Todo mundo merece (com razão!) os benefícios de uma boa noite de sono

Pedi ao meu marido Chico que me deixasse dormir manhã dessas. Que colocasse o despertador para às 6h45min bem longe do meu ouvido, levantasse devagar e não viesse me acordar meia hora depois. Na noite anterior, havia chegado em casa precisando dormir. Sabe quando a memória RAM da cabeça está cheia e precisando de uma boa noite de sono para descarregá-la sob pena de um apagão iminente? Pois é. Por isso pedi ao meu atencioso marido que me deixasse dormindo até a hora que meu organismo gritasse “basta!”.

Esse tipo de liberdade que a gente se permite em alguns dias da vida é o que torna a vida divertida e que faz enxergarmos a felicidade nas coisas mais simples, vai dizer? A felicidade que senti ao abrir os olhos naquela manhã, exatamente às 10h15min e com a sensação de que dormi tudo o que precisava dormir, me fez uma das pessoas mais felizes do mundo.

giphy-happy

Me peguei então pensando sobre os benefícios do sono, quais seriam eles e imaginando como deve ser ter vindo ao mundo um ser humano insone, ou que sofre para dormir. Sim, conheço pessoas assim – e não são poucas. Dormir bem ajuda até no emagrecimento, pode acreditar. Explica a neurologista Rosa Hasan:

“Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que têm dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito. Além disso, o grupo dos insones produz uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada à fome e à redução do gasto de energia.”

tumblr_m9flpzpeoa1r25xgk

Outro fator é importante é a perda de gorduras. Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou têm o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque, durante o descanso, ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Outro dado interessante: dormir previne a depressão.

dc04dc10-3ad9-0134-0ca5-0a0b9a139ea7

As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre 6 e 9 horas por noite. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de 10 mil pessoas.

Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado “normal” – de 6 a 8 horas por noite – tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Também foi observado aqueles que dormem menos que 6 e mais de 9 horas por noite: sofrem uma piora na qualidade de vida e índices de depressão mais altos.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas como ajudar o organismo a relaxar e ter uma boa noite de sono? Deixo com vocês o ótimo vídeo da nutricionista Tatiana Zanin com dicas sobre os melhores alimentos para ajudar a dormir melhor. Ela também diz qual é o exame que deve ser feito pra diagnosticar uma causa de insônia que é muito fácil curar com suplementação.

Um fim de semana de bons sonhos pra nós!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários
  1. Concordo! Dá muita alegria poder acordar naturalmente, sem ter um despertador te assustando logo de manhã. Pena que são poucos os dias em que é possível ter esse prazer. A gente sente mesmo a diferença em tudo quando dormimos o suficiente e com qualidade. Bom fim de semana!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻