O que estou aprendendo com minhas pizzetas caseiras

Quem acompanha meu adorado Instagram sabe que ando desbravando o maravilhoso mundo das pizzetas caseiras. O que vem a ser exatamente isso, Mariana? Vem a ser pizzas feitas com pão árabe, conforme aprendi com meu cunhado-chef-músico Rodrigo Pilla. Não vou contar toda a história de novo, ok? Ok, Mariana! Para quem quiser voltar atrás alguns capítulos, este é o link: NO DIA NACIONAL DA PIZZA, MINHAS SABOROSAS PREFERIDAS. Podem espiar lá que eu espero antes de continuar.

m-esperando1NÃO TENHO PRESSA

Continuando: preciso dizer que não estou sozinha na empreitada. Chico, meu respectivo marido, e Bento, meu cão amado e mal humorado, fazem companhia nesta descoberta de sabores. O que estamos aprendendo: que sempre podemos nos aprimorar. Sim, fazer pizzetas caseiras também é filosofar. O que quero dizer com ” sempre podemos aprimorar”? Quero dizer que a primeira pizzeta que fizemos ficou pobrinha, que a segunda ficou mais ou menos, que a terceira ficou ótima e que a quarta ficou um desbunde!

bento1ELA ESTÁ SE ACHANDO PIZZAIOLA

woman-yelling-istock-de20QUAL FOI A DIFERENÇA DA PRIMEIRA PARA A ÚLTIMA, MARIANA?

Percepção e experiência. Não dizem por aí que a gente só aprende fazendo? Mais ou menos isso. Prestem atenção o que foi mudando da primeira para a última pizzeta caseira de Chico e Mariana.

1) Na primeira pizzeta, Mariana e Chico usaram pão sírio, queijo muzzarela, rodelas de tomate e orégano. O que ficou faltando? Sal! Nada ali tinha muita personalidade, sabe assim? Faltou uma azeitona, uma alcaparra, algo que desse essa puxadinha no sabor.

2) Na segunda pizzeta, Mariana e Chico perceberam esta falha e resolveram salpicar um pouco de sal no tomate antes de levá-la ao forno elétrico. O que aconteceu? Não adiantou muito.

3) Na terceira pizzeta, Mariana e Chico utilizaram filés de anchova e também folhas de manjericão. Bingo!! As anchovas deram essa puxadinha salgadinha que faltava. Ficou uma delícia!!!!

4) Na quarta pizzeta, Mariana e Chico trocaram as anchovas (não havia em casa, só por isso….) por azeitonas pretas e colocaram por cima a couve cortadinha que a Mariana tinha comprado para usar sabe-se lá onde e com o quê. Virou ingrediente de pizza. E que ingrediente!

Olha!

pizzaOOOOOOHHHHH!
Pizzetas no forno! Cortamos cada fatia de pão sírio pela metade sempre!

O que estamos concluindo com as experiências? Que começa a chegar o momento de utilizar um queijo com um pouco mais de personalidade. Qual? Pois então… Cada um de nós tem um palpite.

bento1O QUEIJO VIROU MOTIVO DE DEBATE FAMILIAR

Chico pensa num parmesão. Eu concordo, mas também penso num Grana Padano. Então, fui pesquisar receitas de pizzas com Grana Padano para tentar fazer valer minha teoria.

angry-woman-300x205NÃO ENCONTREI NENHUMA

Então, fui pesquisar alguma receita bacana que pudesse ser aplicada nas nossas pizzetas caseiras. E sabem o que lembrei? De olhar no cardápio da Forneria San Paolo. Conhecem a Forneria San Paolo? Quando forem a São Paulo, indico um almoço ou uma jantinha lá. Principalmente para quem gosta de massas, pizzetas (que lá são feitas com pão sírio também!) e sanduíches.

:As magníficas papas a la crema de mamãe

A Forneria conta com uma extensa seleção de sanduíches à moda italiana tratados como alta gastronomia. Fazem muuuuito croc croc croc! Podem ser feitos em pão de miga importado, no pão ciabatta ou em massa de pizza. São mais de 30 opções de recheio, acompanhados de salada ou batatas fritas. Além dos clássicos italianos, também fazem sucesso o hambúrguer com queijo cheddar e o hot dog com salsicha especial, feitos com massa de pizza e assados no forno à lenha.

Olha isso!

cane_caldo_12_07_10_intOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHH!!!!
Olha ali o croc croc croc!
Consigo sentir daqui! Olha ali, por favor!!!!

Tenho ou não tenho razão de copiar os sabores da Forneria em casa? Tenho! E como sou uma pessoa muito querida, muito amiga, muito parceira das minhas queridas amigas leitoras, venho por meio desta entregar mastigadinho todos o cardápio da Forneria para que vocês também façam suas pizzetas caseiras em casa.

Palmas para a generosidade da Mariana!

palmas-1AAAAAAAEEEEEEEE!
Clap, clap, clap, clap!!

meninas-gritandoMARIANA! MARIANA

httpwpclicrbscombrporaifiles201212danca-hipogifÉ A MAIOR!

httpwpclicrbscombrporaifiles201301vacaatt3gifÉ A MAIOR!

bento1ELA ESTÁ PASSANDO DE TODOS OS LIMITES

Anotem, por favor!
Pomodorini – Tomate cereja, mussarela e rúcula
Brie – Tomate fresco, peito de peru, brie e azeitonas pretas
Caprese – Tomate, mussarela de búfala e manjericão
Carccioffi – Tomate, alcachofra, mussarela e presunto de parma
Tonnata – Tomate fresco, atum e azeitonas pretas
Filetto – Filet grelhado, tomate concassè, palmito, mussarela, parmesão e rúcula

shouting-woman11VAMOS TODAS FAZER MUITAS PIZZETAS?

18-por-ai-mulher-gritando1VAMOS!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.