Quem avisa é a expert Nina Horta: chique é cozinhar e comer em casa!

Então as férias, ou melhor, as pseudo férias, visto que trabalhei durante todo o período (em slow motion, mas trabalhei), terminaram. Debandamos de Punta del Este domingo por volta de 4h da tarde e chegamos em casa perto de 1h da madrugada. Viagem tranquila, graças a Deus – inacreditavelmente tranquila naquele trecho Pelotas-Porto Alegre, uma espécie de trem fantasma da série salve-se quem puder.

Minha mala, obviamente, ainda jaz intacta no chão do closet. Porque cheguei, molhei as plantas, fiquei embasbacada com a lindeza dos meus pés de manjericão (obrigada, Rosa, você foi uma mãe para eles), abri a geladeira e constatei o óbvio: nada para comer no café da manhã. Então, acordei – um pouco tarde, é verdade -, dividi com o Chico meia xícara de leite para cada um (e foi isso) e saí me descabelando para o Zaffari Higienópolis.

zaffari 808_1929929497_nRESULTADO DE DUAS HORAS PEREGRINANDO NOS CORREDORES DO SÚPER

Voltei empolgadíssima com nossas comidinhas durante as férias em Punta e as idas ao Porto para comprar peixes e frutos do mar. Então, no carrinho, além do básico papel higiênico, saco de lixo, sabonete, desodorante, frutas, verduras e blablablá, incluí também três filés frescos de brótola comprados na peixaria do súper e um saquinho de camarão pré-cozido congelado. Então, achei que merecíamos uma paellera e uma frigideira de presente, subi até o bazar, perdi mais algumas horas distraída por lá e voltei com esses dois imprescindíveis utensílios domésticos da Multiflon (não conhecia esta marca, achei linda!) para quem quer começar a fazer mais frutos do mar em casa e chamar os amigos para experimentar.

Olha a paellera!

profissional-blurp2OOOOOOHHHHH!!!!
Peguei esta foto no site! Foi comprada pensando nos amigos!

Olha a frigideira!

Profissional-510x188OOOOOOOHHHHH!!!
Foi comprada pensando em jantares a dois!

Ontem, na estrada, Chico e eu vínhamos conversando sobre essa história de comer mais em casa e de como isso é confortável. Sabe o ditado “a dor ensina a gemer?”. Pois então: lá em Punta, com os preços nas alturas nos restaurantes – e não valendo a pena gastar para comer o que esses restaurantes ofereciam (fazíamos tão bom quanto em casa com ingredientes frescos e uma vista de cinema da varanda do apartamento) -, começamos a experimentar pratos novos e fomos pegando gosto pela coisa.

Quando as férias permitem tempo para aprender a fazer ceviche

Então, vínhamos conversando na estrada sobre o que mais podíamos pesquisar para aprender e tal. Podíamos pesquisar novas receitas de peixes, risotos, coisas para fazer na nossa panela de Wok… O céu é o limite. Eu ia conversando com ele e dando uma olhadinha nas notícias da internet quando de repente, não mais que de repente….

03-por-ai-mulher-gritando513SOMOS CHIQUES!!

– O que é isso, Mariana? – ele perguntou, rindo, enquanto me espiava.
– Escuta esta notícia que acabo de ler no site Veja.com.: “Nina Horta diz que o chique agora é comer em casa”! – falei.
– Sério? – ele riu.
– Siiim! Peraí que vou tentar abrir para ler a notícia.

Só que a notícia não era de ler, era de assistir. Era o programa Bons de Garfo em que Nina, uma das maiores críticas de comida do país (que eu amo de paixão ler!!!) e colunista da Folha de S.Paulo, participa na TV Veja. Para quem quiser assistir o episódio na íntegra, este é o link: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/nina-horta-o-chique-agora-e-comer-em-casa

ninaNINA É ESTA SENHORA MUITO SIMPÁTICA

No programa, ela diz:

“Para saber o que está na moda, primeiro você tem que botar a mão no bolso. Para saber o que é chique tem que saber antes qual é a quantidade de dinheiro que você tem. Quase ninguém hoje em dia está com um tostão no bolso. Então, o chique agora é comer em casa. A gente sempre dá um jeito de fazer do momento em que estamos vivendo algo mais glamouroso. Hoje, a realidade mostra que ninguém mais pode comer fora o tempo todo. Isso é para os endinheirados, que são poucos. Então, a solução para a maioria das pessoas é o homem ir aprendendo a fazer um risotinho (Nina ouviu tuas palavras, Chico!!!), a mulher também junta duas coisinhas ali e pronto. Moda tem que ser aquilo que você pode fazer. No momento em que você faz o que não pode, já não é moda. Quando falo em comer em casa, não é apenas comer. É o fazer, lidar com ingredientes, lidar com o fogão, comer conscientemente”.

James DevaneyESTOU ME ACHANDO MUITO CHIQUE

bento1123POBRE E EXIBIDA

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

7 Comentários
  1. Somos chiquérrimas! Faz uns dois anos que eu honestamente enjoei de comer na rua e depois que passei a fazer as contas me dei conta que com o valor de um xis filé com bacon eu faço uma comida simples, deliciosa, sem gordura e ainda escolho a trilha sonora e componho a mesa conforme minha vontade. Meu namorado e meus amigos amam, pedem “junção” toda semana. É bom demais.

  2. Parabens!! Sucesso com as panelas, eu comecei assim ha 7 anos atras e hj cozinho super bem!!
    Hum e adorei a historia do ape em Punta, ja fui algumas vezes mas sempre eh hoteis q tbem sao caros…se puder me dar algumas dicas de como algugar p verao! Adorei La Barra e Jose Ignacio.
    Beijos

  3. Mariana,

    A única coisa que acho não muito chique são os camarões pre-cozidos. Um dia aprendi com um pescador, e vi ele fazer, que eles são assim pq estão estourando o prazo de validade e, cozidos, ganham mais tempo. E congelados ainda mais…..
    Mas, claro, são mais baratos que os “in natura” o que torna-os “chiques”.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood
  • Acho que aceito de aniversário esse trajito chic! Tem história completa no Stories (y otras cositas más) 😜 #twentyfoursevenpoa #AmigaMariTFS #amigamari