Os benefícios da Zumba que eu nunca vou dançar

Eu tenho consciência de que sou uma pessoa movida a invencionismos. É como se a rotina me cansasse, sabe assim? Todo dia a mesma coisa? Deus me livre! Então fico inventando fases – em todos os âmbitos que o universo feminino pode contemplar: fase moda de cabelo, fase moda de moda, fase moda de fitness, fase moda de dieta…. O céu não é o limite.

:O significado de tudo para o beleléu

Nesse troca-troca, algumas coisas sobrevivem na minha trajetória de vida. Uma delas é a ioga. Já fiz musculação, já frequentei o diabo da academia com personal trainer, já inventei de correr e ferrei o tornozelo, já investi em treinamento funcional… Mas nada, nada, nada disso teve vida longa na minha vida. Também já fiz pilates durante dois anos com minha amada e saudosa Flora, que mudou-se para a Gamboa e para longe de mim.

pilates_pose_aESTAVA NESSE NÍVEL DE ATLETA

bento1ELA SONHA ACORDADA

Logo que a Flora me abandonou, fiquei meio sem rumo, dando um tempo para ver para que lado ir. Não adianta: pilates e ioga são parte da minha vida. Eu acredito que todo mundo tem um exercício físico para chamar de seu – e deve ser assim. Exercícios nos fazem pessoas melhores, mais bem humoradas, mais saudáveis e mais flexíveis em todos os sentidos. Só que é preciso persistência para aprender, desaprender e reaprender aquilo que mais nos faz bem.

:Uma semana de paz em Dubrovnik

Tem gente que ama praticar Crossfit às 9h da noite depois de um dia inteiro de trabalho. Eu morro. A partir das 6h da tarde já começo a ficar sem energia. Meu gás está a mil de manhã. Posso escalar o Everest. À medida que as horas vão passando, vou ficando lesada da cabeça e cansada, muito cansada. O meu exercício tem que ser mais calmo. Não menos dinâmico e não com menos força, porque ioga e pilates, ao contrário do que muita gente imagina, exigem uma força danada. Mas exigem também algo que para mim é fundamental durante uma atividade física: respiração, concentração, introspecção e equilíbrio.

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Comecei a falar sobre tudo isso porque recebi informações a respeito de uma modalidade esportiva que eu JAMAIS faria, que não tem NADA a ver comigo – mas que pode ter a ver com você: a Zumba! Nem com a promessa de que é possível queimar 900 calorias em uma aula eu me vejo no meio de uma aula de zumba. Mas como este blog tem entre seus objetivos prestar serviços de utilidade pública para o bem da felicidade da humanidade (e não é de todo um desserviço, como diz o animal), venho por meio desta apresentar a você, cara leitora, que está aí do outro lado, feliz que a sexta-feira chegou (já deve até ter comido uma tortinha para comemorar!), os benefícios da Zumba.

Woman-confused3VÁ QUE NÉ?

Vá que você se encontre nesta dança? Na zumba, os movimentos da dança vem do fitness e foram criados para tonificar a musculatura. Diz a professora e instrutora de zumba Juliana Tessarolo: “Depois de um tempo na prática é possível perceber que a cintura afina, pois rebolamos boa parte da aula”.

woman-making-negative-gesture-11032994NÃO VAI ME CONVENCER, JULIANA

Segundo ela, qualquer pessoa pode fazer a aula. “As coreografias são fáceis de seguir e quem controla a intensidade dos movimentos é o próprio aluno, sempre respeitando o limite do seu corpo. Por isso, não existe restrição de idade, peso ou forma física”, explica. Não é uma aula de Jazz, nem de ginástica localizada. É apenas um tempo para as pessoas ouvirem uma música alegre e dançarem em ritmo mais forte que fariam sozinhas. Além disso, a Zumba também traz outros benefícios:

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoOS SETE BENEFÍCIOS DA ZUMBA!

1) Músculos e ossos firmes: entre os músculos trabalhados nas aulas de zumba estão os da coxa, glúteo, panturrilha, abdômen, cintura e quadril e até braços. Além de tonificar essas regiões, o exercício fortalece os ossos evita a perda óssea.
2) Fortalece as pernas e o bumbum: os movimentos das danças latinas fortalecem os músculos inferiores e superiores, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum.
3) Melhora no sistema cardiovascular: durante o exercício, os exercícios tonificam também o coração, devido ao aumento da circulação e da respiração.
4) Melhora da coordenação: os movimentos das danças que misturam velocidades, são ótimos para a coordenação motora. Melhoram os reflexos ficam mais rápidos e o equilíbrio.
5) Melhora a memória: para dançar é preciso se lembrar dos passos passados pelo professor, isso ajuda a estimular o cérebro.
6) Trabalha a sensualidade: por si só os ritmos latinos falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual no ar. Além disso, na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia, reaggeton e outros que ajudam a despertar o lado mais sensual da aluna;
7) Melhora a agilidade e equilíbrio: Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. A combinação de movimentos favorece o equilíbrio.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoO VÍDEO DE UMA AULA DE ZUMBA!

Percebam se não é a minha cara!

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JÁ SINTO OS EFEITOS COLATERAIS SÓ DE OLHAR

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

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  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
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