Superpoderes da romã: a fruta tem propriedades antioxidantes, antivirais e antitumorais

A romã é uma fruta vermelha suculenta originária da região do Oriente Médio, que chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. As suas propriedades e benefícios são conhecidos há muitos anos, sendo considerada remédio pelos naturalistas da Antiguidade.

A iguaria é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina C , Vitamina E e Ácido Fólico. Tem ação antioxidante e antimicrobiana. O suco da romã apresenta em sua composição compostos fenólicos como antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. A fruta também é fonte de ferro, cálcio, e potássio.

Pesquisas estão destacando a romã como uma fruta que apresenta diversas substâncias polifenólicas, presentes principalmente no suco e na casca da fruta, que são responsáveis por influenciar na sua utilidade para inúmeros fins desde infecções de garganta, diarreia, disenteria, atividades anticâncer e no tratamento de doenças relacionadas ao coração (aterosclerose, aumento do LDL e hipertensão) . Além disso, é conhecida como fruta antienvelhecimento estudos experimentais mostraram atenuação de rugas.

pomegranate with leafs on wooden tableROMÃ: MIL E UMA PROPRIEDADES PARA COMBATER DOENÇAS E ENVELHECIMENTO

Recentemente, nós falamos por aqui sobre o grande problema que é a Esteatose Hepática. Para quem não leu o post, coloco aqui o link: Gordura no fígado é mais comum do que se imagina. Conheça os sintomas e como tratar. Trata-se de uma doença que tem se tornado prevalente, sendo a má alimentação um potente gatilho para esta desordem que atinge o fígado.

Os nutrientes e fitoquímicos anti-inflamatórios presentes na romã são necessários para o tratamento e prevenção deste sério problema, que pode levar até ao câncer.
Recentemente, um estudo experimental, conduzido em modelo animal, mostrou que a administração de suco de romã (Punica granatum) é muito eficaz em reduzir o risco de desenvolvimento de esteatose hepática.

+CARINA BORGES: Kefir, benefícios, receita e como conseguir cultivar em casa este superalimento

Isso acontece mesmo na presença de potentes fatores de risco, como a obesidade, alto consumo de gorduras e carboidratos. Este efeito é justificado pela presença de flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios na fruta. Entretanto, a romã não faz milagres. Os benefícios não devem ser considerados de forma isolada, uma vez que a nutrição saudável é indispensável para o sucesso do tratamento e promoção de qualidade de vida.

A romã pode ser consumida in natura, na forma de chá ou sobremesas. As sementes podem ser utilizadas até mesmo na salada ou na forma mais consumida, que é o querido suco de Romã. Deixo uma receitinha prática, fit e deliciosa.

receita-suco-de-roma%cc%83SUCO DE ROMÃ: ALTERNATIVA PARA CONSUMIR A FRUTA DE FORMA PRÁTICA

Suco de Romã

Ingredientes
1 romã
2 tâmaras sem caroço (para adoçar)
250ml de água
Modo de fazer
Corte a romã ao meio e retire as sementes. Coloque as sementes, as tâmaras e a água no liquidificador. Bata e beba em seguida. Gelo à gosto.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Sonhos todos nós temos. Mas o sonho requer trabalho, dedicação, metas, foco e deadline”. O #tbt desta quinta é a lembrança de uma palestra em 2016 na Confraria da Mulher, em Gramado, e serve como Save the Date para Bagé na próxima sexta 29.3. Vai ser um prazer conversar sobre “mudanças” no Auditório Luiz Coronel da Biblioteca Municipal. ♥️
  • Repórter Gorducha em sua primeira participação no estúdio do Happy Hour na @radiobandnewsfm trazendo dicas de leituras sobre comportamento animal. Aprovada na equipe @icothomaz @fzaffari ? 🐶
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa