Alimentos que ajudam a deixar a imunidade nas alturas

Você tem visto que quadros de resfriados, gripes e infecções parasitárias andam recorrentes? Rinite, sinusite e todas as “ites”? Se você tem sofrido deste mal, saiba que há grandes chances de estar com a imunidade baixa. Neste caso, a alimentação saudável pode ser uma grande aliada. As reações do sistema imunológico necessitam de aporte de nutrientes para a formação de substâncias responsáveis pela defesa do organismo.

Antes de mais nada, é indispensável saber o que pode estar diminuindo a sua defesa imunológica. Para isso, veja se você pratica algum desses hábitos, pois eles enfraquecem a infantaria de defesa do seu corpo de impurezas.

• Consumir alimentos ricos em açúcar refinado e industrializados no dia a dia.
• Consumir álcool em excesso, pois interfere diretamente no sistema imune.
• Consumir frituras e excesso de gordura, que reduz a atividade das células de defesa.

10-lam-tuong-ve-thuc-pham-cho-tre-em-can-phai-sua-ngay_f83912a5d8GEMA DE OVO: RICA EM VITAMINAS A E E; OMELETE É ÓTIMA PEDIDA

Obesidade é um fator de risco e também está associada à baixa do sistema imune, pois adipócitos em excesso liberam citocinas inflamatórias. A falta de exercícios, ou a prática de atividade física de maneira muito intensa, pode aumentar o risco de infecções, assim como o estresse.

Como sugestão para melhor sua imunidade, sugiro que você consuma pelo menos três alimentos de cada lista a seguir.

Vitamina C
Frutas cítricas, pimentão, pitanga, agrião, caju, fruta do conde, couve, tomate, brócolis.
Vitamina A e Vitamina E
Abacate, gema de ovo, amêndoas, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba) cenoura, abóbora, mamão, manga, aspargo, pêssego, banana, caqui, damasco, cereja, beterraba, alho, alho poró, broto de bambu, lentilha, melancia, batata doce.

colher-de-azeite1AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM: RICO EM VITAMINAS DO COMPLEXO B

Vitaminas do complexo B
Banana, lentilha, batata, pimenta, azeite de oliva extra virgem, peru, atum, levedo de cerveja.
Alimentos ricos em selênio
Castanha do Brasil ou do Pará, semente de girassol, ovos, atum, bacalhau.

Se você fizer isso habitualmente, tenho certeza que a ingestão de comida de verdade vai fazer uma grande diferença na sua saúde, sobretudo no inverno, época em que precisamos ter um sistema imune eficaz para combater as doenças oportunistas.

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Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

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