Técnica do contorno: tutorial para iniciantes e aplicável a todos os formatos de rosto

Seguramente, você já deve ter pelo menos ouvido falar sobre a técnica do Contorno (do inglês, Contouring). É uma técnica de maquiagem que tem como objetivo criar efeitos de luz e sombra, ou seja, iluminar o que deseja ressaltar e escurecer as imperfeições. As tonalidades dos contornos devem ser opacas e neutras – marrom, preferencialmente. Nada de brilho, nada de fundo avermelhado. Quando me refiro a “iluminar”,  não estou falando dos iluminadores, mas, sim, à cor clara que contrasta com o escuro.

contorno-produtos
ESSAS SÃO DUAS PALETAS DE CONTORNO QUE UTILIZO. PERCEBA QUE HÁ SEMPRE OS CLAROS E OS ESCUROS PARA ESTE FIM DE ILUMINAR E ESCURECER.

A ideia é explicar de uma forma simples como fazer contornos em casa sem grandes percalços. Cada pessoa tem um formato de rosto, mas vou me dedicar a mostrar uma técnica universal, a mesma que aplico na Mari e que pode ser usada em todas.

mari-contornoCOMO APLICO A TÉCNICA NA MARI: O ANTES E DEPOIS
Na foto à esquerda, veja que o tom escuro é passado delicadamente nas laterais e na pontinha do nariz, na parte superior da testa, abaixo das maçãs do rosto (bem pertinho do osso da bochecha), na mandíbula e também embaixo do lábio inferior. Já o tom deve ser passado ao longo do nariz, no ponto central da testa, abaixo dos olhos, no queixo e abaixo das sobrancelhas.

Como fazemos para diluir os riscos do contorno cremoso, que foi o que usei na Mari? Simples: com uma esponja úmida, dando leves batidinhas, até que o produto se integre com a base e a pele.

contorno-barra
O CONTORNO DA DIREITA É O QUE UTILIZO NA MARI, MAS EXISTEM CONTORNOS EM BARRA DE VÁRIAS OUTRAS MARCAS, COMO ESTE OUTRO DA VULT.

Se você ainda é um pouco inexperiente na técnica, pode tentar com os produtos em pó, como aqueles dois que mostrei logo no início do post. Nesse caso, em vez da esponja, você vai utilizar o pincel. Separei dois modelos que gosto muito para esta técnica.

contorno-pincel
GORDINHO, COM AS CERDAS UM POUCO MAIS CHATAS
contorno-pincel1
CHANFRADO, COM AS CERDAS NA DIAGONAL
Compartilhar
Thayla Colling

Thayla Colling

Micropigmentadora, especialista na técnica Microblading. Maquiadora com foco no embelezamento do olhar e facial. Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Negócios, direcionou os estudos para o universo da beleza, unindo a paixão pela área com a missão de proporcionar bem-estar, autoestima e harmonia estética.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.