Técnica do contorno: tutorial para iniciantes e aplicável a todos os formatos de rosto

Seguramente, você já deve ter pelo menos ouvido falar sobre a técnica do Contorno (do inglês, Contouring). É uma técnica de maquiagem que tem como objetivo criar efeitos de luz e sombra, ou seja, iluminar o que deseja ressaltar e escurecer as imperfeições. As tonalidades dos contornos devem ser opacas e neutras – marrom, preferencialmente. Nada de brilho, nada de fundo avermelhado. Quando me refiro a “iluminar”,  não estou falando dos iluminadores, mas, sim, à cor clara que contrasta com o escuro.

contorno-produtos
ESSAS SÃO DUAS PALETAS DE CONTORNO QUE UTILIZO. PERCEBA QUE HÁ SEMPRE OS CLAROS E OS ESCUROS PARA ESTE FIM DE ILUMINAR E ESCURECER.

A ideia é explicar de uma forma simples como fazer contornos em casa sem grandes percalços. Cada pessoa tem um formato de rosto, mas vou me dedicar a mostrar uma técnica universal, a mesma que aplico na Mari e que pode ser usada em todas.

mari-contornoCOMO APLICO A TÉCNICA NA MARI: O ANTES E DEPOIS
Na foto à esquerda, veja que o tom escuro é passado delicadamente nas laterais e na pontinha do nariz, na parte superior da testa, abaixo das maçãs do rosto (bem pertinho do osso da bochecha), na mandíbula e também embaixo do lábio inferior. Já o tom deve ser passado ao longo do nariz, no ponto central da testa, abaixo dos olhos, no queixo e abaixo das sobrancelhas.

Como fazemos para diluir os riscos do contorno cremoso, que foi o que usei na Mari? Simples: com uma esponja úmida, dando leves batidinhas, até que o produto se integre com a base e a pele.

contorno-barra
O CONTORNO DA DIREITA É O QUE UTILIZO NA MARI, MAS EXISTEM CONTORNOS EM BARRA DE VÁRIAS OUTRAS MARCAS, COMO ESTE OUTRO DA VULT.

Se você ainda é um pouco inexperiente na técnica, pode tentar com os produtos em pó, como aqueles dois que mostrei logo no início do post. Nesse caso, em vez da esponja, você vai utilizar o pincel. Separei dois modelos que gosto muito para esta técnica.

contorno-pincel
GORDINHO, COM AS CERDAS UM POUCO MAIS CHATAS
contorno-pincel1
CHANFRADO, COM AS CERDAS NA DIAGONAL
Compartilhar
Thayla Colling

Thayla Colling

Micropigmentadora, especialista na técnica Microblading. Maquiadora com foco no embelezamento do olhar e facial. Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Negócios, direcionou os estudos para o universo da beleza, unindo a paixão pela área com a missão de proporcionar bem-estar, autoestima e harmonia estética.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?
  • Abdominal, substantivo masculino. Preguiça, substantivo feminino. #chico #gorda
  • Observe os seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos, pois eles se transformam em seu caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino. 🙌🏻♥️🙏🏻 Lao Tzu, filósofo e escritor da Antiga China, fundador do taoismo filosófico e religioso.
  • “Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.” Carlos Drummond de Andrade. 🙌🏻
  • Durante anos e anos e anos que somam mais de uma década, essa foi nossa história: de aeroportos em aeroportos, nos mudamos 12 vezes de casa. Cruzamos estados, fronteiras, oceanos. Como escreveu Machado de Assis, “felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”. Feliz de mim, que pelo faro também te descobri, Bentolino. E lá se vão 18 anos de jornada. 🙌🏻🐶♥️ Rio de Janeiro, 2012. #tbt #bento #xerife #companheirodejornada