Dois litros de água por dia? Não sou obrigada, dá licença?

Gostaria de desabafar sobre essa história de ser obrigada a beber dois litros de água por dia (ultimamente, andam até dizendo que é três, o que só piora minha existência neste mundo). Gostaria de deixar claro que eu não bebo e não beberei dois litros de água por dia todos os dias apenas por obrigação, apenas por que alguém resolveu sacramentar os tais dois litros e ponto final.

A última vez que entrei nessa paranoia de me afogar em dois litros de água por dia, parei de trabalhar. Não conseguia me concentrar. Eu me entupia de água e ia ao banheiro, me entupia de água e ia ao banheiro. Quando eu começava a me concentrar para escrever… Acontecia. Tinha que sair correndo de novo para o banheiro.

Andar na rua começou a se tornar um pesadelo. Eu tinha que lembrar de colocar a garrafinha de água dentro da bolsa e calcular quanto tempo levaria até determinado local – e se lá havia um banheiro em boas condições. Ir ao cinema tornou-se um fardo. No meio do trailer, já tinha que sair pedindo licença para ir ao banheiro. E a fila do pão no supermercado, então? Entrava naquela fila, esperava durante horas as pessoas escolherem se queriam o cacetinho mais clarinho ou mais queimadinho e, quando aproximava-se a minha vez…

mulher-doidissima5-594x4991TINHA QUE IR AO BANHEIRO DE NOVO

Não fui eu que inventei essa história dos dois litros de água por dia. Foras as atrizes e os “especialistas” entrevistados  nessas revistas de saúde e boa forma. Quer emagrecer? Beba dois litros de água por dia. Quer ter a pele linda e hidratada? Beba dois litros de água por dia. Quer aumentar a autoestima? Dois litros de água por dia.

Pois quer saber? Não obedeço mais. Agora só bebo a quantidade de água que eu quero, a quantidade que me dá prazer e quando tenho sede. Fiquei ainda mais convicta da minha determinação depois de ler um texto publicado no British Medical Journal, escrito pela médica escocesa Margaret McCartney. Diz Margareth: “O conselho de beber cerca de 2 litros de água por dia é nonsense”.

Nonsense!

woman-happy-gif

Margaret McCartney informa que os únicos benefícios já provados da alta ingestão de água são dirigidos para pacientes que têm histórico de pedras nos rins e que essa imposição corre o risco de ser até prejudicial, inclusive por fazer as pessoas se sentirem culpadas por não beberem água o suficiente. Era o que faltava carregar mais essa culpa na vida. Sim, durante algum tempo carreguei. Eu vivia me sentindo culpada. Agora, é do meu jeito. Que jeito é esse?

Por exemplo: a primeira coisa que faço ao acordar é beber o copo d’água que depositei na noite anterior na mesinha de cabeceira. Meio morno, mas vá lá. Já ouvi dizer que o tal limão espremido no primeiro copo de água da manhã, ainda em jejum, é a cura de todos os males. Se bebi? Bebi. Bebi, sim. Bebi durante três dias. No quarto, tive uma crise de azia sem precedentes.

corrida-gif

Não tenho o hábito de beber durante as refeições – e já comprovei com especialistas que é o correto mesmo. Ando sempre com uma garrafinha de água por perto, mas nem de longe fico contabilizando os mililitros consumidos, assim como não conto calorias e tampouco subo em balança.

Há um cálculo exato de quanto cada pessoa precisa ingerir de água todos os dias, sabia? O cálculo é dado pela seguinte fórmula matemática e vale para ambos os sexos: 35 ml X peso corporal (em kg). A fórmula é relativamente simples. Vamos exemplificar com uma pessoa que pese 75 quilos. Então multiplicamos pelos 35 ml e temos 2,625 mL – o que representaria 2,6 litros diariamente. A minha calculadora acusou o total de 1,89 litros.

Uns amigos já me disseram que o melhor é a água alcalina; outros que é a água de torneira mesmo; há ainda a turma do filtro de barro. Já ouvi dizer que de nada adianta beber muita água se a gente não cuidar a quantidade de sódio contida em cada marca, pois água com muito sódio provoca retenção de líquido. Partindo desta premissa, concluo que a vida se resume a beber água e fazer drenagem linfática, beber água e fazer drenagem linfática, beber água e fazer drenagem linfática.

bento1121SERES HUMANOS E SUAS PARANOIAS

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

18 Comentários
  1. CHOPPS X ÁGUA
    Uma vez me aconselharam a beber um chopp e um copo de água, um chopp e um copo de água assim sucessivamente…daí sim!!!!hehe e depois um pedaço de chocolate light meio amargo.

  2. CHOPPS X ÁGUA
    Uma vez me aconselharam a beber um chopp e um copo de água, um chopp e um copo de água assim sucessivamente…daí sim!!!!hehe e depois um pedaço de chocolate light meio amargo.

  3. hhahahahha….bemmm assim Mari!!! Quando eu começo essa neura de 2 litros de água por dia passo vergonha, uma vez estava em um curso, tive uma aula de 50 min, levantei mais de 6 vezes, as pessoas já estavam se incomodando, daí sentei junto da porta pra poder sair sem atrapalhar ninguém. E quando dá vontade no meio da madrugada?? Aquele soninho gostoso, vc tem de levantar pra ir ao banheiro….odeiooooo!! Quando digo as pessoas que eu odeio fazer xixi ninguém acredita e falam que sou louca! Acho que é trauma dos 2 litros….rs…beijinhos e bom dia.

  4. hhahahahha….bemmm assim Mari!!! Quando eu começo essa neura de 2 litros de água por dia passo vergonha, uma vez estava em um curso, tive uma aula de 50 min, levantei mais de 6 vezes, as pessoas já estavam se incomodando, daí sentei junto da porta pra poder sair sem atrapalhar ninguém. E quando dá vontade no meio da madrugada?? Aquele soninho gostoso, vc tem de levantar pra ir ao banheiro….odeiooooo!! Quando digo as pessoas que eu odeio fazer xixi ninguém acredita e falam que sou louca! Acho que é trauma dos 2 litros….rs…beijinhos e bom dia.

  5. hahahahaha Mariana … Adorei!!!!!! Eu tmbm não to nm aí p/ dois lt dágua… Mas o suco…. Tu tá fazendo errado hihihihihi Vou deixar passar o teu trauma e te envio a receita certa do suco para a ETERNIDADE … :) * A ESPECIALISTA
    BJUS

  6. hahahahaha Mariana … Adorei!!!!!! Eu tmbm não to nm aí p/ dois lt dágua… Mas o suco…. Tu tá fazendo errado hihihihihi Vou deixar passar o teu trauma e te envio a receita certa do suco para a ETERNIDADE … :) * A ESPECIALISTA
    BJUS

  7. Pois aí vem o contraponto… Já cansei de ouvir: “nossa, tanta água vai te fazer mal!”, sério, bebo água demais, achei que fosse diabética até! Mas não, sou só uma aguólatra (?!?!), queria tomar menos, juro por Deus! Meu marido já se deu ao trabalho de colocar várias garrafinhas na geladeira e contar qtas eu tomava em 24hs, deu mais de 6 litros minha gente! E qto a ir ao banheiro? Nooossa! No meio da apresentação do meu mestrado me deu vontade, imaginem a cena, todos me olhando e eu me contorcendo na frente da banca, dobrando as perninhas! Como diz o meu irmão: “tu é estranha, mana!”. Bjos Mari!

  8. Pois aí vem o contraponto… Já cansei de ouvir: “nossa, tanta água vai te fazer mal!”, sério, bebo água demais, achei que fosse diabética até! Mas não, sou só uma aguólatra (?!?!), queria tomar menos, juro por Deus! Meu marido já se deu ao trabalho de colocar várias garrafinhas na geladeira e contar qtas eu tomava em 24hs, deu mais de 6 litros minha gente! E qto a ir ao banheiro? Nooossa! No meio da apresentação do meu mestrado me deu vontade, imaginem a cena, todos me olhando e eu me contorcendo na frente da banca, dobrando as perninhas! Como diz o meu irmão: “tu é estranha, mana!”. Bjos Mari!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.