O espírito da Almaúnica


É linda, linda, linda a entrada da vinícola Almaúnica, com uma estradinha estreita, cercada de parreiras pelos dois lados e uma moderna construção ao fundo. Quem está sempre lá, de domingo a domingo, faça chuva ou faça sol, é Márcio Brandelli, o proprietário. Foi ele quem nos recebeu para apresentar a vinícola com aquele orgulho próprio de pai que mostra os dotes do filho. E que dotes.
***
A Almaúnica é recente, foi fundada em 2008 por Márcio e pela irmã dele, Magda. Eles fazem parte da quarta geração de uma família que nasceu produzindo vinhos – e aí está a grande diferença: a paixão. Márcio fala do vinho com paixão. Fizemos três degustações: Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah. O Merlot já havíamos experimentado no restaurante Cantamaria. Todos são muito bons. O Syrah, por sinal, foi o vinho brasileiro mais bem pontuado por enólogos.
***
A ideia do Márcio não é fazer vinhos em larga escala. Ele quer manter essa aura de exclusividade da Almaúnica. Tanto é que, aqui em Porto Alegre, as garrafas da vinícola só estão à venda na Banca 38 do Mercado Público e em uma loja especializada na Cidade Baixa.
***
Achei ótimo o logotipo da empresa (espia lá em cima): um cálice de vinho, com os pés na terra, o topo aberto para entrar conhecimento e o símbolo do infinito unindo as iniciais A e U, de Almaúnica.
***
Ficamos um bom tempo por lá, escutando as histórias do Márcio, da sua família, do negócio, do custo do empreendimento, degustando vinhos… Só essa primeira parada já havia valido o passeio. Mas ainda tinha a noite de sábado e o domingo pela frente. Seguimos nosso rumo. Rola o mouse e adiciona o site da Almaúnica nos favoritos para conhecer mais a história: www.almaunica.com.br

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.