Mil razões para preferir chocolate com alto teor de cacau nesta Páscoa

O ano está passando rápido. Os supermercados já estão oferecendo ovos de chocolate e, por incrível que pareça, a Páscoa já está chegando. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o consumo saudável do chocolate e dos benefícios que o cacau – principal ingrediente deste maravilhoso doce – pode trazer para a saúde. Afinal, já que muita gente vai presentear seus amigos e familiares com um mimo, que seja com saúde, né?

O cacau tem uma capacidade antioxidante impressionante. Há um crescente número de estudos que mostram a presença de flavonoides que previnem e atenuam o risco de contração de determinadas doenças importantes. Mais precisamente, a epicatequina é o componente ativo do cacau responsável pelos efeitos benéficos à saúde vascular a ele associados.

cocoaEPICATEQUINA: COMPONENTE ATIVO DO CACAU E BENÉFICO À SAÚDE VASCULAR

Mas calma! Não é para sair enchendo os carrinhos de compras com qualquer chocolate que você ver por aí. Os produtos disponíveis comercialmente, e que todos nós estamos mais acostumados a encontrar, possuem pequenas quantidades dessas substâncias boas para a saúde. Então, a ideia aqui é conscientizar para a compra do chocolate com maior teor de cacau, orgânico, amargo ou escuro. Quanto maior a quantidade de cacau, menos açúcar.

cacau-chocolatePREFIRA CHOCOLATES COM MAIOR TEOR DE CACAU, ORGÂNICO OU AMARGO

Dizem que o cacau era usado pelos europeus, no século 16, isoladamente ou em combinação com ervas e plantas, para o tratamento de doenças, como dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações e insônias. Com o avanço da ciência, descobrimos muito mais. Por exemplo, a atividade cardioprotetora que é exercida pelo alimento.

+NUTRIÇÃO: Nutricionista dá dicas para o consumo adequado de chocolate na Páscoa

Deixe eu explicar: No sangue, existem as plaquetas, que são responsáveis pela formação de coágulos em locais do corpo que tenham sofrido danos, para reduzir a perda de sangue e ajudar o processo de cicatrização. Entretanto, o excesso de atividade das plaquetas pode atrapalhar, principalmente em casos de doenças do coração. Essa movimentação excessiva acontece em situações de altos níveis de colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo, por exemplo. Nestes casos, a agregação e formação de coágulos pode desencadear um ataque cardíaco.

+MARI KALIL: O dia em que matei a vontade de comer chocolate sem sair da dieta

O consumo moderado de produtos com altas porcentagens de cacau, diminui a tendência de agregação das plaquetas, e portanto, a formação de coágulos. Tudo graças ao grande teor de flavanoides e procianidinas! Viu que lindo?

Então, o conselho da nutri é que você consuma cacau na Páscoa. Mas cacau de verdade! Evite o açúcar em excesso, a gordura e as doenças que esses alimentos nutricionalmente vazios trazem consigo. Seja inteligente com o seu corpo, pois alimentar-se bem é o melhor remédio!

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Sonhos todos nós temos. Mas o sonho requer trabalho, dedicação, metas, foco e deadline”. O #tbt desta quinta é a lembrança de uma palestra em 2016 na Confraria da Mulher, em Gramado, e serve como Save the Date para Bagé na próxima sexta 29.3. Vai ser um prazer conversar sobre “mudanças” no Auditório Luiz Coronel da Biblioteca Municipal. ♥️
  • Repórter Gorducha em sua primeira participação no estúdio do Happy Hour na @radiobandnewsfm trazendo dicas de leituras sobre comportamento animal. Aprovada na equipe @icothomaz @fzaffari ? 🐶
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa