Renee Zellweger desabafa: “O valor da mulher é medido por sua aparência”

Renee Zellweger chega para somar-se à turma de estrelas hollywoodianas cansadas do assédio da imprensa a respeito de questões pessoais. Recentemente, Jennifer Aniston arrancou aplausos de mulheres do mundo inteiro ao desabafar “não estou grávida, estou farta” em artigo publicado no Huffington Post, em que também questionou padrões impostos pela mídia e pela sociedade. (Clique AQUI para ler a matéria que publicamos no site MK).

Agora foi a vez da eterna Bridget Jones defender a importância da mulher muito além dos julgamentos baseados na aparência no texto intitulado We Can Do Better (Podemos fazer melhor, em tradução livre). O posicionamento da atriz vem após incessantes notícias a respeito de sua aparência ter rodado o mundo. O estopim da irritação de Renee ocorreu em um evento da revista Elle em Hollywood. Tornou-se alvo preferido dos tabloides, que afirmaram que a atriz tinha o rosto completamente transformado.

Renée-Zellweger-1-800x450RENEE EM EVENTO DA ELLE: ACUSADA DE ESTAR IRRECONHECÍVEL

As críticas acentuaram-se quando foi lançado o trailer do filme O Bebê de Bridget Jones, com estreia prevista nos cinemas brasileiros em 29 de setembro próximo.

Leia a versão resumida do manifesto assinado por Renee no Huffington Post.

“Não que isso seja da conta de alguém, mas eu não tomei a decisão de alterar o meu rosto e fazer cirurgia nos olhos. A informação em si não é de nenhuma importância, mas o fato de ter sido discutida entre jornalistas de respeito e se tornado assunto público é desconcertante e mostra como notícia se confunde com entretenimento, além de ressaltar a fixação que a sociedade tem com o aspecto físico das pessoas.

Não é nenhum segredo que o valor da mulher é historicamente medido por sua aparência. Apesar de termos evoluído em reconhecer a importância feminina na construção de uma sociedade de sucesso, e os cargos de influência que elas ocupam em diversos setores, o preconceito persiste, e é perpetuado pela conversa negativa que entra no nosso consciente todo dia em forma de entretenimento barato.

Muito magra, muito gorda, envelhecida, melhor morena, celulite nas coxas, cirurgia plástica que deu errado, ficando careca, barriga de grávida ou apenas gordura? Sapatos feios, pés feios, sorriso feio; chamadas [de matérias] que tentam determinar o valor de uma pessoa com base em sua aparência. A mensagem que fica é problemática para as gerações mais novas, e sem dúvida resulta em uma série de questões como preconceito, igualdade, autoaceitação, bullying e saúde”.

A versão original e na íntegra pode ser lida AQUI.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.