O amor em tempos de “aparador”

Fiquei sabendo ( e fiquei chocada, ressalve-se) que a mania do momento entre “moças de fino trato”, como diz Joyce Pascowitch, é comparar o aparador de aliança.

– Desculpe, mas o que é um aparador de aliança? – perguntei numa rodinha de amigas quando soube do modismo.

MUITO PRAZER, SOU UM APARADOR DE ALIANÇA

MUITO PRAZER, SOU UM APARADOR DE ALIANÇA EM OURO ROSÉ DA CHANEL

– Ah, entendi – respondi. – Aparador de aliança é uma aliança de brilhantes.
– Na minha época se chamava aliança de brilhante, não tinha essa história de “aparador de aliança” – resmungou minha mãe no intervalo da novela.
– Até hoje só tinha ouvido falar de aparador aparador – respondeu minha irmã. – Aparador de móvel, sabe assim? E nem isso eu tenho em casa.

HAAAAAAAAAHAHAHHAHAHAHAHAHA!!!!

Pois muito bem: a mania do momento entre moças de fino trato é comparar o aparador de aliança que ganhou do noivo. Qual tem mais brilhantes? Qual tem brilhantes por dentro e por fora? Qual custou mais caro? Qual é o mais bambambam?

HÃ????!!!

Sim, mais um dos absurdos da vida moderna. No meu tempo, e eu não sou tão velha assim, noivado e casamento eram compromissos assumidos entre pessoas que se amavam com o único objetivo de ficarem juntos – se possível pra sempre. O anel, a aliança, o tal aparador, era tão só uma simples consequencia desse gesto, um simples símbolo material dessa união.

HELLO!? SOMOS APENAS UM PAR DE ALIANÇAS

Hoje em dia, com esses casamentos espetáculos, e ultimamente com a nova onda da tal “festa do divórcio”, perdeu-se muito o verdadeiro sentido da coisa. Parece que o que vale mais é o show, a roupa, o cabelo, as fotos, a postagem no “Face”, o exibicionismo exacerbado e sem limite. Me dá pena.

JURO, FICO TRISTE

Se é pra falar em joia, mais do que o valor material de uma joia, está o valor sentimental – a mensagem, o amor que vem junto com ela. Achei linda a coleção Top Secret da grife de joias NOOR exatamente por isso. Ela traz pequenos pingentes de ouro branco e amarelo com mensagens gravadas em baixo relevo. As citações só podem ser lidas atrás de uma lupa que vem junto com a peça. Ou seja: o tamanho do meu amor por você só interessa a você e a mais ninguém.

OLHA QUE LINDA A EMBALAGEM, OS PINGENTES E A LUPA

ISSO SIM EU CHAMO DE EXCLUSIVIDADE NO AMOR

DECLARAÇÃO DE AMOR LITERALMENTE GRAVADA

Sobre os aparadores, nada contra. São lindos.
Mas que fique claro: não foram feitos pra competir entre si.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

31 Comentários
  1. Bom dia Mari!

    Olha onde estou comentando hoje! Vou ler os trocentos posts que perdi e comentarei!
    Bjs PS: tao cafona comparar o tamanho da “rock”. Sabe que aqui tem ate uma media pra saber o quanto gastar? Dizem que eh 3 meses do salario do noivo ….

  2. Bom dia Mari!

    Olha onde estou comentando hoje! Vou ler os trocentos posts que perdi e comentarei!
    Bjs PS: tao cafona comparar o tamanho da “rock”. Sabe que aqui tem ate uma media pra saber o quanto gastar? Dizem que eh 3 meses do salario do noivo ….

  3. Adorei a expressão que tu usou “casamento espetáculo”. Estou noiva e planejando minha festa de casamento e já desisti de fazer uma festa grande…. está muito caro! E eu acho que só é caro porque as pessoas vão lá e pagam o preço absurdo que as empresas pedem, tudo em nome da ostentação, do querer aparecer mais que a amiga, etc…Eu percebo que nas festas de casamento hoje em dia os noivos não se divertem, só se estressam, nem conseguem comer direito a maravilhosa comida que pagaram!! E os convidados quando recebem o convite já vão à festa com uma baita expectativa: querem lembrancinhas, DJ a noite toda, bebidas finas, decorações mirabolantes…. parece que as festas simples e divertidas não existem mais!
    Meus pais se casaram em uma festa simples mas muito digna em que todos os convidados se divertiram, a família e os amigos comentam até hoje como foi divertida aquela noite. Sem pirotecnias, sem exageros, sem alianças com brilhantes, sem lembrancinhas que custam os olhos da cara. A verdade é que estamos perdendo o essencial: casamento é coisa séria e a festa para inaugurar essa fase tem que ser motivo de alegria e diversão, não de estresse e dívidas.
    um abraço
    adoro teu blog!
    Giulia

  4. Adorei a expressão que tu usou “casamento espetáculo”. Estou noiva e planejando minha festa de casamento e já desisti de fazer uma festa grande…. está muito caro! E eu acho que só é caro porque as pessoas vão lá e pagam o preço absurdo que as empresas pedem, tudo em nome da ostentação, do querer aparecer mais que a amiga, etc…Eu percebo que nas festas de casamento hoje em dia os noivos não se divertem, só se estressam, nem conseguem comer direito a maravilhosa comida que pagaram!! E os convidados quando recebem o convite já vão à festa com uma baita expectativa: querem lembrancinhas, DJ a noite toda, bebidas finas, decorações mirabolantes…. parece que as festas simples e divertidas não existem mais!
    Meus pais se casaram em uma festa simples mas muito digna em que todos os convidados se divertiram, a família e os amigos comentam até hoje como foi divertida aquela noite. Sem pirotecnias, sem exageros, sem alianças com brilhantes, sem lembrancinhas que custam os olhos da cara. A verdade é que estamos perdendo o essencial: casamento é coisa séria e a festa para inaugurar essa fase tem que ser motivo de alegria e diversão, não de estresse e dívidas.
    um abraço
    adoro teu blog!
    Giulia

  5. É um carinho na alma, Giulia, ouvir pessoas que pensam assim hoje em dia. Dou 100% de razão a você. Case sem estresse e seja muito feliz. Bjo. MK

  6. É um carinho na alma, Giulia, ouvir pessoas que pensam assim hoje em dia. Dou 100% de razão a você. Case sem estresse e seja muito feliz. Bjo. MK

  7. Pois ééé…é bem isso mesmo…Muitas vezes as pessoas querem mostrar o que não são ou nem tem, em uma festa de casamento…A festa tem que ter a cara dos noivos, a alegria pelo momento..E muitas vezes a belíssima festa de casamento gera muitos transtornos ao casal, logo no dia seguinte…Quando lembram que ainda têm que pagar o fotógrafo, terminar de pagar a decoração e etc…Estar junto por si já basta, ao meu ver é claro…A moral é que cada vez mais as coisas são feitas pensando em impressionar os outros e em ser melhor que aquela amiga ou aquela colega… Vamos viver o amor com menos “holofotes”…

  8. Pois ééé…é bem isso mesmo…Muitas vezes as pessoas querem mostrar o que não são ou nem tem, em uma festa de casamento…A festa tem que ter a cara dos noivos, a alegria pelo momento..E muitas vezes a belíssima festa de casamento gera muitos transtornos ao casal, logo no dia seguinte…Quando lembram que ainda têm que pagar o fotógrafo, terminar de pagar a decoração e etc…Estar junto por si já basta, ao meu ver é claro…A moral é que cada vez mais as coisas são feitas pensando em impressionar os outros e em ser melhor que aquela amiga ou aquela colega… Vamos viver o amor com menos “holofotes”…

  9. AMOR EM TEMPOS DE PINGENTE: legal ganhar um inspirador pingente, penso que sempre tem um que é romântico e “salva” o outro na relação. Este lembrará de mandar flores, fazer uma gentileza, lembrar de uma música, preocupar-se, abrir um vinho ou uma cerveja, comemorar, até comprar um pingente… pelo menos é o que esperamos ou sonhamos.

  10. AMOR EM TEMPOS DE PINGENTE: legal ganhar um inspirador pingente, penso que sempre tem um que é romântico e “salva” o outro na relação. Este lembrará de mandar flores, fazer uma gentileza, lembrar de uma música, preocupar-se, abrir um vinho ou uma cerveja, comemorar, até comprar um pingente… pelo menos é o que esperamos ou sonhamos.

  11. EM TEMPO: os corações estão em pauta nos acessórios…pindurados em longas correntes, estão na vitrinas (es)?…corações a mil, de todas as formas e cores. A gente sempre tem um em casa, guardado, de outras modas e momentos talvez. Mostre seu coração!!! Até que é uma ideia para um post.

  12. EM TEMPO: os corações estão em pauta nos acessórios…pindurados em longas correntes, estão na vitrinas (es)?…corações a mil, de todas as formas e cores. A gente sempre tem um em casa, guardado, de outras modas e momentos talvez. Mostre seu coração!!! Até que é uma ideia para um post.

  13. Meu casamento tinha quatro pessoas: o noivo, a noiva e dois padrinhos. Casamos em Poa, so no civil, e comemoramos no Lorita em petit comitee ( uma festa “tudo” preparada com todo carinho pela chef Roberta!). Como as nossas familias nao moram no Brasil, nos so pensamos em nos agradar. Tudo foi escolhido com o maior amor, porque era so pra gente. Curtimos demais, foi muito romantico! E sem nenhum estresse!

    Uma amiga minha gastou cem mil reais pra fazer uma festa de casamento e mora de aluguel. Que eh isso?

  14. Meu casamento tinha quatro pessoas: o noivo, a noiva e dois padrinhos. Casamos em Poa, so no civil, e comemoramos no Lorita em petit comitee ( uma festa “tudo” preparada com todo carinho pela chef Roberta!). Como as nossas familias nao moram no Brasil, nos so pensamos em nos agradar. Tudo foi escolhido com o maior amor, porque era so pra gente. Curtimos demais, foi muito romantico! E sem nenhum estresse!

    Uma amiga minha gastou cem mil reais pra fazer uma festa de casamento e mora de aluguel. Que eh isso?

  15. Ganhei meu aparador no dia em que fui pedida em casamento!- não sabia que seria pedida em casamento, e tb achava que se um dia fosse pedida, ganharia um solitário, como minha mãe e avó ganharam. Mas, sinceramente, nao exibo p/ ninguém! Uso no meu dedo, junto com aliança pq foi um presente do meu marido que eu amo muito. Acho que o fato de se fazer festa de casamento nao quer dizer que seu significado tenha se perdido..( pois podem casar no civil, só tendo os noivos, e nao ter signficado algum). O equívoco é generalizar tudo..e, pior, criticar o que os outros fazem só porque não tem ou não pode fazer igual…e, há muitas outras coisas que tornam as pessoas fúteis do que uma festa de casamento, grande ou pequena, e anel de noivado, solitária, “aparador” ou só a aliança mesmo…enfim, sendo feliz é que importa.

  16. Ganhei meu aparador no dia em que fui pedida em casamento!- não sabia que seria pedida em casamento, e tb achava que se um dia fosse pedida, ganharia um solitário, como minha mãe e avó ganharam. Mas, sinceramente, nao exibo p/ ninguém! Uso no meu dedo, junto com aliança pq foi um presente do meu marido que eu amo muito. Acho que o fato de se fazer festa de casamento nao quer dizer que seu significado tenha se perdido..( pois podem casar no civil, só tendo os noivos, e nao ter signficado algum). O equívoco é generalizar tudo..e, pior, criticar o que os outros fazem só porque não tem ou não pode fazer igual…e, há muitas outras coisas que tornam as pessoas fúteis do que uma festa de casamento, grande ou pequena, e anel de noivado, solitária, “aparador” ou só a aliança mesmo…enfim, sendo feliz é que importa.

  17. Fiquei surpresa ao constatar que o comentário feito por minha colega Leticia foi deletado do blog apenas por ela discordar da sua opinião. Onde está a democracia?

  18. Fiquei surpresa ao constatar que o comentário feito por minha colega Leticia foi deletado do blog apenas por ela discordar da sua opinião. Onde está a democracia?

  19. Olá, Ana Clara. Não tem nada deletado do blog. Eu apenas não tinha visto os comentários e me dedicado a aprová-los. Como vc pode ver, aí está. MK

  20. Olá, Ana Clara. Não tem nada deletado do blog. Eu apenas não tinha visto os comentários e me dedicado a aprová-los. Como vc pode ver, aí está. MK

  21. Mariana, adoro tua coluna no cardeno Dona de ZH, minha mãe e eu não perdemos nadinha, adoramos a Olivia e o Bento. Achamos que tu escreve os acontecimentos do momento com uma pitada de bom – humor e crítica construtiva.
    Bjus

  22. Mariana, adoro tua coluna no cardeno Dona de ZH, minha mãe e eu não perdemos nadinha, adoramos a Olivia e o Bento. Achamos que tu escreve os acontecimentos do momento com uma pitada de bom – humor e crítica construtiva.
    Bjus

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.