COLUNA DA MARI: O que o Feng Shui e a Geobiologia têm a dizer sobre nossa casa

Estava cá eu pesquisando algumas referências para algumas coisas quando topei com uns livros sobre Feng Shui e Geobiologia que ganhei não lembro de quem e não lembro quando. Só sei que faz tempo, um bocado de tempo – e nunca coloquei as teorias em prática em nenhuma casa onde morei. Sei lá o porquê. Acho que acabei esquecendo. Não que não ache a teoria do Feng Shui e da Geobiologia interessantes, pelo contrário. Adoro esse tipo de filosofia de vida ligada a energias. Mas é que não deu mesmo. A gente vai se mudando, ajeitando as coisas como dá, a vida vai acontecendo e assim caminha a humanidade.

mulher-doidissima5SEMPRE AOS TRANCOS E BARRANCOS

Para quem não sabe, Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é “fon xuei”. Trata-se de uma corrente de pensamento que estabelece uma relação yin/yang. Os ideogramas Feng e Shui – respectivamente Vento (yang) e Água (yin) – representam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar os moradores de um determinado local.

woman-yelling-istock-de22O QUE É GEOBIOLOGIA, MARIANA?

É uma ciência que busca entender a relação da vida com o desenvolvimento do planeta Terra e, quando aplicada em casa, torna o ambiente mais saudável e livre de energias negativas. Atua por meio da utilização de equipamentos para identificação das zonas de stress e procura diminuir o excesso de equipamentos que emitem radiação eletromagnética nos locais de descanso, como os quartos. Resumindo de maneira beeeem resumida, pode-se dizer que a Geobiologia tenta harmonizar os ambientes internos de tal modo que também pode ser chamada de “medicina do habitat”.

Foi então que, folheando meus livros, achei coisas muito interessantes a respeito da aplicabilidade dessas duas ciências – a ocidental e a oriental. E me dei conta que não coloco quase nada em prática, pode uma coisa dessas? Querem ver? A seguir, alguns conselhos do Feng Shui e da Geobiologia. Veja se você é mais organizada que eu!

bathroom1PARA ENERGIAS POSITIVAS NO BANHEIRO!!

* Privilegie o branco (ok, faço isso. Meus banheiros são brancos).
* Nos detalhes, use uma cor que combine com o estado de espírito do morador (não tenho detalhes nos meus banheiros).
* Espelhos não devem refletir a imagem do vaso sanitário (se estou em pé diante do espelho, enxergo o vaso atrás).
* O vaso deve estar sempre tampado, principalmente na hora de puxar a descarga (minha amiga Titha me chamou muito atenção para isso e sempre lembro dela quando vou puxar a descarga!). Motivo: a água usada representa o dinheiro em movimento (o negócio é não deixar ele ir embora!).

+MARI KALIL: O conhecimento em óleos de cozinha que uma novela das nove não traz

* Se o banheiro não possuir ventilação natural, use giz branco, que absorve a umidade, diminuindo os odores e o mofo.
* Para a energia do banheiro subir, coloque objetos decorativos de madeira ou cor verde. Coloque também muitas plantas e flores. Use sempre plantas que cresçam para cima, representa a energia yang.

Tenho uma planta bem neste estilo na sala que ficaria linda no banheiro – e segue essa filosofia de crescer verticalmente.
Olha!

349859-Plantas-para-banheiro-ZamiokulkasNÃO LEMBRO O NOME DELA, MAS NÃO DÁ O MENOR TRABALHO!!

parede-quarto-de-casal-01PARA ENERGIAS POSITIVAS NO QUARTO!

* Como lugar de repouso e restauro de energias, deve conter apenas a cama e uma mesinha com um livro relaxante. Nada de TV ou frigobar. (Problemas! Tenho TV no quarto… Detalhe: coisa do meu marido. Casar é fazer concessões, não é assim que se diz?).
* Se tiver um espelho, não deve refletir a cama e o morador enquanto dorme. A cama deve fornecer a visão mais ampla do ambiente (tudo certo com este item).
* O colchão deve ser de material natural, como algodão. Molas funcionam como antenas, atraindo cargas eletromagnéticas que podem atrapalhar o sono. (Não sei se meu colchão tem molas e tampouco se é de algodão. Preciso averiguar!).

+MARI KALIL: Amiga, não visitá-la na maternidade não significa que eu não ame você

* A cama deve ter cabeceira. A cabeceira da cama simboliza proteção e segurança na vida. (Sérios problemas. Ainda não temos cabeceira).
* Também não deverá ter estantes sobre a cabeceira e nem quadros com molduras muito pesadas (Problema muuito sério. Temos um quadro enorme e pesado que, se cair, mata nós dois ao mesmo tempo).
* Na medida do possível, evite os ventiladores de teto sobre a cama. (Seríssimos problemas. Dormimos com o ventilador ligado bem em cima de nossos corpos à mercê do esquartejamento promovido pelas pás do mesmo se um dia resolver desabar do teto).

olivia10-350x4995OU SEJA, ELA FAZ TUDO ERRADO

bento1POR ISSO QUE A VIDA DELA É ESSE CAOS

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

2 Comentários
  1. A cabeceira da cama deve ficar na direção em que o sol nasce. A minha não fica. Até ficava assim, mas tive que trocar pois a parede em que estava o armário mofa.

  2. Oi, Mariana!
    Adoro o jeito como escreves e amo o Bento.
    Sinto a tua falta no Cadreno Donna. Perdi um pouco o prazer de ler este caderno.
    Abraços,
    Eliana

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.