicial da doença é feito com o medicamento metotrexato, mas entre 30% e 50% dos pacientes não respondem à droga. Nesses casos, indica-se a troca do remédio ou associação com outra medicação. Se a abordagem não for positiva, os médicos receitam medicamentos biológicos, que são injetáveis.

O Xeljanz funcionará como mais uma opção a pacientes que deixaram de responder ao metotrexato, evitando ou postergando, assim, o tratamento injetável (paliativo e dado em casos de emergência). O novo medicamento tem um mecanismo de ação diferente das drogas disponíveis atualmente. A substância age dentro das células, inibindo a ação da quinase, uma proteína que contribui com o processo de inflamação.

bento1EU VOU PODER TOMAR?

Pois estou pra te dizer que esta é uma dúvida que tenho e que ainda não esclareci como deveria: se animais podem, em alguns casos, tomar medicamentos humanos. Por exemplo, se tu poderia tomar a mesma medicação que tua avó paterna toma. Vou me informar e logo trarei novidades.

bento1DAS BOAS?

mulher-doidissima1NÃO COMEÇA A ME BOTAR PRESSÃO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.