Dois litros de água por dia? Não sou obrigada, dá licença?

Gostaria de desabafar sobre essa história de ser obrigada a beber dois litros de água por dia (ultimamente, andam até dizendo que é três, o que só piora minha existência neste mundo). Gostaria de deixar claro que eu não bebo e não beberei dois litros de água por dia todos os dias apenas por obrigação, apenas por que alguém resolveu sacramentar os tais dois litros e ponto final.

A última vez que entrei nessa paranoia de me afogar em dois litros de água por dia, parei de trabalhar. Não conseguia me concentrar. Eu me entupia de água e ia ao banheiro, me entupia de água e ia ao banheiro. Quando eu começava a me concentrar para escrever… Acontecia. Tinha que sair correndo de novo para o banheiro.

Andar na rua começou a se tornar um pesadelo. Eu tinha que lembrar de colocar a garrafinha de água dentro da bolsa e calcular quanto tempo levaria até determinado local – e se lá havia um banheiro em boas condições. Ir ao cinema tornou-se um fardo. No meio do trailer, já tinha que sair pedindo licença para ir ao banheiro. E a fila do pão no supermercado, então? Entrava naquela fila, esperava durante horas as pessoas escolherem se queriam o cacetinho mais clarinho ou mais queimadinho e, quando aproximava-se a minha vez…

mulher-doidissima5-594x4991TINHA QUE IR AO BANHEIRO DE NOVO

Não fui eu que inventei essa história dos dois litros de água por dia. Foras as atrizes e os “especialistas” entrevistados  nessas revistas de saúde e boa forma. Quer emagrecer? Beba dois litros de água por dia. Quer ter a pele linda e hidratada? Beba dois litros de água por dia. Quer aumentar a autoestima? Dois litros de água por dia.

Pois quer saber? Não obedeço mais. Agora só bebo a quantidade de água que eu quero, a quantidade que me dá prazer e quando tenho sede. Fiquei ainda mais convicta da minha determinação depois de ler um texto publicado no British Medical Journal, escrito pela médica escocesa Margaret McCartney. Diz Margareth: “O conselho de beber cerca de 2 litros de água por dia é nonsense”.

Nonsense!

woman-happy-gif

Margaret McCartney informa que os únicos benefícios já provados da alta ingestão de água são dirigidos para pacientes que têm histórico de pedras nos rins e que essa imposição corre o risco de ser até prejudicial, inclusive por fazer as pessoas se sentirem culpadas por não beberem água o suficiente. Era o que faltava carregar mais essa culpa na vida. Sim, durante algum tempo carreguei. Eu vivia me sentindo culpada. Agora, é do meu jeito. Que jeito é esse?

Por exemplo: a primeira coisa que faço ao acordar é beber o copo d’água que depositei na noite anterior na mesinha de cabeceira. Meio morno, mas vá lá. Já ouvi dizer que o tal limão espremido no primeiro copo de água da manhã, ainda em jejum, é a cura de todos os males. Se bebi? Bebi. Bebi, sim. Bebi durante três dias. No quarto, tive uma crise de azia sem precedentes.

corrida-gif

Não tenho o hábito de beber durante as refeições – e já comprovei com especialistas que é o correto mesmo. Ando sempre com uma garrafinha de água por perto, mas nem de longe fico contabilizando os mililitros consumidos, assim como não conto calorias e tampouco subo em balança.

Há um cálculo exato de quanto cada pessoa precisa ingerir de água todos os dias, sabia? O cálculo é dado pela seguinte fórmula matemática e vale para ambos os sexos: 35 ml X peso corporal (em kg). A fórmula é relativamente simples. Vamos exemplificar com uma pessoa que pese 75 quilos. Então multiplicamos pelos 35 ml e temos 2,625 mL – o que representaria 2,6 litros diariamente. A minha calculadora acusou o total de 1,89 litros.

Uns amigos já me disseram que o melhor é a água alcalina; outros que é a água de torneira mesmo; há ainda a turma do filtro de barro. Já ouvi dizer que de nada adianta beber muita água se a gente não cuidar a quantidade de sódio contida em cada marca, pois água com muito sódio provoca retenção de líquido. Partindo desta premissa, concluo que a vida se resume a beber água e fazer drenagem linfática, beber água e fazer drenagem linfática, beber água e fazer drenagem linfática.

bento1121SERES HUMANOS E SUAS PARANOIAS

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

18 Comentários
  1. CHOPPS X ÁGUA
    Uma vez me aconselharam a beber um chopp e um copo de água, um chopp e um copo de água assim sucessivamente…daí sim!!!!hehe e depois um pedaço de chocolate light meio amargo.

  2. CHOPPS X ÁGUA
    Uma vez me aconselharam a beber um chopp e um copo de água, um chopp e um copo de água assim sucessivamente…daí sim!!!!hehe e depois um pedaço de chocolate light meio amargo.

  3. hhahahahha….bemmm assim Mari!!! Quando eu começo essa neura de 2 litros de água por dia passo vergonha, uma vez estava em um curso, tive uma aula de 50 min, levantei mais de 6 vezes, as pessoas já estavam se incomodando, daí sentei junto da porta pra poder sair sem atrapalhar ninguém. E quando dá vontade no meio da madrugada?? Aquele soninho gostoso, vc tem de levantar pra ir ao banheiro….odeiooooo!! Quando digo as pessoas que eu odeio fazer xixi ninguém acredita e falam que sou louca! Acho que é trauma dos 2 litros….rs…beijinhos e bom dia.

  4. hhahahahha….bemmm assim Mari!!! Quando eu começo essa neura de 2 litros de água por dia passo vergonha, uma vez estava em um curso, tive uma aula de 50 min, levantei mais de 6 vezes, as pessoas já estavam se incomodando, daí sentei junto da porta pra poder sair sem atrapalhar ninguém. E quando dá vontade no meio da madrugada?? Aquele soninho gostoso, vc tem de levantar pra ir ao banheiro….odeiooooo!! Quando digo as pessoas que eu odeio fazer xixi ninguém acredita e falam que sou louca! Acho que é trauma dos 2 litros….rs…beijinhos e bom dia.

  5. hahahahaha Mariana … Adorei!!!!!! Eu tmbm não to nm aí p/ dois lt dágua… Mas o suco…. Tu tá fazendo errado hihihihihi Vou deixar passar o teu trauma e te envio a receita certa do suco para a ETERNIDADE … :) * A ESPECIALISTA
    BJUS

  6. hahahahaha Mariana … Adorei!!!!!! Eu tmbm não to nm aí p/ dois lt dágua… Mas o suco…. Tu tá fazendo errado hihihihihi Vou deixar passar o teu trauma e te envio a receita certa do suco para a ETERNIDADE … :) * A ESPECIALISTA
    BJUS

  7. Pois aí vem o contraponto… Já cansei de ouvir: “nossa, tanta água vai te fazer mal!”, sério, bebo água demais, achei que fosse diabética até! Mas não, sou só uma aguólatra (?!?!), queria tomar menos, juro por Deus! Meu marido já se deu ao trabalho de colocar várias garrafinhas na geladeira e contar qtas eu tomava em 24hs, deu mais de 6 litros minha gente! E qto a ir ao banheiro? Nooossa! No meio da apresentação do meu mestrado me deu vontade, imaginem a cena, todos me olhando e eu me contorcendo na frente da banca, dobrando as perninhas! Como diz o meu irmão: “tu é estranha, mana!”. Bjos Mari!

  8. Pois aí vem o contraponto… Já cansei de ouvir: “nossa, tanta água vai te fazer mal!”, sério, bebo água demais, achei que fosse diabética até! Mas não, sou só uma aguólatra (?!?!), queria tomar menos, juro por Deus! Meu marido já se deu ao trabalho de colocar várias garrafinhas na geladeira e contar qtas eu tomava em 24hs, deu mais de 6 litros minha gente! E qto a ir ao banheiro? Nooossa! No meio da apresentação do meu mestrado me deu vontade, imaginem a cena, todos me olhando e eu me contorcendo na frente da banca, dobrando as perninhas! Como diz o meu irmão: “tu é estranha, mana!”. Bjos Mari!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla