Chega de dizer “não tenho o que vestir”: AMIGA MARI ensina a multiplicar o guarda-roupa!

Na última viagem de férias para Punta del Este, verão passado, resolvi colocar em prática uma máxima ensinada pelas consultoras de estilo e que eu já havia lido em várias reportagens de moda sobre o tema: a tal fórmula 5×1. O que isso significa: Conseguir coordenar cada peça que a gente tem no guarda-roupa com outras 5 completamente diferentes entre si. Quem consegue fazer essa equação pode ter certeza de que possui um guarda-roupa inteligente e bem investido em casa.

Pois lá fui eu colocar a teoria em prática – e aquela tarde que passei jogando roupas em cima da cama e coordenando-as entre si valeu para economizar meu tempo pelos meses seguintes na hora de me vestir. Num passe de mágica, era como se eu tivesse ganhado um guarda-roupa cheio de peças novas. Aquela tarde valeu também para que eu descobrisse as mil possibilidades de combinações que até então passavam despercebidas. Ou seja: eu estava subaproveitando minhas roupas.

+SHOPPING: Repetir roupa é sinal de inteligência. Repetir roupa é chique. Amiga Mari explica!

O que tenho a dizer sobre a experiência: faça. Sobretudo nesses tempos de crise e dinheiro curto. E também por questão de sustentabilidade, algo tão importante. Tenho certeza de que todas as mulheres têm condições de aproveitar melhor as peças que têm em casa. O que nos falta única e exclusivamente é tempo para a gente se dedicar a esse processo. Pois agende uma tarde do seu fim de semana. Coloque uma musiquinha ambiente e mergulhe nessa história. Faz bem para a alma descobrir o mundo de possibilidades de aproveitamento de peças que temos dentro de casa e montar um guarda-roupa inteligente, econômico e funcional.

gigi4lookslegging63227GIGI HADID EM QUATRO VERSÕES DE LEGGING
Repara só na mesma legging super aproveitada em vários momentos do dia – da academia à noitada. Muitas vezes, a gente compra uma legging pensando em um único propósito. Mas quem disse que ela não pode passear em vários ambientes? Basta dedicar-se ao exercício da fórmula 5×1 (sobretudo na hora de investir em uma nova peça de roupa).

Eu garanto: você nunca mais vai perder no mínimo 10 minutos parada olhando para um guarda-roupa abarrotado de peças e pensando que não tem o que vestir (algo que acomete 10 entre 10 mulheres). O processo é simples, e eu explico.

Veja quais são as 10 peças (ou mais, você é que vai saber) que são básicas no seu dia a dia – você parte delas ao começar a montar o look. No meu caso, separei jeans, calça de alfaiataria, saia lápis, jaqueta jeans, blazer, vestido tubinho, minissaia, short, camiseta podrinha, saia longa. (Lembrando que era verão. Lembrando que estou precisando voltar a fazer isso com as peças de inverno…).

A partir dessas peças básicas, você volta para o guarda-roupa e tenta montar cinco looks diferentes com cada uma delas. Você tem que conseguir (pelo menos três!). Caso contrário, não tem um guarda-roupa funcional. Um dos meus exmplos: separei a calça de alfaiataria preta.
Combinei com camiseta do Mickey + All Star
Combinei com camisa de alfaiataria + colete + scarpin
Combinei com máxi tricô + sapatilha
Combinei com camisa de seda animal print + oxford
Combinei com camiseta podrinha + blazer.

+MARI KALIL: Qual sapato ideal para seu melhor amigo jeans? Amiga Mari responde!

O que aconteceu, então: sempre sem tempo, eu acabava pegando a calça de alfaiataria + camiseta podrinha + scarpin ou All Star, dependendo da ocasião, e usava a calça só assim. Em uma tarde, encontrei para a pobre calça subaproveitada outras cinco possibilidades de uso. Há outras tantas possibilidades além do 5×1, mas não precisamos fazer tudo de uma vez só, ou a cabeça dá um nó.

look camisa-jeansMESMA JAQUETINHA JEANS, 4 ESTILOS
Isso é o mais bacana do exercício: conseguir montar looks bem distintos com a peça. repara só na segunda  e na quarta imagem: pronta para sair à noite, se quiser. Agora repara na primeira e na terceira: look dia total. E a jaquetinha é a mesma. O que quero dizer é que uma peça não está restrita a um turno. Na hora de comprar, pense nisso.

monMESMO SHORT, 4 JEITOS DE VESTIR
Esportivo com tênis, casual com sapatilha, rocker com botinha e sofisticado com scarpin

66 saia de rendaMESMA SAIA DE RENDA, 3 MOMENTOS
Aqui, nem o scarpin mudou e ainda assim a saia parece sempre diferente devido à criatividade na hora de pensar em como usá-la. Uma prova de que uma saia lápis de renda não precisa estar restrita, por exemplo, a um evento formal. Ela pode muito bem sair à luz do sol com camiseta e jaquetinha jeans, com blusa de listras e fazendo até um estilo militar com casaco acinturado

777 saia plissadaSAIA PLISSADA, TRÊS IDEIAS
De novo: parece a mesma saia? Não, não parece. Nas duas primeiras fotos, ela é uma peça de cintura alta. Na última, com camisa e tricô, parece outra saia completamente distinta.

Aquela sensação de “não tenho o que vestir” desapareceu em uma tarde. E mais: a gente descobre um talento que desconhecia para combinar estampas e cores. Aliás, este é outro exercício muito bacana de se fazer com o que temos em casa: combinação de estampas. A regra é simples: as cores precisam combinar entre si. Para aprender, só experimentando na frente do espelho. Ficou bonito? Elas conversaram? Então, perfeito. Vale o bom senso.

delrio-mix-and-matchLISTRAS E POÁS
O que pareciam duas peças para serem usadas em momentos distintos, acabam criando um lindo visual quando juntas. O segredo? Combinar as cores entre as estampas

Algumas regrinhas simples também podem dar uma baita mão. Uma delas é considerar desenhos de aspecto visual semelhante: geométrico com geométrico, floral com floral e por aí vai. Ok, você deseja combinar listras com animal print. Sem problemas. Apenas verifique se as cores conversam, se elas são comuns nas duas peças e vá em frente

noticia-4-30-10-3ESTAMPAS DIFERENTES, CORES EM SINTONIA
Em todas as imagens, há combinação de duas estampas. Em todas, a regrinha seguida foi a mesma: cores de ambas em sintonia entre si. Fica lindo!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

28 Comentários
  1. Mari, sou sua fã, mas percebo que suas matérias sempre apresentam modelos que mesmo que vistam um “trapo” ficarão perfeitas. Quem sabe você coloca algumas mulheres normais vestindo as mesmas roupas para podermos saber como ficamos ao vestí-las. Eu iria adorar!!!!

  2. A última vez que fiz isso, me dei conta que faltavam sapatos para equilibrar as peças, e junto com eles vieram as bolsas…eu sou terrível. Já experimentei contabilizar aqui, e tenho tanta roupa que posso vestir 1 por dia durante o ano inteiro sem repetir. Acabo subaproveitando peças. A calça de alfaiataria, por exemplo, só visto em festas. Não faço ideia de como usá-la fora isso.

  3. Muito boa matéria Mari, vejo pessoas que tem um medo brutal de cor,e,só usam conjuntos, ou seja, tal blusa com tal calça e assim por diante, destes bos dicas com peças ótimas e realmente demonstrastes o que insisto, tudo é uma questão de ousar,mesmo com moderação…….valeu!e ah! amo essa frase, repetir é inteligente, demonstra que soubestes comprar….

  4. Olá Mariana! Adorei todas as dicas. Vale a pena combinar as peças. Deixar looks montados. Geralmente pego dicas e guardo as fotos da montagem de looks. Isso facilita muito na hora de sair. Excelente!!

  5. Mari, ótima matéria, aliás estou gostando muito do seu trabalho aqui, tudo é ensinado de maneira prática, funcional!! Ultimamente tenho feito isso na hora de comprar uma peça, um sapato etc…penso como vai somar no que já tenho …

    1. Não sou, Penha. Aliás, tive a oportunidade de entrevistar a Gloria em duas ocasiões, e ela me disse que o Kalil do seu sobrenome é herança do ex-marido. E olha a curiosidade: o ex-marido dela era muito amigo do meu avô Kalil. Mas não parente. Bjo. MK

  6. São exatamente 1:29 da manhã,amei essa post e ao acordar será a segunda coisa que farei no dia, de ❤ tenho um (sonho) de ter um Brecho me divirto e se realizo em diversos deles e você hoje me inspirou a ter o meu proprio e se divertir todos os dias rsrs que Deus te abençoe e espero poder postar suas dicas na minha pagina…um grande beijo ótima noite amiga Mari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.