Sucos industrializados têm tantas calorias quando refrigerante e batata frita, sabia?

Venho por meio desta manifestar pouca surpresa diante de uma notícia que andei lendo: sucos de caixinha têm tantas calorias quanto refrigerante e batata frita. Sério, Mari? Seríssimo. Eu sempre desconfiei de suco de caixinha e nunca entendi muito bem a história de crianças tomarem suco de caixinha como se não houvesse amanhã. Pois agora tenho minha suspeita comprovada – e agravada.

Três copos de suco industrializado têm aproximadamente 300 calorias, o que equivale a uma porção média de batata frita e a um refrigerante. Muitos dos sucos de caixinha vendidos em supermercado são na verdade néctares – e neles a maior parte da bebida é uma mistura de açúcar, água e aditivos químicos (sempre paro para ler a quantidade de substâncias que desconheço descritas nas embalagens e fico chocada).

De acordo com uma reportagem que li na Folha de S.Paulo, O Ministério da Agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha de 30% a 50% de suco.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor fez alguns testes e descobriu que, além de pouca fruta, muitos néctares têm açúcar demais. Um produto de uva chegou a ter 20 gramas de açúcar em 200ml de suco. Os mesmos 200ml de Pepsi ou Coca-Cola tem 21 gramas de açúcar.

suco

Para minha sorte, bebo pouquíssimo, só em estado de extrema necessidade, os tais sucos de caixinha. Já refrigerante, para minha sorte ainda maior, não gosto. Alguns defensores do suco versus o refri irão dizer que o açúcar do suco é frutose e que não há problema algum nisso. Não é bem assim.

Excesso de frutose também pode ser prejudicial, pois trata-se de um carboidrato de alto índice glicêmico.

Para sair um pouco do terreno suco de caixinha e abranger outros sucos, o alerta é o mesmo: suco tem que ser bebido de forma moderada, sejam eles integrais, sem adição de açúcar, naturais ou feitos em casa. De outra maneira, engorda. Aprendi muito isso nas muitas consultas que já fiz com endócrinos e nutricionistas.

suco2

Muito buzinei sobre esse perigo para a dieta nos ouvidos da minha adorada mãe, que adorava beber três copos de suco de laranja durante as refeições. Finalmente, ela se convenceu e aprendeu a beber água saborizada no almoço e no jantar. Avisa a nutricionista Cláudia Lobo, na reportagem da Folha de S.Paulo: “Quando a fruta vira suco, ela se desvirtua, perde fibras e a quantidade de açúcar é concentrada”.

Para as crianças, isso é ainda pior, pois o doce do suco pode dar uma falsa sensação de saciedade. Se ela trocar água por suco, vai perder a fome, pode ficar obesa e desnutrida por consumir um alimento de alto teor calórico, sem fibras e outros nutrientes.

Para o pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, os integrais são indiscutivelmente mais satisfatórios do que os néctares. Por fim, uma informação que me deixou bastante impressionada: sucos de soja, além de adoçantes (leia-se veneno), possuem isoflavona, fitoesterol semelhante ao hormônio feminino. “O consumo teria relação com maturação sexual precoce”, observa a nutricionista Neiva Souza.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat
  • Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito. 🙌🏻🇺🇾♥️ #graciasalavida #ricardoboechat #vivaempaz