A provocação é profissional, mas mexe pessoalmente com todo mundo. Até que ponto o que você faz em seu emprego ou o produto/serviço que você vende fazem falta? Se você fosse demitido hoje ou o seu produto sumisse do mercado seriam facilmente substituídos? A resposta positiva é preocupante e aponta para a próxima pergunta: você já pensou em fazer algo diferente para criar seu próprio nicho e diferenciar-se da maioria?
Eu penso muito nisso. De apenas mais um e profissional básico, generalista, o mercado está cheio, e pior, com ou sem emprego. Só pra lembrar que o Brasil tem hoje 11,4 milhões de desempregados, o que equivale à população da cidade de São Paulo. Em média, cada desempregado está levando oito meses para voltar a ter sua carteira assinada.
Bom, de primeira você já sabe que para ter cauda longa no mercado é preciso ser único, mas isso não basta. Mesmo que você ou seu produto sejam diferenciados, precisam ter valores. E eu não me refiro a preço. O que vai te tornar admirado ou só mais um na multidão é a alma do que você faz ou vende.
“Você tem que fazer sentido para a empresa ou mercado onde está inserido”.
COMPARTILHE SUA HISTÓRIA: AS PESSOAS CONSOMEM MAIS DO QUE APENAS O PRODUTO QUE COMPRAM
As pessoas consomem, de um modo geral, mais do que o produto que compram. Querem o conceito por trás do objeto ou da pessoa. Já parou pra pensar o que faz alguém que você não conhece te seguir nas redes sociais? As pessoas querem saber o que você faz, pensa, quem você admira, o que você recomenda e, é claro, que tipo de ensinamento você transmite. Alguma característica sua chamou a atenção daquele que te segue. Tente descobrir o que seria. Já é um começo para você se reconhecer como referência em alguma coisa.
+LU BEMFICA: Desafio: você consegue dizer quem é em apenas cinco palavras?
Pessoas admiram quem está por trás das marcas, querem se aproximar, interagir. Eu não me contento em seguir as empresas do Abílio Diniz. Eu sigo o Abílio porque quero saber mais sobre ele: suas opiniões, suas frases, seu modo de vida.
TRANSMITA O SEU DNA E DIFERENCIE-SE: NÃO EXISTEM DUAS PESSOAS IGUAIS
Só quem se conhece, quem é fiel aos seus propósitos, quem sabe se definir em cinco palavras, vai chegar com sucesso a algum lugar. Se você conseguir transmitir o seu DNA no que faz, certamente vai conseguirá ser notado por um motivo muito simples: não existem duas pessoas iguais a você. Estude, melhore, ganhe conhecimento. Essa bagagem é só sua e tudo o que você aprender tendo um objetivo claro, sabendo o que quer fazer, vai te tornar um profissional melhor e mais preparado. Boa sorte!
Oi, trabalhei durante 14 anos numa empresa. Era responsavel pela confecçao de produtos para a divulgação de raças bovinas. Ha 2 anos atras me demiti. Fico muito feliz quando meus antigos clientes ,que compravam os ´produtos, me contatam , querendo encomendar artigos comigo. Apesar de existir hoje outra pessoa responsavel por este setor,ate mesmo os funcionarios da minha antiga empresa seguem comprando comigo.
Entao realmente acho que fiz e continuo fazendo a diferença, consegui imprimir a minha marca.
Mônica, esta é a mensagem do post. Imprimistes a tua marca pessoal e ganhou a preferência dos clientes mesmo fora da empresa. Cuide do teu patrimônio, busque conhecimento e vais manter o teu diferencial onde quer que estejas. Adorei!