Por que devemos aplicar óleo no cabelo uma vez por semana e quais são os mais indicados

Eu também fiz cara feia quando soube desta notícia, mas fui sendo convencida ao longo dela. Eu também fiz cara feia quando me imaginei com o cabelo todo empapado de óleo, da raiz às pontas, dirigindo-se à cama para dormir, enquanto o óleo passaria a noite inteira tratando e recuperando a saúde dos fios. Sim, esta é a recomendação de cabeleireiros do Oriente, sobretudo os hindus, responsáveis pelas melenas fortes e saudáveis das indianas. Trata-se de um costume muito comum por lá, mas que provoca certo desconforto ainda por aqui, no Ocidente, por uma questão de cultura. As indianas dormem pelo menos uma vez por semana com o cabelo encharcado de óleo.

– Na Índia, há milhares de anos, as mulheres têm o costume de encharcar o fios em óleo, da raiz às pontas, para protegê-lo do sol e da contaminação. Por isso, possuem um cabelo forte, hidratado, brilhante e bem nutrido. Além disso, o óleo também ajuda a evitar a queda dos fios – esclarece Dimple Amarnani, proprietário do Sitara, salão de beleza especializado nas tradições hindus.

Neha-Sharma-in-new-fashion-sareeNEHA SHARMA: A ESTRELA DE BOLLYWOOD É ADEPTA DO TRATAMENTO COM ÓLEO

Recomenda-se aplicar o óleo com o cabelo seco, à noite, para agir durante o sono, e lavar a cabeça ao acordar pela manhã. O indicado é ensopar mesmo o cabelo, da raiz às pontas, sem medo, e prendê-lo em um coque ou rabo de cavalo (sim, vai melecar o travesseiro, mas nada que uma toalha por cima da fronha não resolva). O óleo ainda ajuda a eliminar sulfatos e parabenos, presentes em muitos produtos que utilizamos no cabelo.

+BELEZA: Lace Wig: o segredo dos cabelos de Rihanna, Kyllie Jenner e Beyoncé que virou febre mundial

Para retirar todo o óleo, Dimple Amarnani aconselha fazer duas aplicações de shampoo; na segunda, deixar o produto atuar por alguns minutos antes de enxaguar. A água fria no final do banho contribui para dar um brilho extra, sugere ele. Se a ideia de passar a noite inteira com o cabelo no óleo não convecer, Amarmani diz que duas horas, no mínimo, já são suficientes. Ele indica os óleos mais apropriados e fáceis de encontrar em farmácias, supermercados e em lojas de produtos naturais.

coconut-oilÓLEO DE COCO
“É o mais indicado para todo tipo de cabelo, pois penetra bem e nutre em profundidade”, esclarece

sesame-oil_625x350_81445960641ÓLEO DE SÉSAMO
Bastante usado em tratamentos de Ayurveda, costuma ser aplicado quente e possui alta concentração de vitamina E. Por essa razão, é perfeito para cabelos mais secos

olive-oil-and-olivesÓLEO DE OLIVA EXTRA-VIRGEM
Também possui alta concentração de vitamina E e fortalece o cabelo ao mesmo tempo que rejuvenesce os fios. Contém vitamina C, que estimula a formação de colágeno, e vitamina A, que potencializa a regeneração celular

amla_brahmi_stÓLEO DE AMLA
Extraído de um fruto tradicional da Índia, é utilizado na medicina Ayurveda. Benefícios para o cabelo: hidrata, tem poder anti-inflamatório no couro cabeludo e retarda o surgimento de cabelo branco

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários
  1. Olá Mariana, muito interessante essa matéria,sendo que foram mencionadas várias opções de utilização dos óleos em nossos cabelos, gostei.
    Erica

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.