Por que óculos de sol e de grau são o melhor presente neste Dia das Mães

Tive o privilégio de entrevistar a consultora de moda e estilo Costanza Pascolato algumas vezes na vida. Costanza é um ícone que me ensinou lições que jamais esqueci. Uma delas: o óculos é um dos acessórios fundamentais para estabelecer nosso próprio estilo.

– Se necessário, prefira óculos maravilhosos a uma bela bolsa – me disse ela em certa ocasião. – Os óculos são mais eloquentes na criação da imagem. É pelo rosto, pelo olhar, que primeiro você se informa sobre alguém, e é por isso que o acessório do rosto adquire tanta importância. Não é à toa que fiz dos óculos minha marca registrada – explicou.

constanza_0120webSABE TUDO ESSA COSTANZA!

Eu, que já amava óculos de sol, que sempre que podia dava um jeito de investir em algum modelo novo, daquele dia em diante virei defensora fervorosa desse acessório. Compreendi a beleza e a importância dos óculos como o objeto capaz de transmitir bastante quem somos à primeira vista. De funcionar como uma extensão estética da nossa personalidade.

+MARI KALIL: Eu vou de óculos de sol (e de grau) rumo ao estrelato do meu aniversário!

Sempre adorei ganhar óculos de presente (não que tenha ganhado muitos na vida….) e sempre considerei um presente sensacional para qualquer pessoa, em qualquer idade. Pois amante de óculos que sou, parceira e fã declarada da Ojo by Mr.Ray, achei que a proximidade do Dia das Mães era o momento ideal de fazer algo que há muito estava a fim: uma vitrine de opções bacanas de óculos de sol (e de grau, que também adoro!) com várias ideias de estilo para presentear aquela que dispensa maiores adjetivos.

OJONA LOJA DO SHOPPING IGUATEMI ADENTREI!

Portanto, se você, querida leitora e amiga, estava aí do outro lado com uma dúvida cruel sobre o que dar para sua querida mamãe (ou receber de seu adorado marido e filhos queridos – vá que eles andaram perguntando…), leve em conta as palavras da Costanza. Tenho certeza que sua adorada mãe (e você, por supuesto!) vai adorar aplicar na prática a teoria deste grande ícone de estilo.

+ESTILO: Conheça a Moscot, a marca de óculos das melhores cabeças

Costanza costuma falar que devemos usar modelos que mais se adaptam ao nosso estilo – e não necessariamente aqueles que estão na moda. Não há como discordar. Ainda assim, antes de ir a campo na Ojo by Mr.Ray, fiz uma pesquisa sobre o que é moda e tendência em óculos de sol e de grau neste 2016. Informação nunca é demais.

Quero deixar claro que começarei com opções mais ousadas, mais modernas e contemporâneas – e menos clássicas. Mas chegarei lá! Tem para todos os gostos e estilos. Vamos ver?

TRANS1ARMAÇÃO TRANSPARENTE É FORTE TENDÊNCIA
Devo confessar que não era muito fã desse tipo de armação. Isto é… Até experimentar. Fica linda no rosto. Este modelo MOSCOT está no meu horizonte de compra. Por que eu não peço de presente neste Dia das Mães? Pelo simples fato de que não sou mãe (só de cachorro) e ficarei a ver navios neste domingo (já estou acostumada). Sim, já tentei emplacar aqui em casa a teoria de que sou uma “mãe potencial” para ver se conseguia sensibilizar alguém para minha causa, mas não colou. O máximo que ganhei foi uma risadinha e um tapinha nas costas.

TRANS2TRANSPARENTE RAY-BAN
Este é um dos modelos clássicos da Ray-Ban para quem não curte um estilo mais tradicional. O que dá um toque mais moderno é justamente o fato de a armação estar nesta onda da transparência. Peguei na mão e quase não acreditei. É super leve!

trans5TRANSPARENTE MOSCOT
Segue o estilo mais cool e moderninho da linha Moscot, porém com shape quadrado. Quem entende de óculos e curte óculos em um alto grau (não assim como eu ou você) vê de longe uma armação Moscot. Ela provoca no interlocutor, digamos assim, um ar de “Huummm… Vou escutar com atenção o que essa pessoa tem a dizer, porque ela parece antenada e vai saber das coisas” (mesmo que você não saiba nada sobre coisa alguma!)

trans6MOSCOT MUSGO TRANSPARENTE
Achei diferente e elegante esta proposta da transparência sem ser branca. Esta cor, dependendo da luz, alterna-se entre o verde escuro, meio musgo, e o grafite.

TRANS3RAY-BAN DE SOL: TRANSPARENTE COM LENTE COLORIDA
Esta tendência está entre as mais fortes do momento porque reúne duas grandes apostas: a armação transparente + lente espelhada e colorida. É o tipo de óculos que deixa qualquer mulher “muderrrrrna” até o último. Mas será? Lente colorida & armação transparente? Não fica meio over? Não, não fica. Eu coloquei no rosto e juro: não fica. Além do mais, escuta o que diz Costanza em seu livro Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo: “Fique segura: você não precisa ter 20 anos para usar óculos com lentes coloridas e espelhadas. Ficam ótimos em qualquer mulher de estilo”. Convencida!? Eu estou – e muito!

TRANS4ARMAÇÃO TRANSPARENTE COM LENTE ESPELHADA
Se ainda assim o meu parecer e o aval de Costanza não tiver convencido, eis aqui uma ideia menos, digamos assim, ousada: lente também espelhada, mas sem cores vibrantes. Adoro esse contraste da armação com a lente. O prata vai entrar o verão 2017 como hit em acessórios. Trata-se, portanto, de um duradouro investimento!

TRANS8ZOOM NO CHARME DO DETALHE!
A haste é tartaruga! Uau! Amo tartaruga! Lindo! Lindo!

Torna-se impossível saber qual é a exata quantidade de modelos de óculos que existem hoje no mundo, desenvolvidos pelas mais diversas grifes. No entanto, é importante ter em conta que três estilos contribuíram para dar origem a todo esse arsenal de opções. Desses três, derivam a maioria dos modelos que vimos por aí. De qual trio maravilha estou falando: Aviator, Wayfarer e Clubmaster.

+SAÚDE: Olhos a salvo! Lentes que filtram a luz do computador são tudo de bom!

Considero importante fazer essa premissa porque, em se tratando de um presente para mães, escolher alguma variação dentro de um desses modelos clássicos pode ser visto como uma lembrança clássica, eterna e atemporal, caso faça mais a sua cabeça (e a dela).

Vamos ao trio maravilha!

clubmaster17CLUBMASTER
Caracteriza-se por ter uma armação pesada na linha da sobrancelha – daí o fato de ser conhecido também como “browlines” (brow = sobrancelha em inglês). Ele era uma escolha unânime nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1060. Caiu no total esquecimento até pouco tempo atrás, quando, em 2010, ressurgiu com inúmeras releituras, graças ao estilo retrô e à influência dos hipsters.

clubmaster4CLUBMASTER TRADICIONAL
Preto e marrom são duas cores sempre presentes nas coleções de óculos Clubmaster. O tal clássico atemporal.

izabel_goulartPALAVRA DE TOP!
Modelos adoram descer das passarelas e adotar o estilo mais básico e clássico possível. Pois Izabel Goulart usa o seu clubmaster de sol pretinho quando não está vestindo personagens para fotógrafos e editoriais de moda ao redor do mundo!

clubmaster3CLUBMASTER METAL NA LINHA DAS SOBRANCELHAS
Acho lindo este tipo de metal fosco em armações. A lente nem tão escura do modelo de baixo cai bem para essa temporada de sol nem tão forte. A lente espelhada com a armação prata do modelo de cima me deu a sensação de um estilo futurista moderno.

clubmaster3 detalheOLHA O PRATA NO DETALHE!

clubmaster11PERSOL TARTARUGA
Eis outra marca de óculos que sou fã: PERSOL. Vê-se aqui a clara influência do estilo clubmaster nos dois modelos com armação em tartaruga, fortíssima tendência e, como gosta de dizer o pessoal da moda, “um clássico atemporal”!

clubmaster1CLUBMASTER DE GRAU COM ARMAÇÃO DE MADEIRA
Este modelo me chamou muito a atenção pelo uso da madeira. Eu sou suspeita, pois tenho dois óculos com armação de madeira e posso afirmar: não tem tempo ruim com eles. Combinam com todos os estilos de roupa em qualquer hora do dia.

clubmaster1 detalhe VALECLOSE NA ARMAÇÃO MAIS DE PERTINHO!

clubmaster2CLUBMASTER COM MADEIRA MAIS CLARA
Como fã da madeira, não me contive em retratar um único tom do material. Achei lindos e suaves esses dois modelos também.

clubmaster2 detalheCLOSE NA MADEIRA CLARA MAIS DE PERTINHO!

beyonce-look-for-less-lead-05092015-2OLHA AÍ QUEM TEM UM CLUBMASTER WOOD: BEY-ON-CÉ!
Sim, o dela é de sol. Sabe o que fiz uma vez? Isso já tem uns três anos, logo que a Ojo Mr.Ray abriu as portas de sua loja no BarraShoppingSul: comprei um clubmaster de sol e encomendei uma lente de grau para ele! Então, troquei!

foto-668OLHA EU NAQUELA ÉPOCA ME EXIBINDO COM ELE!
Tenho guardada a lente de sol. O dia que cansar, volto na loja e peço para trocar por ela. Vai ser como ganhar um óculos de sol novo, vai dizer? Tem váááários modelos de óculos de sol que comportam esse tipo de troca, é só perguntar para as vendedoras!

foto-664CLOSE NO MEU CLUBMASTER COM MOLDURA TARTARUGA!
Não, ele não está torto. Ele dobra inteirinho e cabe naquela caixinha quadradinha ali no cantinho da mesa da foto em que estou divando, estão vendo?

clubmaster10MOSCOT TARTARUGA
A influência do estilo clubmaster mais uma vez aparece aqui, agora para a Moscot. Tartaruga é fortíssima tendência tanto em óculos de sol como em óculos de grau.

ray-ban-titanium-aviator-2AVIATOR
O clássico dos clássicos. Não há no mundo quem o não identifique de longe. Foi criado em 1929 para ajudar os aviadores da Força Aérea Americana a aguentar o sol e a claridade durante seus voos – e lançado no mercado em 1939. De lá pra cá, só sucesso!

AVIADOR1OLHA UM DOS PAINÉIS DE MODELOS AVIATOR DA OJO MR.RAY
Vai dizer que não fica em dúvida sobre qual escolher? Eu, na dúvida, tirei a foto do painel inteiro! Não sou boba…

aviador3AVIATOR PRETINHO BÁSICO
Na dúvida sobre qual escolher? Pretinho básico! Sempre! Não tem erro!

Como-diferenciar-um-Ray-Ban-Aviador-autêntico-de-uma-réplica-4DREW BARRYMORE TEM O SEU
Eu também tinha o meu. Perdi na semana passada. Não quero falar sobre isso, por favor!

aviador2AVIATOR MARROM
Gosto muito também deste tom, sobretudo em estação de sol mais fraco. Acho elegante e funciona naqueles dias em que a gente não quer mostrar muito o rosto, mas precisa entrar no supermercado para fazer as compras, sabe? Tenho certeza que você e sua mãe sabem bem…

FAMOSA Jennifer-Aniston-Ray-Ban-AviatorsJENNIFER ANISTON TEM O SEU
Acho lindo esse tom e lente para loiras e castanhas claras, pois, como dizia minha avó, faz um “composé”!

aviador5AVIATOR COM LENTE ESPELHADA COLORIDA
Lembra do que disse Costanza lá no início deste post? Não existe idade para usar uma lente com cor assim, vibrante. Fica ótimo em qualquer mulher de estilo!

ivete 363c124bb53dba5d1881befadae33040IVETE (E SEU AVIADOR DE LENTE ESPELHADA VERDE) QUE O DIGA!

clubmaster-azul-claudia-leite-a2b5c948e48c275d1fdd1318dd7c7102-480-0CLAUDIA LEITE (E SEU CLUBMASTER DE LENTE ESPELHADA AZUL) TAMBÉM

ray-ban-wayfarerWAYFARER
Criado em 1952 pela Ray-Ban, tornou-se imediatamente um dos modelos prediletos das estrelas de Hollywood. Caracteriza-se pelas lentes de pontas quadradas e viradas para cima que se tornaram frequentes em ícones do cinema e da música, como Bob Dylan, James Dean e Marilyn Monroe.

Kate-Middleton-SunglassesA REALEZA BRITÂNICA USA!
A clássica Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, teu o seu Wayfarer pretinho!

Gisele-Bundchen-usa-Ray-Ban-Wayfarer-para-passear-em-NYA TOP DAS TOPS, GISELE BÜNDCHEN, TAMBÉM!

Dá uma olhada na galeria de estrelas (de ontem, de hoje e de sempre) com seus Wayfarer de sol e de grau!

 

way1WAYFARER COM LENTE ESPELHADA E COLORIDA
Já deu para perceber que essa tendência da lente espelhada e colorida é fortíssima e está presente em todos os modelos, né? Como diz Costanza…. Moda sem idade!

way5WAYFARER COM ARMAÇÃO COLORIDA
Por que não inovar? Sair do básico? Ousar? Acho um charme esse tipo de armação com lente mais clara, sobretudo no inverno. Dá um colorido no figurino de roupas quase sempre de cores sóbrias que costumamos usar nesta época!

way6WAYFARER TARTARUGA
Separei esses três modelos para mostrar que há diferentes opções de tartaruga e de tom de lente também! Vai do gosto e da necessidade de cada um!

way9WAYFLARER FLORIDO
Periga você escutar: “O que é isso, minha filha? Armação florida? Para sua mãe? Ficou maluca?”. Daí você dá um beijo na bochecha dela e cochicha no ouvido, bem baixinho: “Sabe o que é, mãe? É que sempre vejo flores em você!”

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário
  1. Mari adoreii o post, também sou uma graaande entusiasta dos óculos, mais dos de sol, muito embora use lentes de contato… Quem sabe agora crio coragem e invisto em um “daqueles” de grau também =) Ah sim, adorei a teoria da “mãe em potencial”, tentarei, tentarei… haahhaha bjss

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.