Um ano depois do 31 de janeiro, o dia em que me descobri com o pior tipo de câncer de pele

Saímos para passear hoje de manhã, Bento e eu, quando soltei a guia dele, peguei o celular e fui conferir que horas eram. Antes mesmo de olhar o horário, saltou aos meus olhos a data: 31 de janeiro. Então lembrei do meu 31 de janeiro do ano passado, cuja história está escrita em um dos capítulos do meu livro, Vida Peregrina.

foto-672COMEÇA AQUI

No dia 31 de janeiro do ano passado, eu descobri um melanoma. Como escrevi no livro, melanoma é um tipo de câncer que atinge o tecido epitelial. Representa 5% dos tipos de câncer de pele – e é o mais grave. O desenrolar de toda a história está nas páginas de Vida Peregrina.

VIDA-PEREGRINAOI, BONITÃO!

Óbvio que ao perceber que um ano se passou – e que neste 31 de janeiro de 2014 a minha expectativa de vida, se Deus quiser, é infinita -, fiz uma volta atrás na memória e fiquei pensando, enquanto o Bento cheirava as árvores e canteiros, da importância da gente prestar atenção no nosso corpo ao mínimo sinal de alerta. Da importância da gente jamais achar que “isso não vai acontecer comigo”. Aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer um. Minha sorte é que sou uma pessoa ligada e sempre vigilante.

continencia1POSITIVO E OPERANTE!

No dia 31 de janeiro do ano passado, eu estava desolada em casa, às vésperas da minha cirurgia, sem saber o que o futuro me reservava. Hoje, eu olho pra trás e enxergo o que existia para mim nos 365 dias que estavam por vir. E essa espiada atrás só está sendo possível hoje em função do diagnóstico precoce. O que eu quero alertar com este post é para a importância do diagnóstico precoce. Como meu caso foi de melanoma, faço questão de colocar aqui um mapinha que recebi da minha dermatologista sobre a diferença de sinais benignos e malignos.

foto-674LEIAM COM ATENÇÃO

No dia 1 de fevereiro do ano passado, acordei bem cedinho para ir para a internação do Hospital Santa Rita. Era aniversário do Bento, me ajoelhei na porta de casa, dei um beijinho na testa dele, pedi que se cuidasse e prometi que já voltava. E voltei. Amanhã, 1 de fevereiro, graças ao meu diagnóstico precoce, nosso dia será bem diferente. Vamos comemorar os 13 anos de vida do animal passando uma tarde em Itapuã.

IMG_8590AQUI!

 Porque a vida pode ser longa e linda se a gente souber prestar atenção e respeitar os sinais que ela nos envia.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

13 Comentários
  1. Você não imagina como me arrependi de não ter trazido o Vida Peregrina para reler nesses meses que vou ficar longe do Brasil! Estava precisando, especialmente da parte que você conta do início da vida em São Paulo, estou me identificando “a posteriori”, rs. Vou pedir pra família me mandar! E parabéns pro Bentinho amanhã, que a vida lhe traga muitas almôndegas, costelinhas e passeios!

  2. oi mari!!!!
    é isso ai mesmo , e nós com nosso belo historico temos que nos cuidar mais ainda!!!
    kkkkkkkk, tem que rir mesmo!!!!!
    beijos e saudades
    michelle

  3. Que lindo, Mariana! Como sempre, tuas palavras me emocionam!
    Curtam muito o aniver do Bento…. vcs merecem!!!
    Beijo grande,
    OBS.: obrigada, mais uma vez, pelo autografo no meio do parcão! hehehe…

  4. Bom dia, Mari!!!
    Quando li o teu livro e agora lendo este post me emocionei muito e chorei.
    Admiro a tua força, coragem. Obrigada por compartilhar conosco esta história e experiência de vida.
    Que Deus te dê muita saúde sempre e conserve o máximo possível o bentinho com você.
    Abração para você e muitas felicidades e apertões para ele.

  5. Mari,
    Leio seu blog a muito tempo, e também já li seus livros. Certamente o post de hoje foi o que mais me emocionou. Nada como ver as coisas sob um novo prisma com a ajuda do tempo. Felizmente, depois de um ano de 2013 muito difícil, estamos todos aí, seguindo em frente.

    Um beijo.

    Raquel e Bento ( o meu Bento, rsrs)

  6. Puxa Mari…me emocionei…principalmente na hora do beijinho no Bento…
    Dia 1º de fevereiro é aniversário da minha filha (8 anos agora em 2014), aniversário de casamento (12 anos agora em 2014) e também o “aniversário” de uma época beeeem ruim e tumultuada da minha vida – que não vale a pena comentar, mas que eu lembro todo santo dia….Enfim…me tocou porque também para mim, o dia 31/01 e o dia 01/2 me lembram ao mesmo tempo de coisas ótimas e ruins…
    Que bom que está cheia de saúde para continuar alegrando o dia a dia das leitoras do blog, e nos passando dicas preciosas de saúde, bem estar e bem viver!!!
    Beijos prá ti e muuuuitos beijos pro fofo do Bentinho!!!! Amanhã passo por aqui para dar os parabéns pro lindão!!!

  7. Parabéns Mariana…..muito bacana compartilhares com teus leitores esse teu momento. E é por aí mesmo…prevenção e cuidado…..sem auto-piedade!!! Beijos.

  8. Chorei muito lendo este post, perdi minha mãe para um câncer o ano passado e ainda dói muito, que bom que tua história teve esse final feliz, sou muito tua fã e obrigada por compartilhar com teus leitores esse ensinamento na tua vida, mil beijocas pro Bento que é um companheirão e tanto.

  9. Mariana, me surprendi ao ler teu livro, pois jamais imaginei que terias passado pelas experiências que vivestes. És muito forte, excelente escritora e uma “mãe
    ” do Bento maravilhosa, pois aí está ele completando 13 aninhos. Parabéns pelas tuas vitórias e ao “nosso Bentinho”.

  10. Mari, bem neste texto do teu livro, comentas que o teu pai é médico, eu sou enfermeira perfusionista e trabalho com cirurgia cardíaca aqui em Rio Grande, mas fiz todo meu treinamnoento no IC de POA e conheci um Dr. Kalil, e pensei quando comentaste no livro que teu pai era médico, será que a Mariana é filha do Dr. Kalil? não pode ser tem váriosss Kalil em POA, eis que hoje eu estava lendo este texto aqui no blog e um dos meus colegas cirurgiões que também trabalha no IC me pergunta, tu conhece essa moça? eu disse para ele sim!! acompanho o blog e o jornal ai ele me disse tu conheceu o pai dela, eu não acreditei!!!! mundo pequeno…Dr. Kalil sempre muito sério e muito competente! linda a tua história e serve como um alerta para a população que as vezes acha que é só um sinal tbobo…. Parabéns para o Bento e muita saúde para vocês!! Abraço! Meu Bento manda um cumprimento de mano para o teu Bento rsrsrs

  11. Mari querida! Como não ficar emocionada com esse post e com o capítulo referente a ele no teu livro??? Assim como a Ana Thilde Severo, eu não imaginava que vc tinha passado por esse momento na tua vida. Enquanto eu lia o Vida Peregrina, recordava dos posts que vc escreveu no período da tua cirurgia e ficava mais emocionada ainda.

    Obrigada por tocar nossos corações de maneira tão especial!

    Um super aniver pro Bento e muitos momentos de imensa felicidade pra vcs.
    Bjs.

  12. oi mari
    chorei mtoo qdo li esse capitulo do teu livro mas garças a deus td fkou bem
    hj qdo li q foi na vespera do aniver do Bento e q no dia do aniver tu foi pro hospital e deu o bj nele me deu um nó na garganta tadinho ele deve ter sentido q tu tava angustiada bem no dia do “memessáulio” dele mas Deus é misericoerdioso e td passou bjs e lambjokas no bento

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood
  • Acho que aceito de aniversário esse trajito chic! Tem história completa no Stories (y otras cositas más) 😜 #twentyfoursevenpoa #AmigaMariTFS #amigamari