Sopa de vegetais termogênica e alimentos para um inverno sem culpa

Muita gente por aí pensa que o frio é a melhor época para comer e, por consequência, ganhar aqueles quilinhos a mais. Que a época é favorável, principalmente, aos que não cuidam muito bem da alimentação. Posso falar? Isso é psicológico. Com a cabeça no lugar, é possível que as baixas temperaturas sejam uma ótima aliada na perda de peso. Afinal, o metabolismo tende a ficar mais acelerado no frio, pois o organismo precisa manter a temperatura interna. Outro fato que sempre falo aos meus pacientes é que os resultados são bem mais satisfatórios quando você busca os seus objetivos durante o ano inteiro e não somente na véspera do verão.

Tá, mas calma aí. A nutri não quer dizer que você tem que ficar com a alimentação restrita e evitar aqueles alimentos gostosos que só o inverno traz. O segredo está na moderação, equilíbrio e boa distribuição dos alimentos. Meu convite é simples: vamos usar essa época do ano para beneficiar o organismo e evitar aquela dorzinha de cabeça com as gordurinhas no verão? Para isso, dou algumas dicas por aqui.

vegetablesALIMENTOS EXTRAÍDOS DIRETAMENTE DA NATUREZA: ÓTIMOS ALIADOS

Dê preferência para alimentos naturais e frescos. Essa é uma regra que vale para o ano todo. Investir em alimentos leves e nutritivos, como frutas, legumes e verduras deve ser um hábito permanente na vida das pessoas. Evite os alimentos industrializados.

SUSUFLÊ DE CENOURA: EXEMPLO DE VERSÃO QUENTINHA DE ALIMENTO SAUDÁVEL

Concordo que, no inverno, a preferência da maioria das pessoas é ignorar a salada. Entretanto, podemos adaptar a salada para versões cozidas, que, além de aquecer mais o corpo, continuam a fornecer fibras ao organismo, além de micronutrientes essenciais que proporcionam praticamente os mesmos benefícios. Agora vale a criatividade! Sugiro preparar suflês, sopas, cremes, panquecas recheadas, refogado de vegetais, tudo isso sem prejudicar o sabor dos alimentos. Vale ressaltar que deve-se evitar sopas e cremes com adição de leite, creme de leite, excesso de queijos e pães adicionais.

BANANA0BANANA AQUECIDA COM CANELA: E PRECISA OUTRO DOCE?

Também não podemos esquecer das frutas. Podemos aquecê-las para obter um sabor bem diferenciado. Banana, abacaxi, maçã e pera com canela no forno são uma verdadeira delícia.

+NUTRI CARINA: Tea time! Conheça os tipos de chás e cada um dos seus benefícios

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade para serem digeridos pelo organismo. Todos os alimentos gastam energia para a digestão, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, aumentando a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais do que outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, gastando mais calorias – esses são os classificados como termogênicos.

Ginger and CinnamonCANELA E GENGIBRE: TERMOGÊNICOS QUE QUEIMAM CALORIAS

Alguns exemplos de alimentos termogênicos de relevância: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, cafeína, guaraná, linhaça, chia, óleo de coco, canela. Para tais alimentos atribui-se 10-15% do gasto energético total. Os chás são fundamentais no inverno. Anote as opções mais indicadas para ajudar no aumento da termogênese: chá verde, chá preto e chá branco. Colocar uma lasca de gengibre e uma pitada canela também ajuda muito!

+NUTRI CARINA: Receitas simples de pastinhas e patês saudáveis (e cheios de nutrientes!)

Não ficar mais que três horas em jejum já não é mais um segredo do emagrecimento. Isto é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a fome fora de hora. Elaborei uma receitinha de sopa de vegetais termogênica para inspirar, nutrir e aquecer em nesta época de temperaturas baixas.

Ingredientes
• 1 tomate grande
• 1 cebola
• 2 dentes de alho
• 1 pimentão vermelho
• 1 abobrinha
• 1 xícara de chá de brócolis picado
• 1 colher de sopa de linhaça
• 1 unidade pequena de pimenta vermelha
• 2 folhas de mostarda
• Água
• Sal a gosto
• Cheiro verde a gosto
• 1 filete de óleo de coco
• 3 lascas de gengibre

Modo de fazer
Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Junte o tomate e o pimentão. Refogue mais um pouco e coloque os outros ingredientes. Coloque água suficiente para cobrir. Tempere com sal e tampe. Assim que iniciar a pressão, deixe por apenas 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Bata no liquidificador e coloque em uma panela. Deixe ferver por alguns minutos. Para ficar uma refeição completa, você deve complementar sempre com uma proteína como frango desfiado, iscas de carne ou ovo cozido.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs
  • Primeiro fim de semana na Fazenda Tapera, da família do meu então novo namorado, @carloseduardosperotto. Primeiro mês de volta ao RS depois de largar o emprego no Rio porque tinha certeza de que Chiquinho seria meu futuro marido. E não é que acertei?!♥️ #7dejunho #2007 #tbt #quintafeiradoretorno
  • #desafioaceito #todoscontraocancerdemama #euapoioessacausa Vamos fazer uma corrente por esta causa? Então compartilha uma foto tua em preto e branco para demonstrar apoio à luta contra o câncer de mama. Não precisamos esperar outubro quando é nossa saúde que está em jogo. O câncer de mama tem chances altíssimas de ser curado quando descoberto em estágio inicial #cancerdemamatemcura #ligafemininadecombateaocancer #imama #voluntariaspelavida
  • Né?! #vidaquesegue
  • “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Antoine de Saint-Exupéry #bento #17 #xerife #comendador #companheirodejornada