Incríveis receitas de maionese (nada trash!) para acompanhar belisques e petiscos

Sempre torci o nariz para maionese, desde pequena, desde os tempos de prensado na hora do recreio do colégio no bar do Zé. Os anos passaram e modifiquei um tanto meu paladar. Ainda assim, torço um pouco o nariz para uma maionese qualquer. Prefiro mostarda e sempre coloquei mostarda em tudo, inclusive no saudoso prensado do bar do Zé. Mas que raios, então, estou aqui perdendo meu tempo escrevendo um post sobre “quatro incríveis maioneses”? Aí é que está. Essas quatro incríveis maioneses são realmente especiais. Explico.

Os bares Vila Seu Justino, Pracinha do Seu Justino, High Line Bar e Oh Freguês contam com maioneses próprias para acompanhar as mais diversas porções disponíveis em seus cardápios. As receitas são originais e criadas pela chef Cintia Fernandes e pelo chef Gabriel Oliveira.

A maionese do Vila Seu Justino, por exemplo, idealizada por Gabriel, é feita com Mostarda Dijon e é o acompanhamento perfeito para hambúrgueres. Já a versão da Pracinha do Seu Justino, do mesmo chef, é feita a base de páprica e combina com batata frita. As criações da chef Cintia vão desde a maionese tradicional verde, servida no Oh Freguês, acompanhada de iscas de frango, até a versão sofisticada com tinta de lula, disponível no High Line Bar.

Todas as receitas levam ingredientes que amo e, justamente por isso, achei que era meu dever compartilhar com vocês. Antes de começar a salivar, deixo o convite pra me acompanhar também no Instagram: @mari_kalil

Vamos lá aprender para reproduzir no conforto do nosso lar doce lar!?

index_strip_148707_2_fullMAIONESE DE PÁPRICA PICANTE

Ingredientes
200 ml de água gelada
1 dente de alho roxo amassado
100g de gema pasteurizada
2 unidades de limão
1 colher de sopa de Mostarda Dijon
2 garrafas de óleo de girassol
45g de páprica picante
10g de sal refinado

Modo de preparo
1. Na batedeira, adicionar a gema, suco do limão, mostarda Dijon, sal e o alho espremido e bater em velocidade média.
2. À parte, diluir a páprica na água gelada.
3. Adicionar o óleo de girassol em fios, aos poucos, na batedeira dando consistência à maionese, sempre mesclando com a água gelada com páprica em fios até o final.
4. Conservar sobre refrigeração. Validade de 2 dias.

index_strip_148707_3_fullMAIONESE DA CASA DO VILA SEU JUSTINO

Ingredientes
1,6 litros de óleo de girassol
200ml de azeite extra virgem
100g de gema pasteurizada
2 unidades de limão Taiti
50g de cebolinha
45g de mostarda Dijon
10g de sal
1g de Pimenta do Reino
200 ml de água gelada

Modo de preparo
1. Numa batedeira em velocidade média adicionar gema pasteurizada, mostarda Dijon, suco do limão, sal, pimenta do reino, cebolinha picada e bater.
2. Aos poucos, ir adicionando na batedeira o óleo de girassol em fios, até dar consistência de maionese, mesclando sempre com a água gelada até o final.
3. Conservar sobre refrigeração. Validade de 2 dias.

index_strip_148707_1_fullMAIÔ DA CASA DO OH FREGUÊS

Ingredientes
1 ovo
200ml de óleo de girassol
50ml de azeite
1 colher de chá de mostarda
¼ de dente de alho
½ maço de salsinha
Sal a gosto

Modo de preparo
1. No liquidificador, bata o ovo, a mostarda, o alho e as folhas de salsinha até tomar textura de creme.
2.Coloque aos poucos o azeite em fio batendo na velocidade máxima.
3. Em seguida, colocar aos poucos o óleo em fio (de preferência gelado) até se transformar em um creme espesso. Tempere com sal a gosto.

index_strip_148707_0_fullMAIONESE TINTA DE LULA

Ingredientes
1 ovo
200 ml de óleo de girassol
50 ml de azeite
1 colher de chá de mostarda
¼ de dente de alho
1 colher de sobremesa de tinta de lula
Sal a gosto

Modo de preparo
1. No liquidificador, bata o ovo, a mostarda e o alho até tomar textura de creme.
2. Coloque aos poucos o azeite em fio batendo na velocidade máxima.
3. Em seguida, colocar aos poucos o óleo em fio (de preferência gelado) até se transformar em um creme espesso.
4. Tempere com sal a gosto.
5. Em um recipiente, misturar a tinta de lula com a ajuda de um fouet (batedor de arame).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Viva as nove primaveras da Marina! Viva! 👏🏼🥂♥️
  • É nosso, gurias @karinachav @reginalimaoficial ♥️Melhor programa de televisão do ano do Prêmio Press! Jamais vou esquecer o convite de vocês duas pra fazer parte dessa equipe! Que orgulho! Ao alto e avante! 💪🏻♥️👊🏻 @ceciliakramer eternamente grata pela confiança! #tamojunto #bandemmovimento
  • A persistência faz do impossível uma possibilidade. No caso, voltar a fechar com folga o jeans guardado há 15 anos à espera deste momento!  #yeswecan 💪🏻👊🏻🤣♥️
  • Né?! 🤣
  • BFF ♥️
  • Meu amor por Porto Alegre é tão grande que não cabe no peito e não coube na foto com a obra do super @jotapepax 🤣🤣🤣. #ilovepoa #vemseapaixonar