Sobre verdes e doces

Foi uma quinta-feira de desaparecimento forçado, mas não tive como dar o ar da graça aqui neste meu nobre espaço que tanto me alegra quando consigo um tempinho para sentar, escrever e dizer qualquer coisa, mesmo que não seja nada, apenas devaneios da minha cabeça que fica pensando enquanto digito.

baby-kissSEI QUE ME ENTENDEM

Bento e eu fomos jantar na casa dos vôvos ontem. Minha adorada maninha disse que o cardápio seria tapioca e não omelete. Pela primeira vez eu experimentaria tapioca e, cá entre nós, minha maninha tem mão boa na cozinha. Preparou tapioca de tomatinho, queijo e manjericão para ela, para mãe e para mim. Pai foi contemplado com tapioca recheada de carne.

bento clássicaVÔVO SE DEU BEM

Cada um de nós teve direito a duas tapiocas. Na minha segunda tapioca, fui contemplada com uma reba da carne que tinha sobrado das tapiocas do pai. E cá entre nós: uma carnezinha tem sem valor. Ficou muuuito mais saborosa.

Olha!

tapiocaESTA AINDA É A TAPIOCA SEM CARNE

Lulu disse que a melhor tapioca é aquela com restinho de churrasco, sabe assim? Quando a carne sobrou salgadinha, meio defumadinha, daí a gente coloca no recheio da tapioca crocante e devora?

nham nhamNHAM NHAM

Eu sei que a tapioca foi mais do que aprovada e que hoje mesmo eu vou atrás de um saco de farinha de tapioca pra chamar de meu. Me dêem um minutinho. Rosa ainda não chegou e o interfone está tocando.

(Mariana levanta-se e vai até o interfone na cozinha).
– Sim?
– Entrega do suco verde.
– Estou descendo.

03-por-ai-mulher-gritando5SUCO VERDE FRESQUINHO

Olha!

sucoOOOOOHHHHHHH!!!!

Quem veio entregar foi o querido e simpático José, marido da Mary, a alquimista desses deliciosos sucos verdes. Enquanto Bento latia feito um condenado na porta de casa, e eu ouvia a histeria lá de baixo, José me contou que leu meus dois livros e o blog diariamente. Fiquei muuito feliz. E me perguntou por que eu não conseguia fazer o meu próprio suco verde. Querido José, não é todo mundo que tem as mãos de fada da Mary.

SacouCAPITOU?

Ontem, entre uma reunião e outra, entre um sobe e desce de escadas, conheci a Tamara, que também lê o blog e adora. Ligaram para o meu ramal e disseram que uma comitiva da Univates estava conhecendo a redação da Zero Hora e que uma das moças queria muito me entregar uma lembrança. Fui até a redação da ZH e me apresentei para a comitiva.
– Oi, eu sou a Mariana.

Foi então que a Tamara se apresentou. Me deu a carinhosa lembrança e batemos uma foto juntas.

Olha!

tamaraTAMARA SAIU ÓTIMA; EU ESTAVA COM UM POUCO DE VERGONHA
(e poderia ter arrumado direito a minha franja só que a vergonha me paralisou)

Na verdade, não sei por que fiquei com vergonha, até porque já fui mais envergonhada. Mas é que ela ficou tão feliz de me conhecer que eu fiquei meio sem graça, sabe assim? Tamara escreveu uma cartinha linda, que eu faço questão de publicar aqui porque é esse tipo de carinho que faz a profissão da gente valer a pena.

Olha!

cartaADOREI, TAMARA!

E o conteúdo da lembrança, que, segundo a Tamara, deixaria meu dia mais doce.

Olha!

docesOOOOOOHHHHHHH!!!!
(Brigadeiros da Refúgio Doce, de Lajeado, terra da Tamara)

Vem aqui um pouquinho, Tamara. Deixa eu te falar uma coisinha.

WhisperTU ME PAGA

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.
  1. Ai Marina, tu é o máximo!!! Eu sou irmã da Tamara (ihih) e ela que me “apresentou” a você, por meio do blog! AMO AMO AMO!!!! Demais!! Também quero te conhecer :) Beijos

  2. Mariana, que legal e quanto tu tocas o coração das pessoas, muito gentil a Tamara.

    Deixa eu te falar, um dia comprei tapioca no Total e levei para casa, quando abri o pacote e fui provar achei horrível, parecia uma goma.
    Será que feito na hora e se logo comer fica crocante como falastes?
    Adoro tudo que tem farinha, que é seco, mas a experiência da tapioca não foi boa.

    bj

  3. Com esta pontinha de vergonha em tirar uma foto, até que tu ficaste muito bem! Rejuvenesceste uns 15 anos. Repares só. Agora, quando tu colocas aqui umas selfies com óculos e tiradas muito de perto, cruzes. Tu compras óculos que não combinam com a tua cara pequena e cabelão por todo lado. Ficas horrorosa. Tu devias usar óculos leves, quase sem armação. Com armação de ouro, definitivos, da Lunetterie, no Rio. No Fashiom Mall fica a minha loja preferida. Que tal uma visitinha, mesmo que seja só para conferires?

  4. Mas tu provou ela pura direto do pacote, Josie? Tu tem que esquentar a frigideira, pegar uma peneira, jogar a farinha dentro e ir ocupando todo o fundo da frigideira, até formar uma espécie de massa de panqueca. Quando ela começar a desgrudar da frigideira, tu coloca o recheio, fecha e está pronto. Fica muuuito croc! Bjo. MK

  5. Mariana, hahaha !eu inventei de comprar na praça de alimentação e levei para casa.
    Não sei se ainda tem um quiosque no Total de tapioca, mas foi lá.
    Acho que até chegar em casa , esfriou e virou um grude.
    bj

  6. Há 3 dias que comprei a tal farinha para fazer tapioca e fiz recheada com queijo coalho, além de ser muito rápida de fazer ficou um delícia e é super levinha, mais uma preparação que acrescentei ao meu cardápio por sugestão tua Mari ( a outra foi a tortinha saudável) o que não consigo me adaptar é ao suco verde e outros sucos que surgem, adoraria pelo valor que possuem mas o sabor não me agrada e não me acostumo, uma pena. Bjo prá ti e pro xerife do Parcão e arredores!!!

  7. Oi,Mari!
    Tudo bom?
    Meu único comentário hoje é: chocada com a falta de educação de certas pessoas,achei a moça(aí de cima), muito grosseira,isso não combina com as leitoras deste blog,que tanto adoramos,se quer chamar atenção esta no blog errado,procura o Holofote…Bento esta o máximo nos fotos…Bjkss..

  8. vou comprar tapioca amanhã, louca p experimentar!!! ainda mais depois q Lulu falou q com carne de churrasco fica mara…domingo à noite é só o q tem aqui.
    qto ao suco verde…muito caro esse pronto, achei.
    bjbj e bonfindi
    et: adoro teu óculos, teu cabelo, e tudo mais…só pq o q interessa és tu. pronto, falei!

  9. oi mari!!
    tapioca é bom de+em canoas tem um lugar q serve só tapiocas e acarajé e mtooooooo bom adoro, a tapioca de leite condensado c coco e uma loucura, mas nada bate o acarajé meu Deus acho q se deixar eu como uns 5 kkkk tu ñ gosta?
    bjs e lambjokas no xerife bento

  10. mari sem querer abusar da tua boa vontade,mas ja abusando, minha filha e meu genro estão se programando para ir a punta na semana q vem, e algumas pessoas disseram q só pode entrar no uruguai c carteira de identidade recente, mas nenhum dos dois tem pois só usam a de habilitação, as identidades são de qdo eram crianças e tbm q tem q transferir o seguro do carro e etc, como tu vai seguido pra la, tomei a liberdade de te importunar pra te perguntar como funcionam esses detalhes.
    desc o incômodo bjs

  11. Oi Mariana,
    Amei ler teus livros, adoro o blog, o Bento e o suco verde da Mary e do José!! Sou muito tua fã e super me identifico contigo!! A dica do suco, iogurtes e o maravilhoso brigadeiro que pode do Saúde lá em casa mudou meu café da manhã pra sempre!!
    Super beijo pra ti e pro Bento!!
    Karen e Téia
    ps. a pequena Téia ficou das tímidas, ela tem uma quedinha pelo Bento!!!

  12. Mari,
    A dica de uma tapioca mara é a que vende no Zaffari…não lembro o nome, mas só tem uma marca, não tem erro. O pacote com 500g custa uns R$ 7,00. Eu testei também a que é vendida na Macrobiótica, do Mercado Público. 1kg, R$ 10,00. Mas achei ela meio sem sal, tive que caprichar no recheio para ficar com sabor. Ficam as dicas!

    Bjsss!

  13. Fatima Mansur, beijinho no ombro pra ti. Se não tens nada mais interessante a dizer, cala-te. Mari, quando eu terminar minha dieta Dukan certamente vou querer tapioca…kkk fiquei vontadinha… beijo pra ti e pro Bento.

  14. Mari!!
    Amooo ler as matérias do seu blog!!
    Adoro comer tapioca, e te indico um recheio que fiz e amei!!
    Pega peito de frango, corta em pedaços beem pequenos. Coloca na frigideira com alho fatiado em lâminas, pinga umas gotas de vinagre (para ficar macio), e quando o frango estiver quase no ponto, pinga umas gotas de mostarda. Depois faz a tapioca normalmente, aí coloca uma fatia de queijo,o recheio e fecha! Fica ‘dos deuses!’

    Ah a Refúgio Doce é na minha cidade vizinha e é muito boa, e indico experimentar os mini cupcakes que são uma delícia!!! Abração!

  15. Hahahaha! Tô me “finando” de rir com o comentário da simpática Fátima.
    Sabe que eu vi uma foto tua com um óculos redondo e pensei: “poucas pessoas ficam bem com esse tipo de armação”. E você fica linda, combina muito!
    Também me emocionei quando te conheci. Você é amiga de um monte de gente e sem sabe! E fico super feliz em ver o teu sucesso e como toca o coração das pessoas (e o sucesso do Bento também, claro!).
    E tenho medo de viciar em tapioca, hehehehe. Deve ser muito bom!!
    Beijos pra vc, Bento e Olívia!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood
  • Acho que aceito de aniversário esse trajito chic! Tem história completa no Stories (y otras cositas más) 😜 #twentyfoursevenpoa #AmigaMariTFS #amigamari