Trata-se de um produto de beleza coreano que há um ano e meio vende sem parar pela internet. O nome é um tanto insólito: Shark Sauce (molho de tubarão, em tradução livre). Mas antes que ambientalistas comecem a gritar contra a matança de tubarões nos oceanos em prol da vaidade feminina, um aviso: tubarão existe só no nome. Não há nada deste peixe no cosmético. Comercializado por US$ 29, o Shark Sauce caiu nas graças das blogueiras mais influentes – e daí ver seu estoque esgotado a todo instante virou questão de segundos.
Mas o que tem de tão especial o Shark Sauce a ponto de provocar esta comoção internacional no universo da beleza e contar com o aval dos dermatologistas sul-coreanos (nacionalidade de sua criadora)? O principal benefício deste sérum é a capacidade de hidratar a pele e ao mesmo tempo reduzir as manchas (de sol, acne, melasmas etc.). Quem já experimentou garante que o resultado é visível em pouco tempo e comparte o progresso nas redes sociais com a hashtag #sharksauce
Não é de se estranhar que acabou coroado como o produto de beleza mais eficaz de 2015 por blogs e sites especializados e que, vira e mexe, aparece esgotado na Holy Snails, o site que comercializa o produto, de autoria de sua criadora.
SHARK SAUCE: O SÉRUM CASEIRO QUE TORNOU-SE SUCESSO MUNDIAL
A composição do sérum, de fabricação caseira, contém niacinamida (derivado da vitamina B3 e conhecido por reduzir a hiperpigmentação, combater os sinais de envelhecimento e manter a hidratação da pele), raiz de alcaçuz (contra manchas escuras) e algas marinhas biofermentadas (indicadas contra a acne) – todos esses ingredientes em concentração elevada, como manda a indústria cosmética coreana.
Chama-se Chel Cortes, a criadora do sérum, que acabou transformando o crescente interesse pela cosmética em um grande negócio. Formada em Química e Biologia e radicada nos Estados Unidos, a profissional sul-coreana criou o próprio blog e passou a incentivar o DIY (faça você mesmo) em seu canal. Tanto ela como outras blogueiras queixavam-se de que ingredientes importantes como a niacinamida não eram encontrados em concentrações suficientes nos produtos do mercado para tornarem-se eficazes.
CHEL CORTES MOSTRA EM SEU SITE O ANTES E O DEPOIS DO SHARK SAUCE
Foi então que colocou a mão na massa e criou a fórmula do Shark Sauce, que batizou com o nome porque era com este pseudônimo que costumava participar de fóruns de bate papo na internet sobre beleza. Chel foi a primeira a experimentar a própria criação, contando que, ao final do primeiro mês, conseguiu eliminar sardas e manchas solares. Estourou na rede e passou a dedicar o tempo a elaborar o produto até que, no fim do ano passado, lançou uma loja online para comercializá-lo.
Procurada pela reportagem do jornal The Guardian para comentar sobre a formulação e o sucesso do Shark Sauce, a porta-voz da Miin Cosmetics, uma das maiores empresas de cosmética da Coréia do Sul, declarou:
– Ainda que as propriedades individuais de cada ingrediente utilizado no Shark Sauce sejam muito conhecidas, acreditamos que a combinação de todos eles é algo único e oferece múltiplos benefícios para a pele. Além disso, na indústria cosmética coreana, a niacinamida é muitas vezes difícil de encontrar em quantidade suficiente para que consiga aportar bons resultados ao tratamento. Ainda assim, temos bons produtos no mercado com niacinamida combinada a outros ingredientes. São eles Mineral Treatment Essence, de Cremorlab, e Snail Bee High Content Essence, de Benton.
SNAIL BEE HIGH CONTENT ESSENCE
O que realmente popularizou o Shark Sauce foi o boca a boca na internet. Quem experimentou e atestou o bom resultado foi compartilhando, compartilhando, compartilhando… E o produto virou febre. Especialistas concordam que a grande sacada de Chel Cortes foi ter conseguido escutar as demandas e satisfazer as necessidades de consumidoras como ela, que pediam produtos com fórmulas simples, altas concentrações e transparência na formulação no lugar de produtos inacessíveis no preço e que, muitas vezes, levam apenas o mínimo do ingrediente necessário para tornar-se eficaz.
– Se eu posso criar um produto de sucesso na cozinha da minha casa, por que essas grandes indústrias não conseguem entregar o que pedimos? – provoca Chel.
O sucesso do Shark Sauce levou sua criadora a mudar os planos profissionais. Ela largou o trabalho em um laboratório ambiental para transformar a própria casa em laboratório particular. Nele, cria outros produtos cosméticos, como o Perseids Facial Oil, um óleo facial, e o Sheepish Lanolin Lip Balm, um bálsamo labial.
SHEEPISH LANOLIN LIP BALM – US$ 6,50
Chel explica: “A lanolina é uma cera totalmente natural encontrada em lã de ovelha (não é feita de gordura ovelhas!). Sua função é impermeabilizar e proteger a lã e a pele das ovelhas das rigorosas condições externas. Este ingrediente utilizado sozinho deixaria o produto muito pesado e gorduroso. Então, adicionei alguns ingredientes mais nutritivos que o deixaram com a aparência mate”.
PERSEIDS FACIAL OIL – US$ 30
“É uma mistura de óleo facial rica em antioxidantes. Tem tocoferol (vitamina E), um potente antioxidante solúvel em óleo, bisabolol, um anti irritante que vem de camomila, esqualano e muitos óleos de frutos e de nozes, além de óleo de prímula e óleo de Rosa Mosqueta”
Chel alerta para a febre do “faça você mesma” no que diz respeito a produtos de beleza e saúde.
– Se eu não tivesse formação nesta área, jamais faria uma coisa dessas e não estimulo nenhuma pessoa leiga a fazer. É preciso ter base científica a fim de lidar corretamente e com segurança com os ingredientes e utensílios, evitando colocar a saúde das pessoas em risco – diz Chel.