Desejo de um delicioso piquenique na praia? A “expert” Mari tem as dicas!

Sou adepta do piquenique na praia e isso não é novidade para ninguém – vide meus relatos de Punta del Este. É tomatinho, é queijinho com orégano, é torradinha com pastinha… Até salada de massa eu levo em potinhos. São porções para mim e para quem mais contratar meus serviços, claro!

bento1123ELA É MUITO MERCENÁRIA

feliz1HE HE HE

Estou brincando, óbvio. Não sou virginiana, mas gosto de um certo planejamento e de uma certa ordem. Isso quer dizer que gosto de saber quem vai bater na minha lancheira de praia para que eu possa me programar e contemplar a todos os esfomeados. Foi assim que me tornei uma expert na família e famosa entre os amigos em planejar piqueniques na praia (até porque, como não sou nada chegada em praia, não posso tomar sol e passo longe do mar, preciso de algo para me distrair com toda a função).

olivia101COMER E BEBER, POR EXEMPLO

almondegas16CLAAARO!

Essa moda de comida de rua, impulsionada pela febre dos food trucks e dos piqueniques em parques das cidades, veio para ficar – e está disseminada. O que eu começo a perceber, no entanto, é que mais e mais pessoas passam a investir também nos piqueniques à beira-mar. Aqui e no Exterior. Enxergo alguns motivos para o nascimento desta tendência. Um deles é a conscientização de que o sol (fora do período estabelecido pelos dermatologistas) faz muito mal. Então, o negócio é atrasar um pouco a ida para a areia. O ideal é a partir das 16h. A partir daí, um horário perfeito para piqueniques, vai dizer?

Ideias de lanches para os pimpolhos na praia? Tia Mari tem todas!

O outro motivo é o desejo cada vez maior de fazer do momento da refeição não apenas o momento de comer, comer e comer, mas de confraternizar, entende? Com a inflação comendo o salário da gente, e o dinheiro cada vez mais curto, aumenta a necessidade de criar comidinhas e receber os amigos. E por que não transferir esse momento, durante as férias, para a beira da praia? Faz todo sentido.

Picnic-at-the-beach-Daniel-MejiaNÃO É PURA INSPIRAÇÃO?!

beach-picnic-at-sonevaHEIN?

BEACHHEIN?

picnic-2HEIN?

Foi com esta incumbência de elaborar ideias e receitas para levar para um divertido, delicioso e mágico piquenique na praia que deixei o Bento na sessão de fisioterapia e fui à loja do Zaffari Ipiranga, ali pertinho, selecionar o que considero fundamental comprar antes de pegar a estrada rumo ao litoral no próximo fim de semana. Tenho certeza que, ao terminar de ler este post, terei convencido todo mundo de que piquenique na praia é tudo de bom!

bento1123ELA SE ACHA

selfie-girl-styles to your own smart phone photosUM POUCO

Vamos começar então. Tchan, tchan, tchan, tchan…. Queremos descomplicar, certo? Certo, Mari! Então, comecemos descomplicando os aperitivos. Eu adoro os produtinhos em conserva, tipo pepino, palmito, azeitonas verdes e pretas, cebolinha. É prático e bem gostoso. Vamos para o carrinho, então? Vamos!!

Olha!

ZA CONSERVASTRIO MARAVILHA
Cebolinha, palmito e pepino em conserva: dispensam talheres e dá para levar no vidro mesmo! Costumo comprar essas marcas. Meu marido é fã da linha Tauá, da Hemmer Alimentos. Portanto…. Tudo pela harmonia do lar!

ZA AZEITONASDUPLA DINÂMICA
Verdes e pretas. Escolhi La Violetera porque é a marca que sempre compro e gosto muito! Dica: prefira sem caroço para evitar aquela coisa de “onde coloco o caroço?”, sobretudo na praia!

Fica a critério montar esses acepipes em cumbucas bonitinhas de vidro, cerâmica ou plástico ou levar dentro da embalagem mesmo. Cada um sabe de si. O que a gente não pode esquecer é o utensílio para “pescar” os aperitivos.

Olha!

ZA PALITO BAMBUESPETINHOS DE BAMBU!

Ainda neste terreno descomplicado dos aperitivos, elas não podem faltar. De quem estou falando? Sementes e frutas secas e desidratadas! Indicadíssimas pelos nutricionistas como aperitivo pela praticidade e sabor. Tenho sempre na geladeira de casa. Carregam boas doses de fibras, proteínas e as chamadas gorduras boas. O damasco seco, por exemplo, tem duas vezes mais vitamina A, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro que sua versão in natura.

Eis minha seleção preferida!

ZA FRUTAS SECASOOOOOOOOHHHHHHH!!!!
Ameixa preta, damasco seco turco, pistache, nozes pecan, passa de uva preta, castanha do pará, amêndoa torrada defumada (gosto do salgadinho dela!) e castanha de baru

mulher-questionando1-202x300-336x499CASTANHA DE BARU, MARIANA?

Sim, castanha de baru! Está super em alta!
Olha!

b8e93d1c08OI, BONITONAS!

Possui gosto semelhante ao amendoim e à castanha de caju, porém um pouco mais acentuado. O apelido dela é Viagra do Cerrado, pois é natural daquela região do país e tem fama de afrodisíaca pelo fato de ser rica em Zinco, nutriente mineral importante para a fertilidade masculina e feminina. Como se não bastasse, na indústria cosmética só se fala nela. Tem chegado mais e mais ao mercado como substituta do famigerado argan (lembram que até pouco tempo tudo era óleo de árgan, shampoo com argan etc. e tal?). Pois a castanha de baru é a queridinha da vez – indicada para tratamento de fios agredidos por ações químicas ou superexposição ao sol. Ou seja: a cara do verão!

Olha!

serving nutsNHAM NHAM!!!
Eu gosto da ideia de misturar todas elas em um pote e levar a turma toda reunida para a praia. Sou fã desse mix de paladares e texturas. Incluiria nesta espécie de entrevero de frutos secos também a ameixa, a uva passa e o damasco. Tudo junto e misturado!

Imaginou a tarde caindo e uma tábua de queijos à disposição? Sensacional! Uma dica importante que eu já testei depois de inventar de levar as embalagens fechadas e ter que ficar abrindo na praia – o que não é tarefa muito fácil, meleca bastante as mãos e gera lixo desnecessário: abra em casa e volte a embalar com papel alumínio. Além de ocupar menos espaço na lancheira, é mais fácil de operacionalizar. Basta desembalar, amassar o papel alumínio, que fica uma bolinha, e colocar na tábua. Também fiz minha seleção.

Olha!

ZA QUEIJOSQUINTETO FANTÁSTICO
Minha tábua contém Brie, Camembert, Gruyère, Montanhês e Grana Padano. Te mete! Não esqueça da faquinha para cortar alguns pedaços e deixar à disposição da turma!

Para acompanhar este momento – e para quem gosta de um pãozinho ou uma torradinha para o Brie e o Camembert, sobretudo, tenho duas preferências: pão sueco e pão levain.

Olha!

ZA SUECOPÃO SUECO
Acho beeeeem mais saudável do que várias dessas torradinhas industrializadas, sabe? O Bento ama, por sinal. Há com vários sabores, como gergelim, multigrãos, quinoa e linhaça. Vai do gosto do freguês. São suuuuper croc croc croc. Combina um monte com o Brie e o Camembert!

ZA PAO VALEPÃO LEVAIN
Eu amo de paixão este pão do Zaffari que leva a etiqueta Nobres Delícias. Como diz meu respectivo marido, ele é mais “cascurrento”. Isso porque ele é um pão natural, fruto da panificação artesanal, sem adição de produtos químicos e feito a partir do processo de fermentação natural, que usa o levain (daí o nome), uma espécie de levedura viva, no lugar do fermento químico. O resultado é um pão com a casca mais grossa, crocante e rico em fibras e… Cascurrento!

E pelo fato de que tanto o levain como o sueco merecem ser saboreados com toda sorte de opções que têm direito, sugiro colocar na tábua ela, a respeitável caponata de berinjela!

Olha!

ZA CAPONATACAPONATA DA CARMEN
Artesanal e com gostinho de feita em casa. Adoro!

Recapitulando, então: estamos na praia, patati, patatá, uns batem papo embaixo do guarda-sol, uns pegam sol, outros foram dar uma caminhada, outros estão dentro d’água… Então, chega a hora do piquenique. Oba! Estendemos a canga (há vários modelos de cangas feitas com diferentes tecidos, sugiro sempre para esses momentos aqueles tecidos mais grossos) e colocamos em cima o mix de sementes e frutas secas, os vidros com os acepipes em conserva, a tábua de queijos, o cesto de pães.  O que vamos beber? Ahá!

Olha!

blog_Flavored-Water-DIY-by-slasher-girl-4ÁGUA SABORIZADA COM ABACAXI E HORTELÃ
Água + abacaxi + hortelã. Só isso. Você pode levar o vidro já com água. Acabou? Basta repor! Por isso é preciso lembrar de levar água! Muita água! Hidratação sempre!

Cucumber-Lemon-Lime-Basil-Infused-Water-RecipeÁGUA SABORIZADA COM LIMÃO, PEPINO E MANJERICÃO
Fica muuuito refrescante. Também, dá para usar hortelã no lugar de manjericão. Ou menta. Vai do gosto de cada um. Eu gosto de todos os jeitos

Olha!

ZA VIDROELE, O VIDRO!
Achei esse modelo lindo no Zaffari! Se gostar, #ficaadica. Mas vale também recipientes de plástico. Se tiver em casa, a economia do lar agradece, né? Recapitulando a lista: abacaxi, pepino, limão, hortelã, manjericão e, claro, água mineral!

Ah, e mais!

ZA COPOSCOPOS E TAÇAS, CLARO!
Procuro evitar tudo que é imediatamente descartável – e esta linha me pareceu muito legal porque, além de não quebrar, podemos trazer de volta e reutilizar em um próximo piquenique. Sem falar que é muito bonita e dá outro sabor para a água saborizada. Sim, eu sou da teoria de que as bebidas mudam de gosto de acordo com o copo ou a taça em que bebemos!

Close neles!

copo-para-agua-descartavel-dc-003-decorplasticELE, O COPO!

copos-luxoELA, A TAÇA!

Também dá para se pensar em um vinho branco geladinho. Só que daí tem que existir toda aquela combinação entre a turma que a gente conhece bem: alguém vai ficar só na água para voltar dirigindo. Ah, não tem carro incluído no programa? Melhor ainda! Então, repara só o que encontrei!

ZA CASA SILVACASA SILVA SAUVIGNON BLANC
Temos comprado direto este vinho aqui em casa – e os tintos da Casa Silva também. Já há alguns meses estão com um valor que é ótimo custo-benefício: R$ 32,90

Quando eu morava em Barcelona, tinha como braço-direito um livro de receitas chamado Las Mejores Recetas de Italia. Eram tempos difíceis financeiramente falando, de vacas magras, o que me obrigou a aprender a cozinhar ou a morrer de fome. Achei a primeira opção bem mais interessante – até mesmo porque vivia em um dos paraísos da culinária mediterrânea e só restava boa vontade em querer fazer acontecer.

bento1123BONS TEMPOS AQUELES

Bento e eu costumávamos ir de bicicleta para a praia nos finais de semana (naquela época gostava mais de praia…), e eu sempre preparava a minha marmita para que pudéssemos desfrutar daquele momento até à noite – e sem perigo de sofrer de inanição. O que ela continha? Duas receitas de salada de massa que meu livro querido me ensinou – e que, detalhe, não passo uma semana sem preparar pelo menos uma delas estando onde estiver. Gosto das boas lembranças que os sabores me trazem.

Então, com vocês, minhas amigas ensaladas de uma vida toda!

spaESPAGUETIS CON TOMATE Y ACEITUNAS

spa1PAJARITAS CON ATÚN Y ALCAPARRAS

surprised-womanMEU DEUS!!!!

surprised_womanPARECEM DIVINAS, MARIANA!

São mesmo! Divinas e barbadinhas de fazer. Quer ver só?

spaEspaguetis con tomate y aceitunas
E
m tradução, spaghetti com tomate e azeitonas pretas

Basta colocar 500 gramas de spaghetti para cozinhar e, enquanto isso, picar tomates (a quantidade de preferência, eu gosto de bastannnnte tomate), 1 cebola roxa, meia taça de azeitonas pretas e uma taça de salsinha fresca. Quando o spaguetti ficar pronto, retire, escorra e misture tudo em uma saladeira. Então, tempere com o molho feito com 1/4 de taça de vinagre balsâmico, 1/2 taça de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Serve de 4 a 6 porções.

Dica importante: sempre que for fazer salada de massa, deixe a massa cozinhar um minuto a menos do que o recomendado na embalagem. Assim, ela ficará al dente na medida para a salada. Esta lição eu aprendi com a mestra Rita Lobo!

rita_lobo_-_divAVE, RITA!

 spa1Pajaritas con atún y alcaparras
Em tradução, gravatinha com atum e alcaparras

Basta colocar 500 gramas de gravatinhas (ou penne, confesso que eu prefiro penne) para cozinhar. Não esqueça da Rita: retire sempre um minuto antes e passe logo em água fria, ou a massa seguirá cozinhando no calor. Então, misture a massa fria com 450 gramas de atum em conserva, 1/2 taça de azeitonas pretas, 1/2 taça de alcaparras, 1/2 taça de manjericão fresco. Depois da turma toda reunida, tempere com 1/2 taça de suco de limão, sal e pimenta a gosto. A receita não manda, mas eu coloco azeite de oliva também. Rende de 4 a 6 porções.

Olha!

prato-748x748VERSÃO MUITO MARIANA
Nesta salada específica, eu usei os ensinamentos das duas receitas para fazer a minha salada com penne, tomatinho cereja, manjericão e regar com balsâmico e azeite e temperar com sal e pimenta! O que quero dizer é que a gente pode ir customizando a nossa salada de acordo com nosso humor e preferências.

Para fazer a salada, prefiro sempre as massas Barilla. Sou fã da Barilla.

Olha!

ZA BARILLA TODASBARILLA INTEGRAL E SEM GLÚTEN
Dou preferência sempre para as massas integrais. Achei interessante mostrar a linha sem glúten porque hoje em dia tem muita gente fazendo a tal dieta ou é intolerante mesmo. Então, #ficaadica: não precisa abrir mão da saladinha!

ZA ATUMATUM EM LATA
Este é meu preferido porque diz “baixo teor de sódio”. Tudo que vem escrito “baixo teor de sódio” tem minha preferência. Sou paranóica com retenção de líquido…

Aqui em casa, somos fãs daquele modelo de Tupperware que lacra dos quatro lados. Temos uma coleção deles de plástico – e notei que, recentemente, lançaram uma nova linha de vidro, o que prefiro, já que não deixa vestígio de odores de comida.

Olha!

ZA TUPERTUPPERWARE PARA A SALADA
de váááários tamanhos. Então, basta servir as porções de saladas para quem quiser, lacrar e acomodar na lancheira! Sem esquecer os garfinhos!

Por fim, porque um momento doce como este merece um final ainda mais doce, sugiro…. Brownie!

Olha!

ZA BROWNIEESTE É UMA DELÍCIA!
Detalhe: se não quiser levar o brownie inteiro, ele também vem em porções embaladas individualmente

bento1123E AS MILANESAS?

Neste piquenique, não teremos milanesas, Bento. As tuas milanesas são compradas prontas – e a ideia aqui é a gente preparar os pratos em casa, de forma simples, com os ingredientes comprados no Zaffari. Tu haverá de convir que ficar em casa fritando milanesa não é nem a melhor e nem a mais saudável coisa do mundo. Fora que não devemos sair comendo milanesas assim, indiscriminadamente. Sobretudo lhasas alérgicos feito tu.

bento1123AQUELE PIQUENIQUE NÃO SAI DA MINHA CABEÇA

Sim, eu sei.

bento e milanesasREALMENTE, É UMA CENA DE UMA FELICIDADE CONTAGIANTE

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

3 Comentários
  1. Q sugestão gostosa!
    Dicas, dicas e mais dicas pra curtir momentos especiais com os amigos.
    Já estou aqui louca pra me aventurar nessas ‘receitinhas’. Valeu Mariana!!!!!

  2. nosssa amei td. tava querendo organizar um pic nic romantico na praia ao por do sol com vinho e suas receitas e petiscos cairam como uma luva.
    mt obrigada pelas ideias. o bofe vai amar a surpresa!!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • As redes sociais hoje: DR até com a balança 🤣🤣🤣
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫
  • Chipirones a la plancha ♥️ #puntadeleste #uruguay