A importância (crucial) e o valor da vitamina C para a pele

Participei de bate papo promovido pela L’Oreal que elucidou muitas dúvidas sobre a importância e o valor da vitamina C para a saúde da pele. A farmacêutica Raquel Trovo contou que os produtos com vitamina C já representam 25% da venda de produtos anti-idade da multinacional. Segundo Raquel, La Roche-Posay é a marca número 1 de prescrição pelos dermatologistas (eu já sabia disso, minha dermatologista, Glades Thomasi, havia me dito). No Brasil, ela é a maior marca de dermocosméticos. No mundo, não. No mundo, a maior é a Vichy

active-c-10PRODUTO DE SUCESSO
Raquel falou sobre o Active C10. Ele foi desenvolvido apenas para o mercado brasileiro.

pigmentclar-serumOUTRA NOVIDADE LA ROCHE-POSAY
Trata-se do Pigmentar Serum. Por ser um sérum, tem uma concentração maior no tratamento intensivo anti-idade.

Dica que achei bem interessante: o sérum deve ser sempre o primeiro a ser aplicado – antes do filtro, antes do creme ao redor dos olhos, antes de tudo. Eu já sabia que ele devia vir antes do filtro solar, mas confesso que não tinha tanta certeza sobre ter que aplicá-lo antes do creme ao redor dos olhos. Pois #ficadica.

Chama-se PhE-Resorcinol o novo ativo estrela do mundo. Ele é DEZ VEZES mais eficaz do que o ácido kójico, o ativo utilizado atualmente no universo dos dermocosméticos para clarear as manchas. Reduz 50% da melanina existente.

pigmentclar-olhosOUTRO SUCESSO DE VENDAS
Pigmentclar Olhos – especialmente para as olheiras, com dupla ação clareadora para olheiras azuis e marrons. Esse bico metálico serve para, após a aplicação do produto, dar leves batidinhas para ajudar a espalhar o creme, contribuindo para massagear a região, desobstruir os vasinhos e deixá-los menos dilatados, melhorando o aspecto das olheiras

Outra dica interessante: a quantidade de produto que devemos passar ao redor dos olhos deve ser do tamanho de um grão de…. Arroz!

bateria-arroz-1Apenas um grãozinho de arroz de qualquer produto para os dois olhos!

Para o rosto, a quantidade de produto deve ser do tamanho de um grão de ervilha. A farmacêutica disse que aprendeu aqui no Sul algo muito mais chique de dizer. No lugar de “grão de ervilha”, deve-se aplicar “a quantidade equivalente a uma pérola”.

pearlEis  quantidade, então, de produto que devemos aplicar no rosto

Para nunca mais esquecer a diferença entre UVA e UVB: basta fazer a seguinte associação:
UVB – B = Burn (queimar). Portanto, filtros UVB protegem de forma a evitar que a pele queime no sol.
UVA – A = Age (envelhecimento). Portanto, filtros UVA atuam com finalidade anti-idade.

Quanto maior é o FPS, maior é o UVB, ou seja, o filtro que ajuda a evitar queimadura. Mas isso, por si só, não basta. O fundamental é olhar o PPD na hora de comprar um filtro solar. Explico: De NADA adianta entrar em uma farmácia e comprar um filtro solar FPS 60, por exemplo, e achar que estou protegida. Para que o filtro solar 60 seja realmente eficaz, o PPD da bula deve acusar que ele possui no mínimo 1/3 da proteção.

Resumindo: se eu resolvi comprar um filtro solar FPS 60, o PPD deve ser 20, no mínimo. Entendido?

antheliosACtoqueSECO30A linha Anthelios, da La Roche-Posay, é a mais preocupada do mundo com essa relação entre FPS e PPD de equilíbrio de proteção solar

Vichy_Normaderm_Night_Detox_40ml_1393316423SUCESSO DA VICHY
Chama-se Normaderm Detox Noite. É um cuidado detox para peles oleosas e acneicas e indicado para ser usado durante a noite, que é quando a pele produz mais sebo.

VP17513_rec_mainIDÉALIA LIFE SERUM
Foi criado com o objetivo de cuidar da qualidade da pele danificada. A farmacêutica Raquel explicou que a Vichy sabe que levamos uma vida estressante, com poucas horas de sono, muito trabalho etc e tal e que não está no mundo para nos julgar por isso, mas para nos ajudar (adorei essa parte da explicação). Portanto, este sérum vem com uma molécula que atua na melhora da tonalidade, na diminuição das linhas de expressão e dos poros dilatados e na promoção de uma pele mais luminosa

Por fim, reproduzo a entrevista que fiz com Elizabeth Faria, gerente de formação da Kiehl’s, que também faz parte do grupo L’Oreal.

MK – Um estudo realizado nos EUA revelou que uma das principais condições para aproveitamento máximo da vitamina C pela pele é ela estar em um veículo com pH ácido, como o sérum. Gostaria que a senhora listasse os benefícios do sérum nesses casos e qual a melhor maneira de guardá-lo e aplicá-lo?
Elizabeth Faria – Os séruns são uma excelente escolha para a pele, pois são fórmulas com altíssimas concentrações de ativos, bem superiores dos cremes, e são direcionados para preocupações especificas tais como flacidez, manchas, etc. Além disso, os séruns são facilmente absorvidos por todos os tipo de pele, o que traz resultados mais rápidos e eficazes. A aplicação deve ser feita sempre com a pele limpa e tonificada e antes de seu creme habitual visto que os soros não tem propriedade de hidratação. Para armazenamento, a recomendação é guardar em lugar arejado, ao abrigo de luz.

155431 ESTE É O QUE EU, MARIANA, UTILIZO
Também recomendação da minha dermatologista e de uma eficácia impressionante

MK – Com que idade a mulher deve começar a usar produtos com vitamina C? Além do rosto, colo e pescoço também devem receber o produto?
Elizabeth – A vitamina C tem uma ampla gama de efeitos quando usada em cosmecêuticos, e por isso, é extremamente eficaz na desaceleração do processo de envelhecimento e na recuperação da pele para um estado saudável e jovem.  A indicação de uso é para mulheres a partir dos 25 anos de idade, quando é possível perceber uma progressiva diminuição e alteração das fibras de elastina e colágeno. Os produtos devem ser aplicados no rosto, pescoço e colo.

+BELEZA: Existe um batom nude certo para harmonizar com cada tipo de pele

MK – Existem algumas “regrinhas” para o uso? Por exemplo: só aplicar o produto à noite, ou sob filtro solar?
Elizabeth – Sim. A indicação é sempre aplicar com a pele limpa e tonificada e antes de seu creme habitual. A Vitamina C pode ser usada duas vezes ao dia, ou seja, pode ser aplicada pela manhã e pela noite.

MK – O que há de mais moderno no momento em relação à vitamina C?
Elizabeth –
A Vitamina C é um ativo que vem sendo pesquisado há mais de 20 anos. Com o passar dos anos, os avanços e inovação podem ser vistos nos produtos cada vez mais específicos e alinhados à demanda do cliente. Pesquisas indicam que 71% das pessoas têm a preocupação com manchas, e os químicos de Kiehl’s são experts em hiperpigmentação e trazem sempre o mais moderno em termos de inovação científica, por exemplo, oferecendo o Clearly Corrective Dark Spot Solution, com seu ingrediente chave, o Ativado C – um derivado estável da vitamina C, que é considerado o mais atual, em termos de tecnologia científica. Esse produto combate todos os tipos de manchas existentes ao mesmo tempo que previne a formação de novas manchas e pode ser usado o ano todo, em qualquer época (verão e inverno).

231496134ELA REFERE-SE A ELE

Outro exemplo em Kiehl’s é o Powerful Strenght Line-Reducing Concentrate, um produto que traz concentração de 10,5% de Vitamina C pura com significativa ação anti flacidez.

Hero_3605970214364ELA REFERE-SE A ELE
Lembram que, no ano passado, fui a uma loja da Kiehl’s e comprei um kit S.O.S rosto? Contei no post UMA PELE LINDA PARA AUTOGRAFAR NA FEIRA. Pois, então. Eu realmente senti uma diferença enorme nas primeiras semanas de uso. Tanto é que, depois que acabou, comprei de novo. Mas então, levei meu kit para minha dermato ver o que eu estava passando no rosto e ela disse que era bom e tal, mas que proporcionava o tal “efeito cinderela”. Ou seja: na hora, ficava uma maravilha, mas não era o mais indicado para um tratamento a longo prazo. Desde então, troquei para o SkinCeuticals no rosto e venho utilizando o da Kiehl’s no pescoço e colo até terminar

Recentemente lançamos também o Actively Correcting & Beautifying BB Cream, que trata de forma eficaz a pele ao oferecer uma correção da tonalidade usando a Vitamina C. Sua fórmula oferece uma cobertura leve, mas consistente, desenvolvida com pigmentos naturais revestidos com aminoácidos, esconde as imperfeições ao mesmo tempo em que age para corrigir as manchas. Benefícios adicionais incluem a redução da aparência de poros e linhas finas, além de hidratação o dia inteiro e proteção FPS 50/ PA+++ de amplo espectro, o maior do mercado.

ultimate uv shield spf50 30ml 0001ELA REFERE-SE A ELE

MK – Uma das formas mais usadas atualmente da vitamina C é a lipossomada, que vem encapsulada e protegida por fosfolipídeos. Quais são as vantagens?
Elizabeth – A Vitamina C é uma molécula instável que pode perder seus benefícios antes mesmo de penetrar na pele. O fato de ser associada a outras moléculas permite que ela permaneça estável e seja bio assimilável.

MK – Gostaria que a senhora listasse três ótimos motivos para usar a vitamina C e justificasse cada um deles.
São muitos os motivos pelos quais a Vitamina C é extremamente importante no cuidado da pele. Destacaria os principais:
1) Combate os danos causados por radicais livres.  Devido às suas propriedades antioxidantes, ela age como um neutralizador dos danos causados pelos radicais livres.
2) Diminui as linhas finas e rugas. Como um componente herdado da estrutura de suporte da pele, a vitamina C ajuda a estimular a produção natural de colágeno na derme.
3) Reverte a hiperpigmentação.  Pesquisas mostram que a vitamina C é capaz de interromper a transferência de melanina (pigmento da pele) entre as células ao inibir a tirosinase, a enzima que instiga a produção de melanina nos melanócitos.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

8 Comentários
  1. Amei amei amei ameeeiiii este post!!! Super prático e instrutivo! Só uma dúvida: por serem dermocosméticos, é melhor utilizar sob orientação de uma dermato ou já posso ir correndo comprar um vitaC???

    1. Pode utilizar, Natália! Claro que um acompanhamento de uma dermato é sempre bom, mas não precisa para comprar os cremes. Te aconselho a adquirir um sérum e outro com FPS para colocar logo a seguir. Bjo. MK

  2. Oi Mari!!! Adooooro tuas dicas.. acabei de voltar de Miami cheia de maquiagens e cremes, mtas indicadas aqui e no Donna.. Queria te pedir o contato da tua dermato.. tens como passar?? Obrigada!! Bjoss

  3. Oi Mari , leio tudo que postas e amo !

    O teu SKIN CEUTICALS – C E FERULIC , compras fora ou encontro aqui em POA ?
    tenho 68 anos e minha pele tem muitas manchas .

    Beijos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫
  • Chipirones a la plancha ♥️ #puntadeleste #uruguay
  • Cumplicidade é saber que temos alguém pra dividir o que não podemos carregar sozinhos ♥️