Qual é a sua turma? As tendências gastronômicas de 2015

Nem só de moda e beleza vivem as tendências deste mundo. A gastronomia também tem seus modismos entra ano, sai ano – e 2015 não será diferente. Da série fuxicos da Mariana para descobrir novidades, encontrei algumas curiosidades. As pesquisas de tendências que anunciam o que vamos encontrar nas mesas de restaurantes e balcões de bar em 2015 apontam para noni, castanha de baru, óleo de amendoim, couve-manteiga, ostras, homus, iogurtes salgados e ponche.

bento1ODEIO TUDO

olivia10ALGUÉM TE PERGUNTOU?

Antes que o bate-boca tome forma, começo rapidamente a falar sobre cada um desses alimentos e seus benefícios – e você, cara leitora e caro leitor, terá a oportunidade de ver em qual turma se encaixa. Vamos lá!?

ostra-5TURMA DAS OSTRAS
Olha, preciso confessar que estou escrevendo este texto com um olho aberto e outro fechado. Vocês não fazem ideia da reviravolta no meu estômago e da ânsia de vômito
que tenho diante de um prato de ostras. Acho que prefiro comer olho de cabra. Vou ter que trabalhar muito isso se quiser viver sem sobressaltos em 2015, pois a tendência aponta para ostras por tudo quanto é lado. Elas são a nova grande vedete do happy hour, e experts em coquetéis no mundo inteiro vêm criando novas combinações da bebida para acompanhá-las. São servidas com molhos e acompanhamentos inusitados, como lemongrass, kimchi (típico coreano, feito com vegetais fermentados em um molho bastante apimentado), raiz forte, vinagrete gelado de coentro, vinagrete de papaia verde e por aí vai o invencionismo. Tô fora!

slTURMA DO PONCHE
Adeus vodca! Pesquisas indicam que 2015 será o ano do whisky. No Brasil, os bourbons vêm ganhando destaque, com novas marcas chegando o mercado nacional. Eu sou fã do velho e bom Johnny Red. Mas a estrela mesmo, a bebida que vai reinar em 2015 é esta aí acima. Essa coisa kitsch que nos remete aos anos 70. Os PONCHES surgiram ainda antes dos coquetéis, na Índia, e sua base principal era o raki, um licor de uva com sabor de anis, diluído em água. O ponche é o pai dos coquetéis e começou a aparecer pela primeira vez nos séculos 16 e 17. Divertido!

homusTURMA DO HOMUS
Amo!! Não por acaso tenho descendência árabe. Sou capaz de comer esta travessa aí acima de colher. Vai dar homus por tudo. Em sanduíches e misturado a outros ingredientes, como pimentão, beterraba e toda sorte de verduras e legumes.

iogurteTURMA DO IOGURTE SALGADO
Olha, acho difícil que me pegue, visto que já não sou chegada a iogurtes em geral. Me empapuça, sabe assim? Lá fora o iogurte salgado já virou febre; aqui no Brasil ainda não chegou. Mas está a caminho. Em Nova York, já é possível encontrar nos sabores tomate, beterraba e abóbora. Há ainda produtos mais inusitados, como iogurte coberto com homus (olha ele de novo aí!) e azeite de oliva, com espinafre e alho, com pepino, azeite e hortelã.

noni

TURMA DO NONI
Nunca tinha visto mais verde. É originário das ilhas do Pacífico e tem alto poder antifúngico, anti-inflamatório e antibacteriano, além de indicação de prevenção contra o câncer. É rico em vitaminas B, C, E e betacaroteno. Aposta-se no seu sucesso porque tem compostos que ativam a produção de serotonina (oba!), evitando a ansiedade e a depressão. Tô dentro!

oleo-de-amendoimTURMA DO ÓLEO DE AMENDOIM
Impossível fazer parte dela, já que sou uma pessoa intolerante a amendoim. Para quem pensa fazer parte dessa turma, dizem os especialistas que ele contém altos níveis de polifenóis e resveratrol, antioxidantes que combatem os radicais livres. As substâncias também interagem com alguns hormônios, um deles a angiotensina, que ajuda a controlar a pressão arterial. Beneficia a visão e ajuda a manter a hidratação da pele, combate artrite (indicado para o Bento!), controla o colesterol e acelera o metabolismo.

Couve-manteiga-4TURMA DA COUVE-MANTEIGA
Já faço parte dessa turma! Rica em fibras e vitaminas do complexo B, ajuda a regular os hormônios, eliminar a gordura e melhorar a aparência dos cabelos, além de contribuir para fixar o cálcio nos ossos (preciso muito!), sendo eficaz no combate à osteoporose.

castanha-de-baru-abertaTURMA DA CASTANHA DE BARU
Nunca tinha ouvido falar. É natural do Cerrado e da família das oleaginosas, rica em gorduras monoinsaturadas, vitaminas, minerais, ferro e
cálcio. Age na redução do risco de doenças cardiovasculares, além de controlar os níveis de colesterol. Também associa-se a ela o benefício de ajudar a diminuir a incidência de Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer graças à presença da vitamina E.

woman-questionE AÍ, QUAL É A SUA TURMA?

bento1DO CHURRASCO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.