Três receitas imperdíveis de acompanhamento para o churrasco!

Meu respectivo marido Chico é o churrasqueiro oficial da família. Ele cuida da carne; eu dos acompanhamentos, entradas e sobremesas. Divisão de tarefas, sabe assim? Com o tempo e convívio, fui aprendendo também a escolher a carne no supermercado, o que já é um passo e tanto para o sucesso do churrasqueiro, vai dizer? Quando conheci o Chico, gostava de picanha. Tudo era picanha, picanha e picanha. Ele me ensinou a apreciar outros cortes de carne – e eu juro: hoje a picanha não está entre as minhas preferidas. Adoro entrecot, vazio, costela e maminha. Não saberia colocar em ordem de preferência.

Outra tradição aqui em casa é ficar na tranquilidade do nosso lar doce lar em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa… Enfim, essas datas em que as filas nos restaurantes são de chorar no cantinho. Como uma delas está chegando e vamos preparar um delicioso churrasco para os pais, achei mais do que justo compartilhar nossa receita de churrasco acompanhado de pão com pastinha caseira de alho, entrevero de legumes e maionese de mandioca para você curtir quem mais ama em casa com muito sabor. Se curtir a ideia, rola o mouse!

pastaPASTA CASEIRA DE ALHO: VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER COMPRAR PRONTA!

Pastinha caseira de alho para passar no pão
Aprendi com meu cunhado e minha irmã. Muito mais saudável do que essas pastas industrializadas e facílima de fazer. Quer ver? Pegue a cabeça inteira do alho, exatamente como a gente compra, e coloque na churrasqueira para assar tão logo fique pronto o fogo (dá para fazer no forno também) durante 15 a 20 minutos. Quando o alho já estiver assado (quanto mais tempo ficar no fogo, mais adocicado e menos ácido será o seu sabor), corte a tampa para que todos os dentes apareçam.

Assim, ó!

pai_alho_assadoALHO ASSADO COM CASCA E TUDO: DEPOIS BASTA ESMAGAR E MISTURAR

Então, coloque em cima da tábua e tire a casca. Melhor esperar esfriar um pouco para não queimar as mãos (meio óbvio, mas não custa lembrar). Em seguida, esmague esses dentes e misture com 1/4 do tablete de manteiga e duas colheres de sopa de requeijão – sempre a mesma quantidade desses dois ingredientes. A quantidade de pasta vai depender da quantidade de pão que será servido. Acrescente a esta mistura de alho, manteiga e requeijão, pimenta do reino, sal e pronto! Esta é a base. Se quiser incrementar ainda mais, dá para colocar orégano, temperinho verde… Vai do gosto do freguês.

Dica: Se você preferir o alho mais adocicado, deixa ele mais tempo no fogo, aqueles tais de 15 a 20 minutos. Porém, se preferir ele um pouco mais ácido, deixa menos tempo.

foto-churrasÁLBUM DE CHURRASCO EM FAMÍLIA
Encontrei esta foto de uns seis anos atrás para dizer que desde esta época (quando o Chico ainda tinha mais cabelo kkkkk), nos reunimos para churrascos em família com essas receitas. Minha maninha caçula também meter a mão na massa – e aparecer nas fotos!

Temos aqui em casa uma receita clássica de salada de cebola roxa que todo mundo ama. Basta colocar a cebola inteira com casca na churrasqueira, assar e, tão logo fique pronta, retirar a casca, cortar, colocar em um bowl e, com a cebola ainda quente, temperar com sal (prefiro rosa, sempre) e azeite de oliva. Dias desses, resolvemos aperfeiçoar esta receita acrescentando cebola branca, pimentões vermelho e amarelo, alecrim, manjericão e pitadas de pimenta calabresa. Fico divinamente bom.

Olha o resultado!

pai_saladaOOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!!

Apelidamos de Entrevero de Legumes, que tal? Sem mistério: cebolas e pimentões são assados na churrasqueira e, ao sair do fogo, temperados com sal, pimenta do reino, azeite de oliva, pimenta calabresa, folhas frescas de manjericão e alecrim fresco.

O bom é que tanto a pastinha de alho quanto o entrevero podem ser preparados antes das pessoas chegarem, o que permite que você sente e relaxe e aproveite também em vez de ficar fazendo tudo na hora e correndo de um lado para o outro, sabe assim?

Mari, e a tradicionalíssima salada de batata? Fazemos com mandioca. Fica divina! Receitinha da minha sogra: salada de mandioca cremosa com maionese de cenoura. Coloco minha mão no fogo que vocês vão amar.

mandiocaNHAM NHAM!!

Para fazer, vamos precisar de: mandioca, cenoura, limão e leite.
Basta cozinhar a mandioca (como se faria com a batata) e preparar a maionese de cenoura. Ela é feita com…
* 4 cenouras
* Suco de 1 limão
* Sal a gosto
* 1/4 de xícara de leite de soja ou leite de vaca
* Azeite
Depois de cozidas, pique as cenouras em rodelas. Coloque tudo no liquidificador e vá batendo e acrescentando azeite até dar o ponto. Quando tiver dado o ponto, misture com a mandioca e sirva!

bento1125ESTOU SÓ PELO DOMINGO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Festa junina na escola. 😂😂😂 #bento #xerifecaipira #matusa #18years
  • Volta pra casa ao amanhecer. 🙌🏻✨ #ontheroad #goodvibes #mondayiscoming #bomdia
  • Repórter Gorducha sem filtro. 🐶❤️ #sunday #fimdeferiado #fazendatapera
  • Bakasana (Crow Pose; Pose do Corvo) é uma postura de equilíbrio em que nos erguemos acima de nossas limitações percebidas. Assim como um passarinho que tem todas as ferramentas para o vôo, mas duvida da sua força e habilidade, Bakasana muitas vezes pode trazer dúvidas e medos. Aos poucos, porém, nós respiramos e começamos a confiar em nós mesmos. Quando cultivamos a força interior central, não temos de confiar apenas em nossas experiências periféricas para nos guiar. Podemos aprender a confiar em nossa voz interior, nossa intuição, em vez de olhar apenas para o que está disponível externamente. Bakasana é uma postura de yoga projetada para aprimorar a voz interior. Quando a praticamos, somos guiados a confiar em nosso espaço de força interna para que os obstáculos - muitas vezes, o braço e a força do pulso - tornem-se secundários. Assim, podemos voar para dentro do que há de mais profundo em nós. 🧘🏻‍♀️✨🙏🏻 #diainternacionaldoyoga #yoga #yogaposes #yogalife
  • Há entre nós algo melhor do que um amor: uma cumplicidade. @chico_sperotto 💕#loveu #fazendatapera #horamagica #semfiltro
  • Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ✍🏻Henfil. #camelia #fazendatapera