Spekulaas Wafel, o biscoito com 7 especiarias que vai decorar o meu Natal

Passaremos o Natal em Punta del Este. Toda minha família e toda a família do Carlos Eduardo. Todo mundo junto e misturado lá em casa. Mamãe está surtando desde já com os preparativos, mas isso não é novidade. Qualquer preparativo gera surtos em mamãe. Fato é que ela delegou algumas funções para mim e para o Chico:
– Chico, tu vai ser o Papai Noel das crianças.
– Mariana, tu vai cuidar da decoração da mesa, da decoração da árvore e vai ser a responsável por contar a origem do Natal para as crianças. Chega dessa história de presente, presente e presente. Estou levando um presépio e tu vai explicar direitinho a história.

bento1123EU ESTAREI DE FÉRIAS

gordaEU TAMBÉM

olivia101EU TAMBÉM

Chico vestido de Papai Noel será um capítulo à parte que não me privarei de mostrar no Stories (já me segue? Então, vem. Garanto que é diversão garantida: @mari_kalil). Minha irmã está pensando o mesmo de mim: Mariana cuidando da decoração da mesa de Natal, da árvore de Natal e de contar a história da origem do Natal será de gargalhar de barriga pra cima.

bento1123TAMBÉM ACHO

Para não dar margem para papeis cômicos às minhas custas, estou neste primeiro momento buscando referências para a mesa e a árvore – e é aí que entra a razão deste post: Spekulaas Wafel. Dia desses, Carlos Eduardo me cobrou que eu ainda não havia apresentado para ele a irmã do meu amado biscoito holandês Stroopwafel. E fiquei pasma porque muita gente também não conhecia. Outras conheciam e amavam. Realmente, é delicioso e mais: a cara do Natal pela sua composição cheia de especiarias.

Em primeiro lugar, vamos a uma breve diferenciação entre Spekulaas e Stroopwafel.

spekulaasUMA COISA É UMA COISA…
O stroopwafel, em tradução livre, significa “waffle com calda”. Trata-se de um biscoito formado por duas finas partes de massa em formato de disco e unidas por uma espessa calda que lembra a doçura do caramelo.

OUTRA COISA É OUTRA COISA!
O spekulaas wafel não possui recheio e o sabor é mais forte e marcante, já que conta com sete especiarias na receita.

Spekulaas ou spekulatius é o segundo biscoito mais consumido da Holanda. Trata-se de um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia belga e holandesa e em parte da Alemanha. A massa das spekulaas cresce muito pouco, porque só contém um pouco de levedura química. Exatamente por isso, ele apresenta uma estrutura mais compacta. Traduzindo para o bom “marianês”, faz croc croc croc croc!

Olha!

spekulasComprei até um pratinho lindo na Compañia del Oriente no ano passado para servir em casa com chá gelado e café! Sim, sempre importo do Brasil uma caixinha para minha temporada no Uruguai. Só esta revelação já demonstra o quanto ele faz parte inseparável da minha vida.

As especiarias usadas para fazer o spekulaas são a principal característica do biscoito. Dá pra ter uma ideia de como a união de cravo, canela, noz moscada, gengibre, coentro, erva doce e cardamomo provocam uma composição de sabor e aroma bem marcantes, vai dizer? Sem falar nos benefícios de todas essas especiarias para a saúde. A maioria já ganhou post próprio aqui no site!

Cravo
Contém boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e betacaroteno

Canela
Apresenta como principais nutrientes o cálcio, o manganês e as fibras. É uma ótima fonte de cálcio o que é benéfico para os ossos e para os músculos, que necessitam do mineral para se contraírem.

Noz moscada
Tem várias propriedades medicinais que a tornam um ótimo remédio natural para muitas doenças. Também é um estimulante, sedativo e relaxante com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Gengibre
Possui ação bactericida, desintoxicante, atua nos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, além de acelerar o metabolismo, queimando aquela gordurinha indesejada.

Coentro
É conhecido por seus benefícios de desintoxicação de metais pesados do corpo. Os metais pesados estão ligado a muitos problemas de saúde, incluindo câncer, doenças do coração, a deterioração do cérebro, problemas emocionais, doença renal, doença pulmonar e ossos fracos.

Erva doce
Pode ser usada para controlar a pressão arterial. O seu consumo também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Cardamomo
Auxilia na produção de saliva e na desintegração adequada das partículas de alimento. As fibras alimentares presentes na especiaria auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Contém vários óleos voláteis, que ajudam na prevenção de gases e inchaço.

spekulaas em lataSPEKULAAS EM LATA
Nesta época de Natal, além do Stroopwafel, a gente pode escolher colocar na lata o Spekulaas, o que é uma linda opção de lembrança!

Mas voltando à minha missão de decorar a mesa de Natal: fiz uma pesquisa no Pinterest e encontrei várias ideias que podem ser reinterpretadas com meus pacotes de Spekulaas que já estão do lado da mala. Se curtirem e quiserem me imitar, eu deixo. Afinal de contas, Natal não é tempo de compartilhar!? Kkkkk

Então, vamos lá!

spekulaas1
GOSTEI DA IDEIA DE FORRAR O CESTINHO COM PAPEL MANTEIGA MEIO AMASSADINHO DE PROPÓSITO E COLOCAR VÁRIOS SPEKULAAS ACOMODADOS ALI. PELA VOLTA DA MESA, FICA UM AMOR DEPOSITAR ALGUNS GALHOS DE PINHEIRINHOS DE NATAL
spekulaas2
OLHA ESTA IDEIA! GRAVAR NO BISCOITO COM GLACÊ O NOME DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA OU CONVIDADO. O SPEKULAAS SE PRESTA MUITO PRA ISSO, POIS TEM BASTANTE ESPAÇO.
spekulaas3
TAMBÉM ADOREI A OPÇÃO DE COLOCAR OS BISCOITOS EM UM VIDRO ESCRITO A MÃO “BISCOITOS DE NATAL”. NO CASO, EU ESCREVERIA “SPEKULAAS DE NATAL”. E DEIXAR EM ALGUNS LUGARES ESTRATÉGICOS DA CASA PARA QUE AS PESSOAS SINTAM-SE À VONTADE DE BELISCAR COM ESPUMANTES E AFINS
spekulaas4
OUTRO CONCEITO QUE ACHEI UM AMOR E QUE FICA AINDA MAIS BONITO CASO VOCÊ TENHA UMA MESA EM PÁTINA BRANCA: JOGAR OS BICOITOS SOBRE ELA, COLOCAR ALGUNS DENTRO DE CONES , DECORAR COM GALHOS DE PINHEIROS E VELAS, TUDO EM UM TOM BRANCO E DOURADO, E POLVILHAR AÇÚCAR DE CONFEITEIRO POR CIMA, COMO SE FOSSE NEVE.
spekulaas5
JÁ QUE TEMOS CRIANÇAS NA FAMÍLIA, ESTA IDEIA É ÓTIMA: DESENHAR CARINHAS DE RENAS UTILIZANDO CHOCOLATE E ALGO VERMELHINHO PARA O NARIZ, QUE PODE SER UMA BOLINHA DE PIMENTA (BAITA PEGADINHA COM A POBRE DA CRIANÇA, VAI DIZER? KKK), MIRTILO, OU MESMO ALGUMA BALINHA. O BOM É QUE O SPEKULAAS TEM FORMATO REDONDO E SE PRESTA MUITO PRA ISSO!
spekulaas6
ESTE PODE SER ATÉ COMO LEMBRANÇA: AMARRAR TRÊS OU QUATRO SPEKULAAS COM UM LAÇAROTE DE FITA QUE PODE SER VERDE, VERMELHO OU DOURADO.

gordaAS IDEIAS ESTÃO ÓTIMAS

bento1123QUERO VER TALENTO PRA COLOCAR EM PRÁTICA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa
  • Patricia foi minha boxer dos cinco meses de vida aos 12 anos de idade. Ganhei a Patricia de presente e fiquei muito incomodada. Cachorros têm sentimento, coração, pulmão. Cachorros não são vasos, lustres, sabonetes. Cachorros não são presentes que devemos ganhar sem o nosso consentimento. E a Patricia entrou na minha vida sem o meu consentimento. Eu não estava disponível para cuidar da Patricia naquele momento, eu estava com passagem comprada para São Paulo, contratada para um novo emprego, para um outro estilo de vida que exigia demais da minha capacidade profissional. Então, curti a Patricia por alguns meses, mas precisei ir embora. Durante anos, ela viveu na casa dos meus pais, e eu pedia notícias diárias por telefone. Voltava a Porto Alegre sempre que podia para que ela soubesse que meu comportamento não significava abandono, apenas nos encontramos em circunstâncias desfavoráveis. Pra mim; pra ti; pra nós duas, Patricia. Quando regressei definitivamente a Porto Alegre, Patricia havia acabado de completar 12 anos de idade. Ela sabia desde sempre, por mais de uma década, que pertencia a mim, e eu a ela. Aproveitamos nosso último ano com passeios em ritmo lento, com suas bochechas esbranquiçadas, com a fidelidade rara que só os animais conhecem. Ela partiu pouco tempo depois. Comemos um cheeseburger juntas no nosso último dia sentadas na grama do parque - e o bafo do queijo com mollho de catchup com maionese naquele pão ela sopra de quando em vez no meu nariz, durante a madrugada. Patricia desapareceu dos meus olhos, mas segue onipresente em cada minuto da minha vida. E eu tenho certeza que quando for a minha hora de cruzar a porta que leva para o outro lado da vida, ela estará lá, abanando o rabo e com o focinho rosinha para me buscar. #tbt. Porto Alegre, março de 1999
  • Minha irmã que criou. Minha irmã que me deu. Chato ter uma irmã assim, vai dizer?! 😜#convexoshoes #lojaconvexo #convexopoa #slipon #trendalert #animalprint