Todas as cores e sabores dos vinhos “heroicos” produzidos na Costa Amalfitana

Você já teve a oportunidade de conhecer a Costa Amalfitana, na Itália? Se não, organize sua agenda e vá. É encontro perfeito entre a terra, com montanhas acidentadas que chegam a 550 metros de altura, e o mar calmo verde-esmeralda. As vilas penduradas sobre as encostas emolduram essa paisagem italianíssima. Furore, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori e Amalfi são verdadeiros paraísos para curtir uma ‘dolce vita’, apreciando um vinho ali elaborado.

amalfiCOSTA AMALFITANA: VILAS PENDURADAS NAS ENCOSTAS SÃO UM CHARME SINGULAR

amalfi3SHOW DE LUZES: AO ANOITECER, A MAGIA MANTÉM-SE COM A ILUMINAÇÃO

Mas, aí você me pergunta: tem cultivo de uva nessa região? Existem vinícolas? Eu respondo sim, e é tudo muito incrível. Estive lá recentemente, e me emocionei com o trabalho árduo para cultivar os vinhedos naquelas rochas. É tanta dedicação que os vinhos da Costa Amalfitana são conhecidos como heroicos, vindos do suor e do trabalho manual do homem.

amalfi5VINHEDOS NAS ENCOSTAS: TRABALHO ÁRDUO DE CULTIVO DA UVA

amalfi6PAIXÃO PELO TRABALHO: NÃO É OBRIGAÇÃO, MAS PRAZER

Vinhedos que só existem porque alguns viticultores cuidam das plantas com paixão e dedicação. Entre as variedades brancas cultivadas, destaque para a Ginestra, Pepella, Falanghina e Biancolella. Entre as tintas, Aglianico, Piedirosso e Tintore. Nesse território são elaborados brancos, tintos e rosés. A Denominação de Origem Controlada chama-se Costa D’Amalfi e foi oficializada em 1995. A região dos vinhos faz parte da província de Salerno.

amalfi10VINHO “HEROICO”: SABORES DA COSTA

Minha dica: se você tiver a oportunidade de ficar pelo menos dois dias na Costa, não deixe de caminhar pelas ruelas de cada um desses pequenos lugarejos, especialmente Ravello, Furore e Praiano. Experimente os pratos típicos, os frutos do mar, os vinhos brancos e o limoncello, licor de limão tradicional da região. Eu fiquei no Hotel Margherita e super indico!

Compartilhar
Andréia Debon

Andréia Debon

Jornalista e sommelier internacional, Andréia Debon é editora da revista Bon Vivant, publicação sobre vinhos e outras bebidas, turismo, gastronomia e tudo o que envolve os prazeres em torno da mesa. Participa de degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior. À frente da publicação, viaja para países produtores de vinhos para conhecer novos produtos e investimentos em enoturismo.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.