Shiitake Hayashi ao Molho de Ostras. Tá fina a coisa hoje!

Semana passada, fiz um pit stop no adorado Markt705 para repor o meu estoque de granola Grano Square – já falei sobre o mercado e sobre a granola no post MARKT705, UM PARAÍSO DE DELÍCIAS QUE FAZ PORTO ALEGRE MELHOR. Tenho mania de ficar colecionando folhetos que vou encontrando pelos lugares onde passo, e no caixa do Markt705 havia um que me chamou atenção. Era sobre os cogumelos Hayashi, que vem a ser uma marca de cogumelos shiitake – que vem a ser eles aqui embaixo.

Olha!

ÍndiceOI, BONITÕES!

Guardei o folheto na bolsa e deixei para olhar em casa. No fim de semana, organizando a bagunça que vai ficando a mesa do escritório ao longo da semana, onde vou despejando toda sorte de coisas que trago da rua, encontrei o folheto e parei para ler. Além dos benefícios do consumo de shiitake, o folheto trazia uma receitinha que me deu água na boca. Como tudo aquilo que me dá água na boca eu compartilho aqui no blog, resolvi compartilhar. Mas antes compartilho um pouco sobre os benefícios do shiitake e sobre a marca Hayashi Cogumelos, afinal de contas é ela que está nos proporcionando a receitinha.

Eu já sabia – e a Hayashi confirma – que os cogumelos são excelente fonte de proteínas e vitaminas e têm baixíssima quantidade de carboidratos e gorduras. Não por acaso, estou com um pote de shiitakes estocado na geladeira, que fazem parte daquela minha receita de legumes no vapor e uma outra que prefiro não lembrar, como contei em dois posts: WOK NO JANTAR: PORQUE SONHAR NÃO CUSTA NADA e O DIA EM QUE INVENTEI DE FAZER SPAGHETTI DE PUPUNHA NO JANTAR…

olivia10ELA DISSE QUE NUNCA MAIS VAI COMER SPAGHETTI DE PUPUNHA NA VIDA

bento1ELA SEMPRE DIZ ESSAS COISAS

O folheto conta que, entre outros usos, pela presença da proteína lentinana e por serem ricos em vitaminas do complexo B, os cogumelos shiitake são utilizados na medicina oriental como estimulantes do sistema imunológico, prevenindo diversas doenças. Pesquisando no amigo Google, achei um sem-número de benefícios do shiitake. Para quem gostar e tiver curiosidade, vale a pena dar essa googlada. Uma das curiosidades que encontrei diz respeito ao nome Shiitake. É derivado de shii, que significa “subir em árvores”, referente à forma como cresce o cogumelo, principalmente em árvores de espécies do gênero Pasania.

Olha!

BIO-Shiitake-Lentinula-Edodes-75-Strain-ReinkulturTURMA DE SHIITAKES EM ESCALADA NA PASANIA

O shiitake também costuma se desenvolver e pode ser cultivado em árvores de carvalho e espécies similares. O cultivo de shiitake é simples e pode ser feito inserindo os cogumelos em troncos de madeira. Ele costuma crescer rapidamente e pode ser colhido em poucos dias. Já os cogumelos shiitake da marca gaúcha Hayashi são cultivados em substrato orgânico. Além de tecnologia, são utilizadas câmaras climatizadas, o que garante a produção o ano inteiro, ali na região da Barra do Ribeiro. E agora, relendo o folheto em tempo real enquanto escrevo, descubro que a receita que a Hayashi oferece é do restaurante Takedo.

03-por-ai-mulher-gritando5TUDO SEMPRE PODE MELHORAR

Eu fui apenas uma vez ao Takedo, mas guardo ótimas lembranças da culinária japonesa que comi por lá. Pois a receita que o Takedo oferece no folheto do Hayashi (adoro escrever esses nomes orientais!) é o Shiitake Hayashi ao Molho de Ostras!

mulher comemoraYES!!!!

palmas-1CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!!

Anotem, portanto, a receita de Shiitake Hayasi ao Molho de Ostras.
Vamos precisar de:

Ingredientes
500 gramas de cogumelos shiitake
60ml de sake (o equivalente a uma dose)
1 dente de alho
1 colher de sopa de manteiga (Eu trocaria por Ghee. Comprei um pote de Ghee na loja Mundo Verde do Moinhos Shopping. É aquela manteiga clarificada e mais saudável da culinária ayurvedica e agora a Rosa faz tudo com ela. Vou publicar um post ensinando como dá para preparar Ghee em casa também, me cobrem!)
30g de molho de ostra (1 colher de sopa cheia)
150ml de shoyo (Aqui, muito cuidado: procure shoyo sem glutamato monossódico, pois é uma substância cancerígena presente em vários alimentos da indústria. Sempre, sempre, sempre procure evitar tudo que tenha glutamato!)

apontando_para_baixo_01Cliquem AQUI
A culinarista Pat Feldman fez um post bem bacana sobre como escolher shoyo para não ser enganado!

Agora, o modo de preparo.

Como fazer
Em uma frigideira grande, coloque a manteiga (Ghee no caso aqui de casa) e o alho picado e deixe dourar levemente. Adicione o shiitake fatiado e mexa. Quando a frigideira estiver bem quente, adicione o sake para flambar rapidamente. Em seguida, adicione o molho shoyo, finalizando com o molho de ostra. Mexa tudo por dois minutos e pronto.

Plate of Cooked Spaghetti without SauceJÁ IMAGINO A MARAVILHA SENDO DESPEJADA AQUI EM CIMA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.