Sobre a náusea que sinto e a esperança que #euacredito

Tenho um enjoo, uma náusea, uma falta de fome. Há dois dias. Um aperto no peito, uma sensação de luto. Caminhava ontem na rua, indo de um lugar a outro – agora que decidi fazer mais coisas a pé – e pensava sobre essa sensação, enquanto ouvia a BandNews. Então, comecei a fazer o que sempre faço, a colocar na mente a imagem de cada pessoa que quero bem para que meu corpo respondesse se havia dentro de mim alguma intuição ruim a respeito dela, ou se o foco de preocupação residia ali. Sempre dá certo. Pensei na minha mãe, no meu pai, em cada um dos meus irmãos, dos meus sobrinhos. Pensei no meu marido, em cada integrante da família dele. Pensei no Bento, na Papaqui, na Olivia. Tudo certo. Pensei em mim. Nada errado. Então pensei no Brasil. E tive vontade de vomitar enquanto esperava o sinal abrir para pedestres. Era isso: eu estava nauseada, de luto pelo Brasil.

Isso aconteceu por volta de 11h da manhã, quando ainda se esperava com muita temeridade a confirmação da golpista Dilma Rousseff para empossar seu comparsa na titularidade da pasta de ministro chefe da Casa Civil – algo inacreditável na República Democrática de Direito. Perdi a coletiva em que ela deu todos os motivos injustificáveis e mentirosos para tamanho disparate. Voltei para casa e sentei para trabalhar. Fiquei absorvida em outros assuntos até que, por volta de 18h, levantei para fazer um café e liguei a televisão na GloboNews. Testemunhei em tempo real a divulgação dos grampos que comprovam que uma quadrilha de bandidos está amotinada dentro do Palácio do Planalto. Larguei tudo e sentei na frente da tevê. A sensação de náusea melhorou. A máscara deles tinha caído. Justiça será feita. “Há luz no fim do túnel”, pensei.

brasil 1935492_971736356248527_212794443486432781_nUMA FORÇA MAIOR ESTÁ OLHANDO POR NÓS

Fui pra rua. Encontrei duas mil pessoas no Parcão. De duas mil, viramos 25 mil. Cruzamos a avenida Goethe, subimos a 24 de Outubro, descemos a Independência e tomamos a frente da Assembléia Legislativa e do Palácio Piratini. Éramos cidadãos incrédulos, inconformados, nauseados, mas, sobretudos, dispostos a ir até o fim nesta guerra. Éramos jovens, velhos, homens, mulheres e crianças gritando a uma só voz pela manutenção da democracia no nosso país. O PT deu um golpe de Estado em todos nós. O Lula que deveria estar atrás das grades, que teria hoje sua prisão preventiva decretada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, ganhou foro privilegiado da presidente da República. Ganhou status de chefe de Estado para desfilar com desenvoltura dentro dos três poderes fazendo aquilo que mais sabe fazer: ameaçar (de morte, se for o caso, porque bandido não tem pena de vítima) quem não estiver ao lado da bandidagem.

DilmaeLulaA HORA DE VOCÊS VAI CHEGAR

Não conseguirás, Luiz Inácio. Nós somos muitos. Nós somos mais. Nós não deixaremos a sua quadrilha roubar nosso país, esvaziar nossas reservas para manter o seu plano populista e míope, enganando a população com benesses que cobrarão a conta lá na frente, transformando o nosso país em uma Venezuela. No pasarán, Luiz Inácio Lula da Silva. No pasarán, Dilma Roussef. Vocês são canalhas, gente da pior espécie. Vocês são uma quadrilha acovardada por um Brasil que acordou. Os poucos que defendem vocês são vagabundos, que mamam nas tetas do Estado, na roubalheira que vocês promovem. Ou são fanáticos, incapazes da compreensão e da leitura dos fatos. Não merecem meu respeito, não merecem minha elegância com o bom português.

Faço minhas as palavras do editorial do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira, 17 de março – Estadão que, aliás, ganhou uma assinante. Porque é nessas horas que a gente vê e conhece a verdadeira imprensa, aquela que está a serviço do povo e de uma nação e não em conchavo com a máquina pública.

estadaoMINHA FONTE DE INFORMAÇÃO

Não é outra coisa senão um golpe de Estado a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff. Esse ato foi, simultaneamente, uma declaração de guerra aos brasileiros honestos e às instituições da República e a abdicação de fato da presidente Dilma de seu cargo, entregando-o de vez a seu criador e consumando dessa maneira o tal “golpe” que o PT, Dilma e Lula tanto acusavam a oposição de tramar. Temos agora na Presidência de fato da República um tipo que não recebeu um único voto para ocupar aquela posição nas últimas eleições.

Já os mais de 54 milhões de votos que Dilma recebeu na reeleição foram rasgados com essa assombrosa decisão. Dilma tornou-se, por vontade própria, subalterna do demiurgo petista, na presunção de que este, como “primeiro-ministro” em um parlamentarismo de fancaria, terá o poder que ela não tem mais – e a capacidade que nunca teve – para reverter o colapso de seu triste governo.

Ao mesmo tempo, Dilma aceitou acoitar Lula em seu gabinete, concedendo-lhe foro especial para que o chefão tenha melhores condições de tentar se safar da Justiça – uma sacada que transforma o exercício do governo em algo próximo do mais puro e simples gangsterismo. Também se poderia dizer que o bando, que estava acéfalo, agora tem um chefe.

lula-1O CHEFE DA QUADRILHA

Faço questão também de compartilhar o texto primoroso da Renata Barreto, de São Paulo. Faço minhas as palavras da Renata:

Ei você!! Você mesmo que olhou pro outro lado e fingiu que a conversa não era contigo. Você que admira como formador de opinião pessoas como Tico Santa Cruz, Gregório Duvivier, Pablo Villaça, Jean Willys, Cynara Menezes. Você que compartilhou que impeachment era golpe, que o problema do Brasil era a elite que não queria pobre andando de avião, você que diz que a polarização é ruim, mas nunca entendeu de fato o que é direita, esquerda ou liberalismo.

Você que votou com orgulho em Dilma, chamou de guerreiros do povo brasileiro vários políticos corruptos, mas compactuou com os absurdos que fizeram com o Brasil. Você que diz que Sérgio Moro é comprado do PSDB, mas não deu um pio com a prisão de Marcelo Odebrecht, relutou com a delação de Delcídio Amaral aos comparsas do PT e aplaudiu quando o nome de Aécio Neves foi citado.

Sim, você mesmo, o que repudia as manifestações, mas diz que a Lava-Jato é perseguição, você que ridiculariza quem bate panela, mas não quem depreda patrimônio público, você que fala que o Petróleo é nosso e aplaude aumento de impostos, você que diz ser contra a corrupção, mas se o PT não a inventou não deve ser tão grave.

Você, meu caro, é a escória dos cidadãos brasileiros. Você apóia a corrupção que rouba seu próprio bolso. Você é a marca da incoerência e ignorância. Você apoiou este verdadeiro golpe em que Lula volta ao governo na qualidade de ministro da Casa Civil, além do cargo que de fato nunca deixou, como efetivo Presidente do Brasil. Você apóia a fuga do cidadão “mais honesto do país” ao ter foro privilegiado e escapar de Moro.

Mas não se engane. Esse atestado de culpa será apenas mais algumas cavadas na terra da própria cova do PT e do governo como conhecemos hoje. O rito de impeachment vai seguir e, além de Dilma, Lula e outros ministros, tal como o da Educação que tentou comprar o silêncio de Delcídio, irão cair. Todos juntos, um a um.

E você, sim você mesmo, cairá junto. Talvez nem perceba, dado que perceber coisas óbvias não seja seu forte, mas você acabou. É uma vergonha. É patético. Um dia a história vai ser escrita e você estará nessas linhas, mesmo que indiretamente. Seus filhos a lerão. Você está confortável com isso? Você é ator principal nesta triste história chamada Brasil.

Eu não vou esquecer.

palmas-14PALMAS PARA A RENATA

E, por favor, antes que eu esqueça: jamais me chamem de “querida”.
Quando essa quadrilha cair, e ela cairá, a gente volta a conversar sobre esse adjetivo tão carinhoso, porém porcamente proferido pela boca de quem ainda vai experimentar a quentinha da Papuda.

acredito

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

11 Comentários
  1. Náuseas por aqui também…. Acabei de assistir a cerimônia de posse e queria quebrar a tela do computador…. Quando a Presidenta disse que “a gritaria dos golpistas não vai me tirar do prumo e deixar o povo do joelhos”….quase perdi a razão…

  2. Mariana,
    Só tenho a agradecer por ter valido a pena esta leitura e por saber que este texto irá abrigar muitos olhos que estão arregalados com a falta de respeito que estamos sendo obrigados a engolir pelas pessoas que deveriam zelar pelos brasileiros e seus direitos.
    Obrigada!

  3. Parabéns Mariana! Te acompanho há bastante tempo, mas devo dizer que este texto é um dos teus melhores dos últimos tempos.O da Renata Barreto também, um alento! Depois dos grampos e das manifestações de ontem, voltei a ter esperanças! Beijos!

  4. Nessas horas,invejo minha cachorrinha.Embora eu saiba que ela sofre junto comigo,pelo menos no mundo dela não entram Dilma,Lula e toda sua quadrilha.Estou com raiva,nojo,estou indignada.Que Deus nos livre desse mal,estamos lidando com gente que não teme a Deus,por isso,ousam fazer toda essa vergonha.Precisamos invocar São Miguel para nos dar proteção e ao nosso país,proteção ao juiz Sérgio Moro e a todos que trabalham nestas investigações. São Miguel é o Prįncipe dos Arcanjos,o Arcanjo do primeiro raio,azul,o raio do poder e da fé de Deus.Deixo aqui um decreto dinâmico para qualquer momento difįcil,bradem ao Anjo do SENHOR até que ele responda:”São Miguel à frente!São Miguel atrás!São Miguel à direita!São Miguel à esquerda!São Miguel acima!São Miguel abaixo!São Miguel, São Miguel, aonde quer que eu vá,EU SOU seu Amor que protege aqui!EU SOU seu Amor que protege aqui! EU SOU seu Amor que protege aqui!”.(Do livro:”A Alquimia de Saint Germain”). Mariana,um beijo nas “crianças”.O Bento me lembra o Mimoso,(meu maninho canino que já partiu)pelas opiniões.Comecei a ler tua coluna por causa dele.

  5. Mariana, leio teus textos há cerca de quatro anos. É impossível não sorrir com eles. Mas hoje, infelizmente, vou tirar o seu link dos meus favoritos. Respeito a tua opinião, assim como respeito a de todos, mas não imaginava que você usaria de um espaço tão bacana pra se posicionar politicamente. Tinha esperança que ainda restassem ambientes agradáveis sem esse tipo de debate. Estava enganada.

    1. Lamento, Carolina. Mas fica à vontade para curtir e seguir aquilo que mais te agrada. Eu sou jornalista e, neste momento absolutamente importante que vive nosso país, com decisões políticas que vão influenciar a vida de todos nós por muito tempo, não vou fechar os olhos e ficar falando de batom. Beijo. MK

  6. Em vez de assistir Globo News assista ao noticiário da Tv Cultura que você mesma disse assistir, acho que não hem… cuidado com suas palavras ofender as pessoas que não concordam com a sua opinião no mínimo posso dizer deselegantes. E porque so o PT^, não sou de nenhum partido, e concordo que a vergonha nacional e grande, mas porque esse ódio tao grande por um so partido^, se todos estão envolvidos, onde esta sua postura de jornalista. Acho que teus ânimos estão muito acirrados. pense antes de escrever, me parece que esta meio fora da casinha.Isso não e bom para nenhum pais, precisamos de reivindicações sim, mas serias, e não como se fossem um bando de loucos cheio de ódio.

    1. Eu assisto à TV Cultura diariamente, Simone. Das 21h às 22h. Sou fã e divulgadora. E também assisto à Globonews. Gosto de me informar por vários meios de comunicação. Não tenho ódio nenhum, você fez uma interpretação equivocada do meu texto. Tenho, sim, posicionamento de jornalista e cidadã. E meu posicionamento é apartidário e pelo fim da corrupção. Att. Mariana

  7. Palmas pra você também! !!
    Que Deus abençoe nossa nação e proteja o Moro e toda a equipe nessa operação, creio que será a maior prisão conjunta da História contra tamanha corrupção !!

  8. Oi, Mari! Sou uma leitora fiel do teu blog há anos. Adoro teus textos e tua forma de escrever. Porém lendo esse texto hoje não posso deixar de me entristecer. Não sou petista (aliás hoje sou completamente apartidária e acredito que precisamos de uma reforma política já!), não compactuo com a corrupção, também quero um país livre desse roubo todo, mas respeito todos os tipos de opiniões. Acho que discursos de ódio como esse só servem para piorar a situação. Sim, discurso de ódio. “Os poucos que defendem vocês são vagabundos, que mamam nas tetas do Estado, na roubalheira que vocês promovem. Ou são fanáticos, incapazes da compreensão e da leitura dos fatos. Não merecem meu respeito, não merecem minha elegância com o bom português.”, isso não é discurso de ódio? Pessoas que pensam diferente não merecem respeito? Respeito teu ponto de vista, concordo em alguns fatos com ele, discordo de outros e mantenho minha postura de respeito por ti e por qualquer pessoa que pense diferente de mim. Não comparo as pessoas por suas ideologias políticas ou pelos partidos que elas façam parte. Acredito que há pessoas desonestas e honestas dentro de qualquer partido político. Não acho que seja uma característica exclusiva dos petistas. Não mesmo!
    Vivemos numa democracia e temos de respeitar a todos, mesmo dos que discordamos.
    Fiquei triste, não pela tua opinião, que fique bem claro. Fiquei triste de saber que acreditas que, por ter uma opinião diferente da tua, não mereço teu respeito. Uma pena!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado