Todo mundo merece (com razão!) os benefícios de uma boa noite de sono

Pedi ao meu marido Chico que me deixasse dormir manhã dessas. Que colocasse o despertador para às 6h45min bem longe do meu ouvido, levantasse devagar e não viesse me acordar meia hora depois. Na noite anterior, havia chegado em casa precisando dormir. Sabe quando a memória RAM da cabeça está cheia e precisando de uma boa noite de sono para descarregá-la sob pena de um apagão iminente? Pois é. Por isso pedi ao meu atencioso marido que me deixasse dormindo até a hora que meu organismo gritasse “basta!”.

Esse tipo de liberdade que a gente se permite em alguns dias da vida é o que torna a vida divertida e que faz enxergarmos a felicidade nas coisas mais simples, vai dizer? A felicidade que senti ao abrir os olhos naquela manhã, exatamente às 10h15min e com a sensação de que dormi tudo o que precisava dormir, me fez uma das pessoas mais felizes do mundo.

giphy-happy

Me peguei então pensando sobre os benefícios do sono, quais seriam eles e imaginando como deve ser ter vindo ao mundo um ser humano insone, ou que sofre para dormir. Sim, conheço pessoas assim – e não são poucas. Dormir bem ajuda até no emagrecimento, pode acreditar. Explica a neurologista Rosa Hasan:

“Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que têm dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito. Além disso, o grupo dos insones produz uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada à fome e à redução do gasto de energia.”

tumblr_m9flpzpeoa1r25xgk

Outro fator é importante é a perda de gorduras. Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou têm o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque, durante o descanso, ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Outro dado interessante: dormir previne a depressão.

dc04dc10-3ad9-0134-0ca5-0a0b9a139ea7

As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre 6 e 9 horas por noite. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de 10 mil pessoas.

Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado “normal” – de 6 a 8 horas por noite – tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Também foi observado aqueles que dormem menos que 6 e mais de 9 horas por noite: sofrem uma piora na qualidade de vida e índices de depressão mais altos.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas como ajudar o organismo a relaxar e ter uma boa noite de sono? Deixo com vocês o ótimo vídeo da nutricionista Tatiana Zanin com dicas sobre os melhores alimentos para ajudar a dormir melhor. Ela também diz qual é o exame que deve ser feito pra diagnosticar uma causa de insônia que é muito fácil curar com suplementação.

Um fim de semana de bons sonhos pra nós!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários
  1. Concordo! Dá muita alegria poder acordar naturalmente, sem ter um despertador te assustando logo de manhã. Pena que são poucos os dias em que é possível ter esse prazer. A gente sente mesmo a diferença em tudo quando dormimos o suficiente e com qualidade. Bom fim de semana!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Sobre amar e ser amada. ❤️
  • Ontem um menino que brincava me falou: hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que este tempo vai passar; não se desespere e nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. #timetogohome #gonzaguinha
  • “Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos - e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente”. (Walt Disney)
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️
  • Meu pai, meu norte, minha serenidade, minha calmaria, meu aconchego, meu alicerce, minha certeza, minha paz, minha alma. Meu baba, minha estrutura, minha vida. ❤️