Segunda-feira atormentada

Eu juro por Deus-Nosso-Senhor-Jesus-Cristo que não sei o que faço com meu pescoço. Não sei que mal jeito eu dou, não sei se sou sonâmbula, planto bananeira de noite e não me lembro…. Não sei.

Eu só sei que pelo menos uma vez por semana eu tenho uma crise aguda de dor no pescoço. Ele fica duro feito uma rocha, e o resultado de toda essa contratura é uma dor de cabeça que me dá vontade de arrancar os olhos fora.

Sim, estou vivendo este tormento neste exato momento

Não é falta de exercício, não é falta de alongamento, não é falta de Tandrilax. Eu faço tudo certinho. Mas pelo menos uma vez por semana meu pescoço precisa me avisar que ele existe, embora eu não tenha o MENOR interesse em saber.

Quando isso acontece, meu celular já liga sozinho para o Giro. O Giro é um japonês milagroso na técnica do Shiatsu e da Acupuntura e fala com aquele sotaque “Hoooo, Mariana.. O que foi agora?”.

Eu começo a rir antes de começar a choramingar.

– Meu pescoço, Giro, me salva… – suplico.
– Hooooo, Mariana. Giro não ter horário hoje. Só amanhã – ele me respondeu há meia hora.

E eu comecei a me lamuriar.

Voltei para minha mesa, tomei mais um Tandrilax com a água que restava da garrafinha, amaldiçoei a segunda-feira (eu ODEIO segundas-feiras, um dia escreverei sobre isso pra exorcizar), abri minha caixa de e-mails e comecei a ler o que não era spam. E eis que dou de cara com este:

Terapeuta da rede Luiza Sato ensina técnica de automassagem: com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males.

Luiza Sato, santa Luiza Sato! Eu era cliente fidelíssima da clínica Luiza Sato em São Paulo.

Muito deitei nessa cama vindo do inferno e cheguei ao paraíso

E estou tão, mas tão aliviada com as dicas dela que preciso compartilhar. Recortem e guardem

Tensão no pescoço (EU TENHO!)
Coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

Dor de cabeça (EU TENHO!)
Pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.
tensão no pescoço. Coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

Tendinite (AINDA NÃO TENHO!)
Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

Intestino preso (LINHAÇA DOURADA DE MANHÃ SALVA!)
Deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.

Cólicas (SOU LIVRE DESSE MAL, ALGO DE BOM EU TINHA QUE TER!)
Posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.
Solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.

Região lombar (QUASE MORRO NO FIM DO DIA!)
Deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

Pernas cansadas (MUITO, MUITO PESADAS DEPOIS DE UM DIA INTEIRO SENTADA)
Flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

Bom, né? Agora preciso aprender a digitar e a dirigir com o queixo, porque não vou parar de fazer automassagem no meu pescoço até acabar essa maldita segunda-feira.

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mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.
  1. sei bem do vc tá falando Mariana, tenho tb dores frequentes na coluna cervical, vivo tomando remédio, relaxantes. piora muito qdo estou tensa (muito frequente). adorei a dica da automassagem!!

  2. sei bem do vc tá falando Mariana, tenho tb dores frequentes na coluna cervical, vivo tomando remédio, relaxantes. piora muito qdo estou tensa (muito frequente). adorei a dica da automassagem!!

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