O trio da serotonina boa

Passada a extração do meu querido dente de leite, que se despediu ontem de mim, após longos anos de convívio, precisamente às 17h45min, imaginei que pudesse chegar em casa para contar da nossa separação.

27 panic460A DOR NÃO ME DEIXOU

Passado o efeito das mil picadas com a agulha beeeeeem fina da anestesia, tudo o que eu queria era me despedir do mundo, assim como fez meu amado dente de mim.

Mulher DoidissimaMINHA BOCA COMEÇOU A LATEJAR

Entrei no carro com gelo no lado esquerdo, parei na farmácia com um Toragesic sub-lingual para efeito imediato do tormento e estacionei para comprar Tylenol e Tilex. Cheguei em casa e tudo o que queria era me enfiar num quarto escuro. Foi então que, de repente, não mais que de repente…

bento clássicaELA SOLTOU UM GRITO

03-por-ai-mulher-gritando5CADÊ MEU DENTE DE LEITE??!!!

Estava tão atordoada pela dor que não trouxe meu dente de leite comigo. Bento ficou insistindo que era só um cadáver de dente, mas era meu dente. Eu não tenho culpa se ele já perdeu dois dentes comendo um costelão e não se importa de ser meio banguela e não guardar os dentes. Eu queria fazer pingente do meu dente.

03-por-ai-mulher-gritando5ONDE FOI PARAR MEU DENTE!??

Não estou podendo mastigar nada, o que já contribui bastante para Meu Desafio Medida Certa. Ontem, por exemplo, com a graça de Deus pai e da Santa Rosa, havia uma sopinha de abóbora com gengibre na geladeira, que é deliciosa quentinha, mas funciona muito bem gelada também. Devorei duas canecas. Estava morrendo de fome. Após o primeiro dia de esteira e um almoço de salmão com alface, sem poder mastigar, longe do meu querido dente e emocionalmente e fisicamente abalada, encontrei alento em duas canecas de sopa de abóbora com gengibre gelada.

bento clássicaELA NÃO PARA DE FAZER DRAMA SÓ PORQUE TIROU UM DENTE

Eu inventei essa sopa, quer dizer, eu não, a Rosa. Eu pedi a Rosa que fizesse uma sopa de abóbora com gengibre e ela inventou essa maravilha. Vou pegar a receita com ela e amanhã prometo colocar aqui. E já que comecei a falar de abóbora, e já que não posso mastigar nada mesmo, e já que tudo que me espera no horizonte é sopa e mais sopa, fui pesquisar a respeito de abóboras e sopas. Descobri várias receitinhas com baixas calorias e que ainda funcionam como Detox. Anotei várias: sopa de batata-doce, cenoura e feijão azuki; sopa de abóbora, grão-de-bico e couve; sopa de mandioca e brócolis; sopa de inhame, legumes e ervilha.

alto láCALMA!

Eu me perguntei a mesma coisa: “Como assim batata-doce, inhame e mandioca numa sopa que pretende ser de dieta!!??”. Fiquei muito bem impressionada com os benefícios de todas essas raízes e vou ao super comprar já. Querem ouvir?

Batata-doceBATATA-DOCE
O responsável por ela favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel. Ela também atrais as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar

inhame_4INHAME
Assim como a batata-doce, é um tubérculo com índice glicêmico baixo (são essas coisinhas que fazem a diferença e que a gente só descobre se informando mesmo). Outro ponto forte é carregar um fito-hormônio, chamado diosgenina, capaz de reduzir o perfil da gordura corporal. Ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória, deixando o organismo menos resistente à perda de peso

mandiocaMANDIOCA
Rica em fibras, que faz com que o carboidrato vire energia aos poucos

Outros ótimos motivos para investir nas três raízes: elas aumentam a serotonina. Ok, qualquer alimento com fonte de carboidrato tem esse poder. Mas…. a batata-doce, a mandioca e o inhame são campeões. Isso porque além do carboidrato, as fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. Se quiserem as receitinhas, me avisem que eu coloco aqui. Só não coloco agora porque minha boca começou a latejar de novo, neste momento, 7h40min da manhã.

03-por-ai-mulher-gritando5PRECISO DE OUTRO TORAGESIC SUB-LINGUAL!

bento clássicaPRECISO DO MEU PASSEIO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

16 Comentários
  1. Não te desespere Mariana…a dor é passageira..hahahhahahaha..
    E sobre as raízes..minha filha come muito inhame,e realmente é muito saudável…Bjkooo

  2. Afinal de contas, onde foi para o dente? Já tinha percebido que o Bentinho era meio banguela, mas mesmo assim continua muito fofo. Manda sim as receitinhas. Melhoras! Bjs.

  3. Bom Mari,eu trabalho num consultório odontológico e posso te dizer…
    a essa altura teu dente de leite já foi pro lixo de resíduos contaminados…

    Vai ficar só na lembrança!
    Bjo

  4. Mariana, eu sempre morro de rir das tuas coisas, sempre! Tenho um Bento Shihtzu em casa, que me olha com a mesma cara de tacho quando é passado pra trás no passeio. bj e melhoras pra questão dente de leite. ;)

  5. Mari,
    achei esta receita no site do programa “sem censura” da TV Brasil. Parece boa…
    CREME DE INHAME COM AGRIÃO
    Sonia Hirsch

    Ingredientes
    KG DE INHAME 500ML DE ÁGUA 1 OU 2 FOLHAS DE LOURO 3 DENTES DE ALHO INTEIROS 1 MAÇO DE AGRIÃO SAL A GOSTO OU MISSO

    Modo de Preparo

    COZINHE OS INHAMES DESCASCADOS, COLOCANDO NA ÁGUA UMA OU DUAS FOLHAS DE LOURO E ALGUNS DENTES DE ALHO. BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR ATÉ OBTER UM CREME FINO. VOLTE COM O CREME AO FOGO E TEMPERE COM SAL OU COM MISSO. ESPERE FERVER E JUNTE UM PUNHADO DE AGRIÃO. DEIXE COZINHAR POR UM MINUTO E SIRVA EM SEGUIDA. * CASO TEMPERE COM MISSO, CALCULE UMA COLHER DE CHÁ POR PESSOA.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Gorducha aderiu à moda da piranha 🐶♥️ Olha isso, @youhairstore! 🤣
  • As redes sociais hoje: DR até com a balança 🤣🤣🤣
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫