Batata doce: os benefícios desta maravilha e três receitas deliciosas para fazer já!

Todo mundo está cansado de saber que a batata doce faz muito bem à saúde. Entretanto, você conhece as propriedades deste superalimento? Sabe quais são as razões que levam à sua adoção quase unânime, principalmente no mundo fitness? Minha intenção nesta coluna é esclarecer todas essas questões e jogar ainda mais confete nesta querida e nutritiva alternativa para quem gosta de se alimentar com saúde. Ela merece.

Como já havia dito, a batata doce é um superalimento – superalimento este que supre a necessidade de betacaroteno com apenas uma unidade. Abaixo, algumas características dessa maravilhosa criação da natureza:

• Rica em Vitamina A
• Rica em Vitamina B5
• Rica em Vitamina B6
• Rica em Potássio
• Rica em Cobre
• Rica em Manganês
• Rica em Magnésio e Fibras

batata_doceBATATA DOCE: EXCELENTE ALIMENTO PARA PREVENIR DIABETES E OBESIDADE

A batata doce previne diabetes e obesidade porque atua regulando a glicemia no organismo. Isso acontece porque o alimento possui o índice glicêmico menor do que a batata inglesa. As fibras da batata doce fazem com que os açúcares sejam liberados no sangue mais lentamente, o que resulta na condução adequada de energia para dentro das células. Ainda se tratando de prevenção de problemas de saúde, o consumo regular protege a visão e reforça o sistema imunológico contra infecções.

academia0BATATA DOCE PARA MALHAÇÃO: ÓTIMA OPÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

No mundo fitness, trata-se de uma ótima opção para pré e pós treinos devido ao teor de carboidratos e também pela glicose, que vai sendo lentamente aproveitada pelo organismo, o que atribui energia durante todo o exercício. Ela auxilia na saciedade e tem ação antioxidante, que contribui contra o envelhecimento precoce.

+CARINA BORGES: Sopa de vegetais termogênica e alimentos para um inverno sem culpa

Para você se inspirar e começar a inserir a batata doce no seu cardápio diário, preparei três receitinhas a fim de estimular o consumo dessa maravilha.

PALITOS DE BATATA DOCE COM ORÉGANO

Ingredientes
2 batatas doces (grande)
Sal integral e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de sopa de orégano

Modo de fazer
Preaqueça o forno e, enquanto isso, higienize as batatas, corte em formato de palitos (com casca), tempere com o azeite de oliva, sal, pimenta e orégano e misture até cobri-las uniformemente. Coloque no forno por 30 minutos, mexa na metade do tempo (15 minutos). Quando os palitos estiverem dourados, está pronto. Ótima opção para petiscar com os amigos!

potato2PIZZA DE BATATA DOCE

Ingredientes
1 batata doce grande
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de mozzarella de búfala ralada
½ xícara de molho de tomate
5 fatias de mozzarella de búfala
4 fatias de tomate
1 ovo
10 folhas de manjericão fresco

Modo de fazer
Descasque as batatas e corte em fatias muito finas. Aqueça a frigideira antiaderente com um filete de azeite de oliva, disponha as fatias da batata formando um círculo, polvilhe com a mozzarella ralada e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Espalhe o molho e distribua as rodelas de tomate e as fatias de queijo. Quebre um ovo no centro e cubra (cozinhar no fogo médio por mais 5 minutos). Transfira a pizza para um prato. Adicione as folhas de manjericão e regue com azeite de oliva extra virgem, pimenta e uma pitada de sal integral.
PS: Fique à vontade para acrescentar outros legumes de preferência. Alcachofra é boa opção.

potato3SOPA DE BATATA DOCE

Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga ghee
1 cebola bem picada
1 dente de alho
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de açafrão da terra
1 colher de chá de pimenta malagueta desidratada
2 batatas doces cortadas em cubos
½ litro de caldo de legumes caseiro
Sal integral e pimenta moídos na hora

Modo de fazer
Em uma panela, derreta o ghee com um pouco de água em fogo médio, acrescente a cebola e refogue até dourar, junte o alho, a noz moscada, o açafrão e a pimenta malagueta. Adicione a batata doce abaixe o fogo e cozinhe por alguns minutos. Acrescente o caldo. Quando ferver, tampe e cozinhe por 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar e bata com mixer até ficar homogêneo.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

2 Comentários
  1. Adoro batata doce e quando compro, falta “criatividade” para prepara-la, então essas tuas receitinhas vieram em boa hora… adorei, vou fazer e depois conto como ficou! Bjs

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O primeiro episódio da série "Inspire e Expire Porto Alegre" a convite da Melnick Even para comemorar o lançamento do Pontal tinha que ser aqui: no meu amado Moinhos de Vento, onde nasci, cresci, passeio e respiro sempre uma boa nostalgia. Devidamente acompanhada, claro. #InspireExpirePOA #MelnickEven
  • Mais um #tbt nosso, meu companheiro de jornada. Dezessete anos juntos, todos os dias, dá nisso. Aqui, olhando sempre na mesma direção, na nossa Punta del Este amada! #2014 #bento #xerife #amigodeumavidatoda ♥️🐶
  • Pensa numa criança na Disney: pensou em Mariana no dia em que visitou pela primeira vez a fábrica do seu biscoito favorito e companhia inseparável há 7 anos. Me senti em casa, amigo @stroopwafelmoinho @willemvosbrasil ♥️ Tem detalhes (deliciosos!) no Stories #stroopwafel #spekulaas #biscoitoholandes
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️