Técnica do contorno: tutorial para iniciantes e aplicável a todos os formatos de rosto

Seguramente, você já deve ter pelo menos ouvido falar sobre a técnica do Contorno (do inglês, Contouring). É uma técnica de maquiagem que tem como objetivo criar efeitos de luz e sombra, ou seja, iluminar o que deseja ressaltar e escurecer as imperfeições. As tonalidades dos contornos devem ser opacas e neutras – marrom, preferencialmente. Nada de brilho, nada de fundo avermelhado. Quando me refiro a “iluminar”,  não estou falando dos iluminadores, mas, sim, à cor clara que contrasta com o escuro.

contorno-produtos
ESSAS SÃO DUAS PALETAS DE CONTORNO QUE UTILIZO. PERCEBA QUE HÁ SEMPRE OS CLAROS E OS ESCUROS PARA ESTE FIM DE ILUMINAR E ESCURECER.

A ideia é explicar de uma forma simples como fazer contornos em casa sem grandes percalços. Cada pessoa tem um formato de rosto, mas vou me dedicar a mostrar uma técnica universal, a mesma que aplico na Mari e que pode ser usada em todas.

mari-contornoCOMO APLICO A TÉCNICA NA MARI: O ANTES E DEPOIS
Na foto à esquerda, veja que o tom escuro é passado delicadamente nas laterais e na pontinha do nariz, na parte superior da testa, abaixo das maçãs do rosto (bem pertinho do osso da bochecha), na mandíbula e também embaixo do lábio inferior. Já o tom deve ser passado ao longo do nariz, no ponto central da testa, abaixo dos olhos, no queixo e abaixo das sobrancelhas.

Como fazemos para diluir os riscos do contorno cremoso, que foi o que usei na Mari? Simples: com uma esponja úmida, dando leves batidinhas, até que o produto se integre com a base e a pele.

contorno-barra
O CONTORNO DA DIREITA É O QUE UTILIZO NA MARI, MAS EXISTEM CONTORNOS EM BARRA DE VÁRIAS OUTRAS MARCAS, COMO ESTE OUTRO DA VULT.

Se você ainda é um pouco inexperiente na técnica, pode tentar com os produtos em pó, como aqueles dois que mostrei logo no início do post. Nesse caso, em vez da esponja, você vai utilizar o pincel. Separei dois modelos que gosto muito para esta técnica.

contorno-pincel
GORDINHO, COM AS CERDAS UM POUCO MAIS CHATAS
contorno-pincel1
CHANFRADO, COM AS CERDAS NA DIAGONAL
Compartilhar
Thayla Colling

Thayla Colling

Micropigmentadora, especialista na técnica Microblading. Maquiadora com foco no embelezamento do olhar e facial. Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Negócios, direcionou os estudos para o universo da beleza, unindo a paixão pela área com a missão de proporcionar bem-estar, autoestima e harmonia estética.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquela sensação de segunda-feira no ar... #mondayiscoming #mondaymoods
  • Domingo está azedo? Adiciona cachaça, gelo e aprecia uma bela caipirinha. Não melhorou muito? Mexe bem, talvez o açúcar tenha ficado no fundo! 👌🏻 #behappy #bepositive #smile #drink #sundaymood
  • Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu. #bepositive #embuscadacura 💪🏻✨🙌🏻
  • O problema de morar sozinha é que sempre é a nossa vez de lavar a louça. #tbt #saopaulo #agosto #2001
  • Sim, comprei um brigadeiro a caminho da psiquiatra. E quando tu curtir esta foto, eu já terei dado três dentadas e acabado com ele! #freudtalvezexplique
  • Amei meu presente de Dia dos Namorados, Chiquinho! Obrigada por me ajudar a sentar neste lindo #suvpeugeot2008 para te agradecer pelos dois sacos de bergamota da sinaleira! #loveu #lyonpeugeot