Queremos a Xaxá (de verdade)!

Vou lançar o concurso estadual “Queremos a Xaxá”.
Lembram da bala Xaxá?

Esta foto está péssima, eu sei.
Mas foi a única que eu achei
Quem lembra da Xaxá também lembra que a gente comia Xaxá numa época em que não existiam câmeras digitais, redes sociais e toda essa história de vida virtual

Eu sou capaz de sentir o azedinho da Xaxá de abacaxi no canto esquerdo da boca. Nunca esqueci da querida Xaxá. Eu amava a Xaxá como amava o LOLO e a vaquinha do Lolo.

GANHEI ESTA CAIXINHA COM 5 LOLOS
COMI EM DOIS DIAS

Está escrito na caixinha do Lolo que se trata de uma Edição Limitada. Eu não acredito. Porque tenho certeza que, como eu, quem amava o Lolo nunca aceitou a substituição da Vaquinha por este boneco débil mental.

VOCÊ NUNCA FOI FOFINHO COMO O LOLO!

Dia desses, me disseram que a Xaxá, assim como o Lolo, estava de volta.

NÃO ACREDITO!

Pois é verdade.
Aqui está a prova

OOOOHHHHHHH!!!

De posse do conhecimento de que a saudosa Xaxá tinha voltado, eu logo quis saber: afinal, onde encontro a Xaxá em Porto Alegre!? A resposta: não encontro.

Pois acredite que é verdade.
Eu vou contar a história até para poder assimilar melhor o baque: recentemente, a empresa Potiguar Simas adquiriu os direitos da bala Xaxá, que antigamente era fabricada pela paulista Ailiram. A Ailiram parou de produzir a Xaxá quando foi comprada pela Nestlé.

ESTÃO ME ACOMPANHANDO?

Seguindo: de posse atualmente dos direitos de fabricar a Xaxá, a Simas passou a produzi-la em sua fábrica. Onde fica a fábrica da Simas? No Rio Grande do Norte.

LÁ PRA CIMA

Onde fica o Rio Grande do Sul?

AQUI PRA BAIXO

Qual a conclusão?

A Simas não possui distribuição no Rio Grande do Sul devido à distância!

A distribuição da Simas vai só até  São Paulo!

A Xaxá de abacaxi nunca vai chegar aqui!

Eu vou esganar quem me fez lembar que a Xaxá existia!

Passavam poucos minutos das 4 horas da tarde quando terminei este post e fui soterrada de comentários muito bem-vindos. Alguns dizendo que, sim, a Xaxá existe aqui! Minha amiga Lets, inclusive, me mandou esta foto.

CARTAZ DE UMA MERCEARIA NO CENTRO

Daí me contaram que há vários desses cartazes no Centro da cidade anunciando a bala Xaxá. Só que….

Ela não tem nada a ver com a original da nossa infância!

Me disseram que não tem aquele saudoso azedinho!

Me disseram que a nova Xaxá é “doce e esfarela”!

QUEREMOS A XAXÁ DE VERDADE!
QUEREMOS A XAXÁ DE VERDADE!
QUEREMOS A XAXÁ DE VERDADE!


Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

48 Comentários
  1. Mari!!!! Eu di novu!!!!!!!!!!!! Andei atrás tb da bala Xaxá de abacaxi (comprava na hora do recreio e comia até a hora da saída): A Sul Doce da zona sul me disse que estava muito cara e que não ia vender – me passaram a dica do Atacado Doces do Beto no centro – acabei de ligar e me disseram que não existe previsão – já teve e já sumiu – pelo que eu entendi vamos ter que achar em algum armazén da cidade!!!!! Bjs!!

  2. Mari!!!! Eu di novu!!!!!!!!!!!! Andei atrás tb da bala Xaxá de abacaxi (comprava na hora do recreio e comia até a hora da saída): A Sul Doce da zona sul me disse que estava muito cara e que não ia vender – me passaram a dica do Atacado Doces do Beto no centro – acabei de ligar e me disseram que não existe previsão – já teve e já sumiu – pelo que eu entendi vamos ter que achar em algum armazén da cidade!!!!! Bjs!!

  3. Mari… (tri intima hehehe). Leio teus posts e a coluna da ZH a um tempo e já sou tua fã de carteirinha heheheh… mas nunca tinha me manifestado (nem sei porque, sempre tenho vontade…) Mas quando li que tu não tinha encontrado a bala Xaxá (minha paixão desde quando eu ainda nem sabia mastigar!!!) resolvi comentar pra dizer que EU sei onde tem!!! Na sorveteria Joia creio que uma das mais antigas de porto alegre segue o link com o endereço ( http://www.hagah.com.br/rs/porto-alegre/local/694,2,sorveteria-joia.html ) fica no José do Patrocínio…. Tem vários sabores inclusive…. mas pra mim Xaxá so se for a com o azedinho de abacaxi hehehe…..

  4. Mari… (tri intima hehehe). Leio teus posts e a coluna da ZH a um tempo e já sou tua fã de carteirinha heheheh… mas nunca tinha me manifestado (nem sei porque, sempre tenho vontade…) Mas quando li que tu não tinha encontrado a bala Xaxá (minha paixão desde quando eu ainda nem sabia mastigar!!!) resolvi comentar pra dizer que EU sei onde tem!!! Na sorveteria Joia creio que uma das mais antigas de porto alegre segue o link com o endereço ( http://www.hagah.com.br/rs/porto-alegre/local/694,2,sorveteria-joia.html ) fica no José do Patrocínio…. Tem vários sabores inclusive…. mas pra mim Xaxá so se for a com o azedinho de abacaxi hehehe…..

  5. Oi Mariana!

    Adoro seu blog, sempre dou uma passadinha aqui.

    Tenho uma feliz notícia para te dar, a xaxa pode ser encontrada em uma distribuidora de doces que fica no centro da capital, mais especificamente na Av. Júlio de Castilhos. Estive lá há dois meses para comprar doces para o chá de bebê do meu sobrinho, e dei pulinhos de alegria quando avistei o saco de balas xaxa. É óbvio que o saco de balas tomou outro rumo que não foi o chá de bebê hahaha ( a mãe a tia o vindouro bebê comeram tudo). Ah, como é uma distribuidora eles só comercializam em pacotes.

    Grande abraço.

    Cássia.

  6. Oi Mariana!

    Adoro seu blog, sempre dou uma passadinha aqui.

    Tenho uma feliz notícia para te dar, a xaxa pode ser encontrada em uma distribuidora de doces que fica no centro da capital, mais especificamente na Av. Júlio de Castilhos. Estive lá há dois meses para comprar doces para o chá de bebê do meu sobrinho, e dei pulinhos de alegria quando avistei o saco de balas xaxa. É óbvio que o saco de balas tomou outro rumo que não foi o chá de bebê hahaha ( a mãe a tia o vindouro bebê comeram tudo). Ah, como é uma distribuidora eles só comercializam em pacotes.

    Grande abraço.

    Cássia.

  7. Cara Mariana, ande pelo centro de POA, em várias bancas tem o cartaz “Temos balas Xaxá”! No Mercado Público tinha a famosa balinha, minha prima até comprou algumas para me dar. Mas a decepção foi grande…nem de perto lembra a Xaxá do nosso tempo… =(

  8. Cara Mariana, ande pelo centro de POA, em várias bancas tem o cartaz “Temos balas Xaxá”! No Mercado Público tinha a famosa balinha, minha prima até comprou algumas para me dar. Mas a decepção foi grande…nem de perto lembra a Xaxá do nosso tempo… =(

  9. Eu tbém adorava Xaxá e gostaria mto de comer uma agora!!Mas confesso que iriar mesmo comentar da Confraria!!Uhuuuu!!!Tudo certo hein???Ia mesmo te falar p fazermos uma contagem até a data!!!Q bom que a contagem já começou!bjks

  10. Eu tbém adorava Xaxá e gostaria mto de comer uma agora!!Mas confesso que iriar mesmo comentar da Confraria!!Uhuuuu!!!Tudo certo hein???Ia mesmo te falar p fazermos uma contagem até a data!!!Q bom que a contagem já começou!bjks

  11. Sabe, Ana Paula, eu vi os cartazes em alguns lugares, entrei e perguntei se tinha. Mas não tinha. E daí li a declaração do presidente da empresa dando esta explicação da distância. E agora, que eu começava a ficar feliz, tu me diz que ela nem se parece a mesma Xaxá… Bjo. MK

  12. Sabe, Ana Paula, eu vi os cartazes em alguns lugares, entrei e perguntei se tinha. Mas não tinha. E daí li a declaração do presidente da empresa dando esta explicação da distância. E agora, que eu começava a ficar feliz, tu me diz que ela nem se parece a mesma Xaxá… Bjo. MK

  13. Mari, no centro tem por todos lados cartazes escrito: “Aqui tem bala Xaxá” e a carinha do gato! Eu inclusive tenho uma história com essas balas, eu nunca tinha ouvido falar delas e via esses cartazes brotando por todos lados feito temakeria em Porto Alegre, aí comentei com o meu esposo e ele conhecia, mas duvidava que tinham voltado. Entrei num mercadinho bem bela e faceira e perguntei: “tem bala xaxá?”, a mulher meio mal encarada me olhou da cabeça aos pés e respondeu que não. Achei esquisito, mas tentei em outro botequinho, e nada! E todos me olhavam com cara esquisita. Foi aí que pensei: “Claro, xaxá é o nome que tão usando pra alguma droga nova dessas que aparecem todos os dias! Como não pensei nisso antes!” (olha a imaginação da pessoa em pleno sábado ocioso, pensei que não deveria ter cara de “usuária” e não quiseram me vender, hahahaha!). Mas precisa descartar a dúvida, cheguei com cara de malvada em outro mercadinho e tirei uma nota de 20 reais da bolsa e falei: “me dá 20 reais de bala xaxá porfavor?”. Gurias, a mulher me apareceu com um potão de balas que eu demorei um mês pra comer! Vê se pode! Mari, se tu não achar deixa comigo que levo pra ti na Confraria sábado! Bjos!

  14. Mari, no centro tem por todos lados cartazes escrito: “Aqui tem bala Xaxá” e a carinha do gato! Eu inclusive tenho uma história com essas balas, eu nunca tinha ouvido falar delas e via esses cartazes brotando por todos lados feito temakeria em Porto Alegre, aí comentei com o meu esposo e ele conhecia, mas duvidava que tinham voltado. Entrei num mercadinho bem bela e faceira e perguntei: “tem bala xaxá?”, a mulher meio mal encarada me olhou da cabeça aos pés e respondeu que não. Achei esquisito, mas tentei em outro botequinho, e nada! E todos me olhavam com cara esquisita. Foi aí que pensei: “Claro, xaxá é o nome que tão usando pra alguma droga nova dessas que aparecem todos os dias! Como não pensei nisso antes!” (olha a imaginação da pessoa em pleno sábado ocioso, pensei que não deveria ter cara de “usuária” e não quiseram me vender, hahahaha!). Mas precisa descartar a dúvida, cheguei com cara de malvada em outro mercadinho e tirei uma nota de 20 reais da bolsa e falei: “me dá 20 reais de bala xaxá porfavor?”. Gurias, a mulher me apareceu com um potão de balas que eu demorei um mês pra comer! Vê se pode! Mari, se tu não achar deixa comigo que levo pra ti na Confraria sábado! Bjos!

  15. Maryzinha, nem te emociona: é OUTRA bala – ruim! – com o mesmo nome. É doce e esfarelenta, uma decepção. Tem no Mercado, mas eu não recomendo. #prontofalei

  16. Maryzinha, nem te emociona: é OUTRA bala – ruim! – com o mesmo nome. É doce e esfarelenta, uma decepção. Tem no Mercado, mas eu não recomendo. #prontofalei

  17. Não é a Xaxá! O povo lá do Espírito Santo pode ter comprado a marca, mas puseram a receita fora! Aqui em Brasília tem e eu também comprei toda feliz – era viciada nessa bala – mas é uma droga, que nem disse a Mari aí em cima. Não tem o azedinho e esfarela. Ugh!

  18. Não é a Xaxá! O povo lá do Espírito Santo pode ter comprado a marca, mas puseram a receita fora! Aqui em Brasília tem e eu também comprei toda feliz – era viciada nessa bala – mas é uma droga, que nem disse a Mari aí em cima. Não tem o azedinho e esfarela. Ugh!

  19. olhei… olhei essa foto da bala e pensei – nunca vi essa bala.. olhei melhor, e pensei como nao conheço essa bala?? sempre adorei balas.. ai lembrei!!!
    Ela vinha embalada em papel amarelo, vermelho e verde?? É essa mesmo?!!

  20. olhei… olhei essa foto da bala e pensei – nunca vi essa bala.. olhei melhor, e pensei como nao conheço essa bala?? sempre adorei balas.. ai lembrei!!!
    Ela vinha embalada em papel amarelo, vermelho e verde?? É essa mesmo?!!

  21. Oi Mariana. Tem a bala na banca de jornal da Luciana de Abreu, quase esquina Padre Chagas, e no mercadinho desta esquina tb. 10 centavos!! Comprei hj p o meu marido, mas ele não provou ainda!! Eu particularmente nunca gostei, estão não sei se o gosto e o mesmo…. Bj

  22. Oi Mariana. Tem a bala na banca de jornal da Luciana de Abreu, quase esquina Padre Chagas, e no mercadinho desta esquina tb. 10 centavos!! Comprei hj p o meu marido, mas ele não provou ainda!! Eu particularmente nunca gostei, estão não sei se o gosto e o mesmo…. Bj

  23. Olá, Mariana!

    Também gostava de bala Xaxá… mas prefiria Sugus!
    Sugus, bala Banda… e aquelas balas gasosas…

    Aliás, ainda existe Sugus? Acho que não!
    Droga, agora fiquei com vontade de comer bala Xaxá e Sugus. :*(

  24. Olá, Mariana!

    Também gostava de bala Xaxá… mas prefiria Sugus!
    Sugus, bala Banda… e aquelas balas gasosas…

    Aliás, ainda existe Sugus? Acho que não!
    Droga, agora fiquei com vontade de comer bala Xaxá e Sugus. :*(

  25. E da bala fusca, alguém lembra???? Ou seria “fuca”??? Também vinha num papelzinho amarelo… e era azedinha…. que saudade da infância!!!! snif snif

  26. E da bala fusca, alguém lembra???? Ou seria “fuca”??? Também vinha num papelzinho amarelo… e era azedinha…. que saudade da infância!!!! snif snif

  27. A verdadeira bala Xaxá era mastigavel,mas ate conseguir levava algum tempo mas depois ia ficando macia e aquele gosto azedinho hummm..me veio agua na boca…a minha preferida é de maça verde e a de morango…Eu quero muito…

  28. A verdadeira bala Xaxá era mastigavel,mas ate conseguir levava algum tempo mas depois ia ficando macia e aquele gosto azedinho hummm..me veio agua na boca…a minha preferida é de maça verde e a de morango…Eu quero muito…

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quem bate?! É o friiiio! 👻 #casaspernambucanas #lembra?
  • Sábado de bobó! 🍤 #bobodecamarao #almocodesabado #niverdalolo
  • Sob as bênçãos de Mãe Maria. Olhai por nós. 🙏🏻 #oração #meditação #intuição #pazinterior
  • O tempo passou e eu voltei a gostar de iogurte. Porto Alegre, 1977. #tbt
  • Era uma vez... O início do meu novo livro. ✍🏻#quetrazespramim #livromarikalil
  • Um dia, lá no ano de 2012, ganhei um brigadeiro com meu nome. O Brigs da Mari era feito de chocolate belga. Fino e chique como ela! 😂👌🏻 #tbt #brigadeiro #brigadeirogourmet #negrinho #meudocefavorito