Sete alimentos que contribuem na redução do índice de insulina e auxiliam na perda de gordura

Se o objetivo é emagrecer (e quase sempre é…), contar calorias e passar fome não é o caminho. É o que explica Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia. Segundo Rodrigo, faz-se necessário combater os mitos amplamente difundidos de que contar calorias e consumir alimentos industrializados que se dizem saudáveis ajuda a emagrecer.

– Para ter uma vida saudável e magra, é preciso consumir alimentos verdadeiros, ou seja, alimentos que estão alinhados com o funcionamento normal dos hormônios do corpo e do seu metabolismo, além de cortar carboidratos refinados e processados – resume.

O grande segredo do emagrecimento está no consumo de alimentos capazes de promover a retomada do funcionamento normal metabólico e hormonal do corpo, com destaque para o restabelecimento do funcionamento correto da insulina.

– A insulina é o hormônio principal que regula o armazenamento de gordura, promovendo a absorção da glicose do sangue pelos músculos e pelo tecido adiposo, fazendo com que a gordura seja estocada cada vez mais, independentemente da quantidade de alimentos ingerida – explica.

Polesso conta que não é preciso se forçar a consumir menos. O importante está em focar na qualidade do que se come. Assim, ele sugere sete alimentos que auxiliam o corpo a regular os índices de insulina.

cauliflowerimageCOUVE-FLOR: SOLUÇÃO CONTRA OS CARBOIDRATOS REFINADOS

Couve-flor
Segundo Polesso, este legume, além de rico em nutrientes, pode substituir diversos alimentos cheios de carboidratos densos e de rápida absorção. “É possível fazer pizza com massa de couve-flor, evitando o consumo de carboidratos refinados”, explica.

LEIA TAMBÉM
+MARI KALIL: Nunca pensei que pudesse ser tão moderna comendo…. Couve-Flor!
+Arroz de Couve-Flor: não é que existe, é delicioso e facílimo de preparar?

Atum

Entre as carnes e peixes disponíveis, o atum é um exemplo prático e nutritivo de alimento que ajuda o corpo a regular a insulina e, por consequência, queimar gordura. O especialista alerta para que se dê preferência ao peixe in natura ou em água. “Quanto mais evitarmos óleos vegetais, que são pró inflamatórios, melhor. ”

olive-oil-and-olivesAZEITE DE DENDÊ E DE OLIVA: PREFERÊNCIA PARA COZINHAR

Azeite de dendê e oliva
Polesso destaca que os óleos vegetais mais comuns possuem efeito retardador no organismo, ou seja, promovem quadros de inflamação e hoje estão associados com diversas condições de saúde, entre elas o ganho de peso e problemas cardíacos. “O azeite de dendê ou de oliva são ótimas opções para as receitas que levam este tipo de ingrediente”, conta.

LEIA TAMBÉM
+Azeite de oliva extravirgem: benefícios, preço, conservação e dicas de consumo

eggOVOS: ÓTIMOS CONTROLADORES DA INSULINA

Ovos
Considerados um dos verdadeiros coringas na alimentação saudável, os ovos são ricos em proteínas e gordura de alta qualidade, o que faz com que sejam ótimos controladores do hormônio insulina. “Ovos inteiros, de preferência caipiras, são alimentos muito bem-vindos no café da manhã, e podem substituir o pão”, sugere o especialista.

LEIA TAMBÉM
+Alimentos que ajudam a deixar a imunidade nas alturas

Chá
Todos os tipos de chás são ótimas opções de alimentos aceleradores, podendo ser ótimos aliados na implantação de um estilo de vida saudável que substitui outras bebidas adoçadas e/ou artificiais que promovem o ganho de peso, desde que não sejam adoçados com açúcar e sim com adoçantes naturais, como o Xilitol, Eritritol, Stévia. “Os chás de todos os tipos também são ótimos para ajudar a controlar a vontade de comer doces”, destaca o especialista.

LEIA TAMBÉM
+MARI KALIL: Matchá: entenda por que este chá deve fazer já parte da sua vida
+Conheça os tipos de chás e cada um dos seus benefícios

semente-de-girassol-2SEMENTE DE GIRASSOL: OPÇÃO PARA SALADAS

Semente de girassol
Na categoria de sementes, quase todas são bem-vindas em uma alimentação variada e saudável. Segundo Polesso, sementes podem ser usada em saladas e muitas outras receitas. “Prefira não usar versões em farelo ou industrializadas”.

LEIA TAMBÉM
+Temperos e especiarias: nutricionista elabora guia de benefícios e ensina como utilizar na alimentação

Morango
Polesso alerta que, ao contrário do que muitos pensam, nem todas as frutas contribuem para a queima de gordura. “Muitas das frutas são consideradas moderadoras, principalmente as de alta carga glicêmica, podem retardar o emagrecimento ao invés de promovê-lo”, esclarece. O morango é uma das opções que contribui para a regulamentação da insulina, ao lado do abacate, limão, Cranberry, mirtilos e coco.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️
  • Meu pai, meu norte, minha serenidade, minha calmaria, meu aconchego, meu alicerce, minha certeza, minha paz, minha alma. Meu baba, minha estrutura, minha vida. ❤️
  • À sombra dos Trompetes dos Anjos. #angelstrumpet #gettygarden #gettymuseum
  • Sob a luz do entardecer no Píer de Santa Monica, a confiança de que está tudo em seu devido lugar. ✨ #sunshine #vibration #california #bepositive
  • Foco, força, fé e meus dois anjos da guarda. #baba #mami #bepositive