Por que limpar o rosto é o ritual diário de beleza mais importante que existe

Mesmo com o bombardeio diário de novas fórmulas, ativos, procedimentos, lasers, fios etcetera e tal, a rotina para uma verdadeira (e visível!) pele bem cuidada passa pela limpeza. Parece óbvio, vai dizer? Mas muita, muita gente mesmo esquece ou desdenha essa necessidade (eu, por preguiça, me incluo nesta turma de vez em quando). Até entende-se visto que é uma prática pouco incentivada. Afinal de contas, não é algo que gera muito lucro para a indústria da beleza e tampouco rende bafafá na mídia. Mas quer um conselho que recebi de uma amiga farmacêutica? Priorize a limpeza, encontre tempo para ela, faça deste um momento solene. Você vai sentir a diferença.

Por que a limpeza é tão importante? Explico: no dia a dia, impurezas como poluição, restos de maquiagem, suor e até mesmo as células mortas vão formando uma camadinha quase que impermeável na superfície da nossa pele. Demaquilantes e sabonetes suaves retiram o grosso dessas impurezas, mais daí achar que a limpeza foi profunda é outra história.

Limpeza-de-Pele-com1-GelatinaA LIMPEZA AJUDA A RETIRAR UMA CAPA INVISÍVEL QUE IMPEDE A HIDRATAÇÃO

A espessura da epiderme (primeira camada da pele ) vai aumentando com o envelhecimento das células, que é um processo natural. Quando isso acontece, os queratinócitos presentes na camada superior transformam-se em corneócitos – sim, este nome feio mesmo. Pois os corneócitos, junto com os restos de maquiagem e produtinhos em geral que vivemos depositando na pele terminam por formar uma espécie de capa sobre o rosto, impedindo de maneira parcial a penetração de ativos essenciais para a saúde da pele, como vitamina C e todos esses creminhos que custam uma fortuna. Conclusão: dinheiro jogado fora.

Já ouviu falar em “turn over” celular? Trata-se do processo normal de regeneração da pele, que pode ser classificado da seguinte forma, de acordo com a idade.
Idade jovem: 14 a 20 dias para regenerar.
Idade média : 28 a 35 dias para regenerar.
Idade madura: pode demorar até 120 dias.

A diminuição do tempo de regeneração celular depende de vários fatores, mas um deles, principalmente para as peles médias, é a limpeza ineficiente e a falta da estimulação para as células se replicarem.

lavar_rostoNO ROSTO, ÁGUA FRIA SEMPRE; QUENTE, JAMAIS

Quando a turma da epiderme anda meio parada, os estímulos à formação de células novas nas camadas abaixo também é desacelerado – e as que ainda têm força para replicar não conseguem emergir direito para a superfície da pele, já que, quando chegam, encontram uma super barreira protetora justamente pela falta de limpeza. Resultado: pele sem viço, espessa, poros abertos, falta total de luminosidade.

Vamos aprender, então, as etapas corretas de limpeza da pele? Vamos, Mari!

1) Demaquilante
Retire tudo que puder, de maneira suave, com ajuda de algodão ou gaze (adoro a gaze para limpeza da pele, pois ela promove uma leve esfoliação. Claro que não podemos esfoliar todos os dias).

2) Limpeza
Sabonete suave é indicado para as adolescentes. Para peles médias e maduras, indica-se produtos que contenham ácido suave em baixas concentrações. Ensaboe bem e enxágue bem. Sempre com água fria; água quente, jamais.

3) Tonificação
Sim, a palavra é antiga, mas o procedimento é sempre eficiente. Restabelece o pH da pele e prepara para receber o hidratante. Indica-se o uso de água termal ou mesmo um tônico de sua preferência.

Pronto! Sua pele está pronta para ser hidratada. Mas.. E a esfoliação? Sim, ela também é importante, mas não deve ser diária. Uma vez por semana está de bom tamanho. Com a pele limpinha, realize movimentos suaves para não agredir – e muita água gelada depois para retirar o produto. Gosto da ideia de aplicar uma máscara logo após a esfoliação.

heavy-creamy-facial-maskUMA VEZ POR SEMANA, APLIQUE UMA MÁSCARA DEPOIS DA ESFOLIAÇÃO

Limpar a pele não dói, não toma demais o nosso tempo e traz resultados surpreendentes quando adotada como um hábito diário e com disciplina. É o primeiro – e importante passo – para ter uma pele hidratada profundamente, lisinha e cheia de juventude.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.