Cinco lições da Lush para a construção de uma rica e sólida marca pessoal

Vou usar o branding da Lush, marca inglesa de cosméticos frescos feitos à mão, como lições que podem ser usadas nas marcas pessoais.

1. Propósito
A Lush tem um propósito de marca muito claro, que vai além de ganhar dinheiro com a venda dos produtos: gerar sensações.

“Nós acreditamos em pessoas felizes fazendo sabonetes felizes, em colocar a nossa cara nos produtos e em deixar as nossas mães orgulhosas.”
“Nós acreditamos em aproveitar sua banheira com longos banhos à luz de velas, em desfrutar chuveiradas em ótima companhia, em massagens, em preencher o mundo com perfume e no direito de cometer erros, perder tudo e começar de novo.”
“Nós acreditamos que todas as pessoas devem ter o direito de ir e vir a qualquer lugar do mundo.”
“Nós também acreditamos que palavras como “Fresco” e “Orgânico” tem um significado sincero, que vai além do marketing.”

Marcas pessoais de sucesso têm propósito que vai além do benefício próprio. O caráter de utilidade da pessoa, do profissional, deve fazer sentido não apenas para si, mas para outras pessoas.

lushIMAGEM DE UMA DAS LOJAS LUSH: MAIS DO SABONETE, PRODUTOS COM ALMA

2. Originalidade
A Lush ocupa um nicho muito bem definido: cosméticos frescos feitos à mão. Marcas pessoais que não se destacam por suas qualidades genuínas caem na vala comum do mercado. São apenas mais uma na multidão. Saber qual é a sua diferença e fazer dela o melhor a oferecer é o seu nicho.

3. Proposta de valor
Quem compra um produto Lush adquire mais do que um produto cosmético. Compra os valores da marca, que são: produtos frescos e feitos à mão, uso de ingredientes vegetarianos, ingredientes comprados apenas de empresas que não realizem e não estejam relacionadas com testes em animais, uma clara política de trabalho, reciclagem de embalagens, empoderamento do cliente, entre outros que podem ser acessados aqui.

+LU BEMFICA: Vida real faz sucesso! Humanizar a marca pessoal é uma poderosa estratégia

Marcas pessoais influentes conseguem transmitir suas crenças e filosofia, o que aumenta a promessa de valor. Por que o cliente escolhe você? Se for apenas porque o seu preço é melhor para ele, você não consegue elevar a sua marca ao intangível. Ao agregar valor, e isso está ligado à maneira como você comunica quem é, como humaniza, o cliente escolhe você, independentemente do preço.

lush1POLÍTICA LUSH: SEM TESTES EM ANIMAIS E INGREDIENTES VEGETARIANOS

4. Transparência
A política da Lush, seus valores e justificativas estão claros no site e nas redes sociais. Marcas pessoais que buscam reconhecimento e credibilidade devem ter uma “casa” digital para serem encontradas. Se um potencial cliente procura o seu nome ou o da sua marca no Google ou nas redes sociais encontrará todas as informações sobre quem você é e o que você faz?

5. Atendimento
A experiência de compra na Lush é extremamente positiva. Funcionários bem treinados, que explicam tudo sobre os produtos que vendem e ainda te oferecem amostras para você usar. Responder e-mails, telefonemas, dar atenção a quem o procura, atender bem o cliente que escolhe você é construir uma boa imagem de marca.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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