Todo mundo merece (com razão!) os benefícios de uma boa noite de sono

Pedi ao meu marido Chico que me deixasse dormir manhã dessas. Que colocasse o despertador para às 6h45min bem longe do meu ouvido, levantasse devagar e não viesse me acordar meia hora depois. Na noite anterior, havia chegado em casa precisando dormir. Sabe quando a memória RAM da cabeça está cheia e precisando de uma boa noite de sono para descarregá-la sob pena de um apagão iminente? Pois é. Por isso pedi ao meu atencioso marido que me deixasse dormindo até a hora que meu organismo gritasse “basta!”.

Esse tipo de liberdade que a gente se permite em alguns dias da vida é o que torna a vida divertida e que faz enxergarmos a felicidade nas coisas mais simples, vai dizer? A felicidade que senti ao abrir os olhos naquela manhã, exatamente às 10h15min e com a sensação de que dormi tudo o que precisava dormir, me fez uma das pessoas mais felizes do mundo.

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Me peguei então pensando sobre os benefícios do sono, quais seriam eles e imaginando como deve ser ter vindo ao mundo um ser humano insone, ou que sofre para dormir. Sim, conheço pessoas assim – e não são poucas. Dormir bem ajuda até no emagrecimento, pode acreditar. Explica a neurologista Rosa Hasan:

“Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que têm dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito. Além disso, o grupo dos insones produz uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada à fome e à redução do gasto de energia.”

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Outro fator é importante é a perda de gorduras. Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou têm o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque, durante o descanso, ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Outro dado interessante: dormir previne a depressão.

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As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre 6 e 9 horas por noite. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de 10 mil pessoas.

Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado “normal” – de 6 a 8 horas por noite – tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Também foi observado aqueles que dormem menos que 6 e mais de 9 horas por noite: sofrem uma piora na qualidade de vida e índices de depressão mais altos.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas como ajudar o organismo a relaxar e ter uma boa noite de sono? Deixo com vocês o ótimo vídeo da nutricionista Tatiana Zanin com dicas sobre os melhores alimentos para ajudar a dormir melhor. Ela também diz qual é o exame que deve ser feito pra diagnosticar uma causa de insônia que é muito fácil curar com suplementação.

Um fim de semana de bons sonhos pra nós!

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários
  1. Concordo! Dá muita alegria poder acordar naturalmente, sem ter um despertador te assustando logo de manhã. Pena que são poucos os dias em que é possível ter esse prazer. A gente sente mesmo a diferença em tudo quando dormimos o suficiente e com qualidade. Bom fim de semana!

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